Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistencia interna...


L1WOLF

Posts recomendados

Eu estava lendo um livro sobre analise de circuitos em corrente Dc...e em um determinado momento cheguei na explicação sobre as diferenças de uma fonte de tensão ideal e a real...

Mas apos ler o capitulo completo me surgiu uma duvida... """Como faria para calcular a resistencia interna de uma Fonte de tensão variavel real???"""...tendo eu uma fonte caseira que vai de 1.5v a 32v por 1A sei que colocar o multimetro na escala de resistencia direto na saida n vai dar o resultad q quero...então t equivocad com isso °¬°...(ainda mais porq sou novo no ramo  da eletronica)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Sua" conclusão está correta: medir Rinterna de uma fonte regulada diretamente praticamente não tem jeito mesmo. Meça a tensão em aberto - sem carga V0. Depois coloque uma carga R e meça de novo. Agora vai medir V1. Vais perceber que é praticamente o mesmo valor de V0 pois o regulador de tensão tenta manter o valor. Portanto o valor da Rinterna é praticamente zero. O mesmo não é válido pra baterias, pilhas, e fontes não reguladas. Faça o mesmo, comprove e continue com a matemática que comecei. Dica: lei de ohm vai te ajudar.

Ou algo do gênero...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a colega falou, você precisa de uma resistência de prova. Para você medir uma queda considerável e não ficar no limitar de erro do multímetro, sugiro que coloque uma corrente agora, próximo ao do limite da fonte. Lembrando que deve ser um resistor e potência para não alterar muito a resistência por causa do aquecimento. 

 

Att 

Diego 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me digam se estiver errado....

1°- se minha fonte tem um maximo de corrente de 1 ampere e o maximo de tensão é 32 volts...então a Ri em curto circuito seria de 32 ohms(lei de ohm)