Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistencia interna...


L1WOLF

Posts recomendados

Eu estava lendo um livro sobre analise de circuitos em corrente Dc...e em um determinado momento cheguei na explicação sobre as diferenças de uma fonte de tensão ideal e a real...

Mas apos ler o capitulo completo me surgiu uma duvida... """Como faria para calcular a resistencia interna de uma Fonte de tensão variavel real???"""...tendo eu uma fonte caseira que vai de 1.5v a 32v por 1A sei que colocar o multimetro na escala de resistencia direto na saida n vai dar o resultad q quero...então t equivocad com isso °¬°...(ainda mais porq sou novo no ramo  da eletronica)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Sua" conclusão está correta: medir Rinterna de uma fonte regulada diretamente praticamente não tem jeito mesmo. Meça a tensão em aberto - sem carga V0. Depois coloque uma carga R e meça de novo. Agora vai medir V1. Vais perceber que é praticamente o mesmo valor de V0 pois o regulador de tensão tenta manter o valor. Portanto o valor da Rinterna é praticamente zero. O mesmo não é válido pra baterias, pilhas, e fontes não reguladas. Faça o mesmo, comprove e continue com a matemática que comecei. Dica: lei de ohm vai te ajudar.

Ou algo do gênero...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a colega falou, você precisa de uma resistência de prova. Para você medir uma queda considerável e não ficar no limitar de erro do multímetro, sugiro que coloque uma corrente agora, próximo ao do limite da fonte. Lembrando que deve ser um resistor e potência para não alterar muito a resistência por causa do aquecimento. 

 

Att 

Diego 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me digam se estiver errado....

1°- se minha fonte tem um maximo de corrente de 1 ampere e o maximo de tensão é 32 volts...então a Ri em curto circuito seria de 32 ohms(lei de ohm)

2°- agora se eu colocasse uma carga Rl de 100 ohms com a tensão vcc ajustada n maximo(32volts)...idealmente teriamos que VRL = VCC

porém como a carga tambem vai ser associada a Ri então teriamos:

it=VCC/(Ri+RL)

It=32/(32+100)

It=32/132

It=242,42×10^-3

.:it~=242,42 mA

3°-e a queda de tensão na carga seria obtida pela lei de ohm...

VRL=it×RL

VRL=0,24242×100

VRL=24,242 V

Enquanto a queda de tensão na carga seria o restante:

VCC-VRL=VRI

32-24,242=VRI

7,758=VRI

Ou pela lei de ohm:

VRI=it×RI

VRI=0,24242×32

VRI~=7,75744 V

Uai...ta certo?

 Bem se for só isso quando chegar na minha casa vou fazer esse teste.

(Obs: desculpem pelos erros de portugues ,eu to com pressa pra escrever então nem t ligand pra linguagem formal :b)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está correto.

1 - Você tem que montar um circuito bem simples com um resistor de carga RL. O valor de RL pode ser qualquer, mas é de se esperar que a medição da resistência interna da fonte (Rin) seja baixa. Se você escolhesse um RL de valor alto, o cálculo de Rin precisaria de um equipamento com bem mais precisão que se RL for baixo. Quão baixo? De preferência um valor que você espera que sua carga para esta fonte seja a de um circuito seu. É provável que a resistência interna da fonte tenha um valor que vai depender tanto da tensão de Vin, como da corrente da fonte Iin. 

Como a especificação da fonte não traz o valor de Rin, ou que você queira medir, então você deve utilizar este cálculo para várias tensões de Vin, cada uma delas considerando várias correntes de carga. No fim você vai ter diversas curvas em um gráfico. Cada uma considerando uma tensão de Vin. O gráfico terá a corrente Iin no eixo horizontal e a resistência interna da fonte Rin no eixo vertical. 

2 - Faça uma tabela. Na horizontal coloque os valores de corrente a serem usadas na medição. Ex.: 0,0A, 0,1A, 0,2A, 0,3A ...0,9A, 1,0A.

Na vertical coloque os valores de tensão que você quer conhecer a resistência interna (Rin) da fonte . Ex.: Vin = 1,0V, 2,0V, 3,3V, 5,0V, 6,0V, 8,0V, 9,0V, 12,0V, 15,0V etc. Observe que alguns valores de tensão são os esperados de se usar em projetos. Estes valores então são importantes de se conhecer Rin.  Meça a tensão para cada valor de tensão e de corrente, em outras palavras, preencha a tabela. Você vai precisar de uma carga eletrônica, ou muitos resistores de potência.

