Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o nome desta peça no esquema, tv grundig??


Posts recomendados

tive uma ideia. ainda guardo o flyback,que vinha de origem neste tv,o defeito dele para o ter substituído era ,fuga,e faísca,num do dos pinos da base,e se eu, isolasse muito bem,os componentes na placa com um silicone especial,e isolasse também nesse sitio exacto e  no flyback,daria para ficar bem,e para durar, sem o risco de entrar também em CURTO?pois eu nessa altura tinha boa imagem na tv,tive foi receio da faísca da fuga,e um ruiduzito á mistura!!

 que me dizes a este respeito?:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  AMIGO,não me lembro agora.em qual dos pinos.mas as perguntas do post anterior mantem-se??

 

 e esta pergunta de novo: quando entrar em curto este flyback, que lá anda agora,poderá por esse motivo,danificar,algum componente ou + alguns comp. na placa? ou só fica inutilizado o flyback,e mais nada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok,entendi,obrigado. mesmo assim,eu gostaria,de substituir, os componentes da linha do circuito vertical. e ,se acaso ,o defeito continuasse,trocava, o TDA! é que,as vezes ao ligar tv,aparece na tela a risca horizontal,cor vermelha,e ,depois de alguns segundos vem,a imagem NITIDA! OUTROS RAROS MOMENTOS,e de súbito,SOME  a imagem,e volta normal daí a uns segundos,como já lhe tinha dito anteriormente.

ORA EU,queria que me indicasse,quais os componentes,que fazem parte desse circuito vertical,todos um a um,pois eu não sei interpretar no DIAGRAMA!!  EXEMPLO: c ? r-?  d-? etc.. 

queria fazer essa experiencia,de trocar todos aqueles ditos componentes,ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

São muitos!

Além do CI TDA, todos componentes que estão dentro da demarcação vermelha na parte do esquema abaixo, fazem parte do circuito vertical...

Vertical grunding.png

Faça uma limpeza nos trimpots com limpa contatos, mova o cursor de um lado a outro e depois posicione no mesmo lugar, (Isso com o TV desligado), espere secar bem o limpa contatos para ligar o TV!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLÁ. ONTEM MESMO,tratei de pulverizar com o spray,de contactos,que um amigo me emprestou,e.....fiquei surpreendido,pois os trimpots,pequenos,e também os grandes montados deitados na placa,são blindados isto é: tem só a entrada para a chavinha plástica entrar e rodar,não tinham orifício,para a entrada do liquido spray,ainda assim,eu pulverizei,neles  como foi possível!e rodei esq.e dereita algumas vezes neles todos.(também fiz o mesmo em 2 quadrados grandes que tem na placa,que encaixa no socket do tubo de imagem. depois deixei secar por 30min.,e liguei a TV.DE EMEDIATO,aparece a linha ao centro do ecran, cor laranja, horizontal como de costume ,mas alguns segundos poucos,a seguir,ficou com a imagem boa, mas,com duas faixas pretas uma em cima outra em baixo,falta de ajuste desses trimpots.AJUSTEI UNS E OUTROS, até que,no trimpot (r 561) estraguei a fenda que roda no interior,muito frágil!!  então aí é que ,a lista laranja,se mantinha no ecran,e por muitos minutos á espera a imagem ,não voltou!!  pensei,em experimentar sacar esse trimpot (R 561) e doutra placa de tv velha tirei,um trimpot edentico,de tamanho mas diferente,NO FEITIO!           TUDO BEM.....ligo a tv, e....aparece a lista avermelhada,por segundo,e volta a imagem perfeita,com as duas faixas pretas em cima  e em baixo. ajuste nesse trimpot( que afinal é o que estica a imagem na vertical da tela,para preencher a tela toda,e também notei que,certas rodadas nessa fenda desse trimpot,a imagem,falhava,ecram preto,por meio segundo!! ajustei tudo,vi a NOVELA DAS 9HORAS (O RICO E LAZARO,DA VOSSA TV RECORD,E MAIS OUTROS PROGRAMAS,para aí umas 3 horas seguidas.portou-se perfeita,sem interferências,ne ecram negro. VAMOS A VER,SE FICOU DE VEZ, O PROBLEMA RESOLVIDO. TAMBEM VOU TORCER,É CLARO!!:thumbsup:

 

 QUE ME DIZES AMIGO,A TUA CONCLUSÃO E PALPITE: ACHAS QUE REALMENTE,TUDO ISTO SE DEVIA,AO TRIMPOT?:confused:

  OUTRA COISA: eu posso trocar, os 4-trimpots,iguais,que ficaram,com a fenda muito frágil,meia estragada e é difícil com a chave desandar esq.e direita, TROCAR EXACTAMENTE,POR OUTROS 4-IGUAIS, COMO O QUE COLOQUEI, (R 561)?? da tal placa velha??

ESSES TEM AS FENDAS DIFERENTES MAIS ROBUSTAS,E como aquele serviu na perfeição!!! os outros iguais também servirão??:tw_grin::confused:

miniature-trimpot.jpg    O TRIMPOT,QUE COLOQUEI, EM R-561,  DUMA PLACA VELHA ERA IGUAL A ESTE E FICOU BEM, TENHO MAIS 4 IGUAIS,MAS COM O NUMERO DIFERENTE,POSSO TROCALOS,PARA O SITIO,DOS ORIGINAIS,que tem a fenda para rodar meia moída?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Eu diria que sim! Pois com o tempo os trimpots, que ficam sem ser mexidos, apresentam mau contato na pista de carvão dele, e provocam falhas das mais estranhas!

Sobre os valor dos trimpots, é como o colega @Mestre88 disse! tem que serem de mesmo valor, se não desequilibra todo o circuito!.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLÁ AMIGO(S).desde o dia 13 deste mês,NUNCA mais notei,as interferências,na imagem,nem o sumisso da mesma!

está 5-estrelas.:thumbsup::DDEUS QUEIRA:rezando:  que se mantenha assim para SEMPRE!:oops: hee lá!! nunca se pode dizer durar para sempre,nenhum tipo de coisa ou objeto!!

  OBRIGADO(S) MESMO pelas dicas de ajuda:tw_grin:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...