3 - Calcule Rin para cada valor da tabela. 

Rin = [RL * (Vin(@Iin = 0) - VL) / VL]

Onde Vin(@Iin = 0) é a tensão sem RL, ou Iin = 0,0A.

É a primeira coluna de valores que você mediu. Veja 0,0A em vermelho acima.

Ao final das medições, você pode fazer um gráfico, mencionado acima, para cada valor de tensão medida. 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

11 horas atrás, MOR disse:

Não está correto.

1 - Você tem que montar um circuito bem simples com um resistor de carga RL. O valor de RL pode ser qualquer, mas é de se esperar que a medição da resistência interna da fonte (Rin) seja baixa. Se você escolhesse um RL de valor alto, o cálculo de Rin precisaria de um equipamento com bem mais precisão que se RL for baixo. Quão baixo? De preferência um valor que você espera que sua carga para esta fonte seja a de um circuito seu. É provável que a resistência interna da fonte tenha um valor que vai depender tanto da tensão de Vin, como da corrente da fonte Iin. 

Como a especificação da fonte não traz o valor de Rin, ou que você queira medir, então você deve utilizar este cálculo para várias tensões de Vin, cada uma delas considerando várias correntes de carga. No fim você vai ter diversas curvas em um gráfico. Cada uma considerando uma tensão de Vin. O gráfico terá a corrente Iin no eixo horizontal e a resistência interna da fonte Rin no eixo vertical. 

2 - Faça uma tabela. Na horizontal coloque os valores de corrente a serem usadas na medição. Ex.: 0,0A, 0,1A, 0,2A, 0,3A ...0,9A, 1,0A.

Na vertical coloque os valores de tensão que você quer conhecer a resistência interna (Rin) da fonte . Ex.: Vin = 1,0V, 2,0V, 3,3V, 5,0V, 6,0V, 8,0V, 9,0V, 12,0V, 15,0V etc. Observe que alguns valores de tensão são os esperados de se usar em projetos. Estes valores então são importantes de se conhecer Rin.  Meça a tensão para cada valor de tensão e de corrente, em outras palavras, preencha a tabela. Você vai precisar de uma carga eletrônica, ou muitos resistores de potência.

3 - Calcule Rin para cada valor da tabela. 

Rin = [RL * (Vin(@Iin = 0) - VL) / VL]

Onde Vin(@Iin = 0) é a tensão sem RL, ou Iin = 0,0A.

É a primeira coluna de valores que você mediu. Veja 0,0A em vermelho acima.

Ao final das medições, você pode fazer um gráfico, mencionado acima, para cada valor de tensão medida. 

MOR_AL

Otima explicação °~°

A unica coisa que fiquei em dúvida foi a parte da carga...eu teria que ter um resistor de potencia com baixa resistencia é isso?porque c for o caso teria que ser um valor aproximad doq eu calculei ali em cima?~32 ohms

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observe a equação de Rin.

 

Rin = [RL * (Vin(@Iin = 0) - VL) / VL]

 

Se você colocar um RL  alto, o produto RL * (Vin(@Iin = 0) vai ficar bem próximo de VL. Então a subtração 

RL * (Vin(@Iin = 0) - VL) vai ser próximo de zero. Medindo com um voltímetro comum, vai perder muito da precisão, mas se usar um RL menor, a precisão de sua medida pode melhorar, assim como a precisão de Rin.

Mas montando a tabela, os valores de RL já estarão determinados, não podendo escolher. Somente pode-se escolher, caso você não deseje conhecer Rin para todas as possibilidades de tensões e correntes de sua fonte.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 30/07/2017 às 17:13, MOR disse:

Observe a equação de Rin.

 

Rin = [RL * (Vin(@Iin = 0) - VL) / VL]

 

Se você colocar um RL  alto, o produto RL * (Vin(@Iin = 0) vai ficar bem próximo de VL. Então a subtração 

RL * (Vin(@Iin = 0) - VL) vai ser próximo de zero. Medindo com um voltímetro comum, vai perder muito da precisão, mas se usar um RL menor, a precisão de sua medida pode melhorar, assim como a precisão de Rin.

Mas montando a tabela, os valores de RL já estarão determinados, não podendo escolher. Somente pode-se escolher, caso você não deseje conhecer Rin para todas as possibilidades de tensões e correntes de sua fonte.

MOR_AL

Obrigado ,agora eu entendi :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...