Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc desligando em jogos e videos


Posts recomendados

Boa tarde, ultimamente ando enfrentando problemas com o meu computador, problemas esses que ocorrem desde que o comprei, desde sempre ele vive desligando e nenhum dos técnicos conseguiu descobrir exatamente o motivo pelo qual ele desliga tantas vezes, meses atrás comprei um WaterCooler e o problema parou por uns 6 meses mais ou menos, mas agora ele voltou a desligar, novamente levei até o técnico para ver se ele conseguia descobrir o problema e minha frustração só aumentou quando o rapaz disse que lá o computador não desligou nenhuma vez. 

O problema é que aqui em casa ele desliga no jogo, quando sai do jogo, no navegador e quando estou vendo vídeo, algumas vezes reparei que ele desliga mesmo sem estar quente e ele desliga, mas não reinicia, eu que preciso ligá-lo novamente. Em um dia aconteceu dele desligar mais de 4 vezes, não seguidamente, porém após algumas horas.

Eu pedi para o técnico ver se o computador estava sujo e ele disse que não estava, então provavelmente não é sujeira no pc. Eu uso estabilizador, mas desde que o pc voltou, eu parei de utilizá-lo e passei a ligá-lo diretamente na tomada, pois meu filtro de linha não é bom, no entanto o pc voltou a desligar mesmo sem estabilizador. 

Alguém que manja disso poderia me ajudar? Será que é minha placa de video, placa-mãe ou algo assim dando conflito no pc, fazendo ele desligar repetidamente?

 

Configurações do pc:

Processador:  AMD FX-8350 Vishera Octacore 4.0GHz (4.2Ghz Turbo) 

Memória instalada: Memória Kingston 4096 MB (4GB) 1333Mhz DDR3 CL9

Tipo de sistema: 64 bits.

Placa de video: VGA XFX Radeon HD 7750 Core Edition 1024MB (1GB) DDR5 PCI-Express FX

placa-mãe: MB ASUS p/ AMD M5A78L-M LX V2 Box

Fonte: Fonte Corsair CX-750W 80 Plus Bronze

Gabinete: http://www.kabum.com.br/produto/41783/gabinete-aerocool-vs-92-white-window-edition-s-fonte-4686-4

HD: HD WD 1000GB 7200rpm 64MB Chache SATA 6.0Gb/s 3.5´´ WD10EZEX

WaterCooler: WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V 120mm RL-S12V-24PK-R1

 

Inclusive se quiserem me indicar um bom filtro de linha, pois estou com medo de deixar o pc ligado diretamente na tomada, até porque a tomada tem várias coisas ligadas nela ;v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KiraXedo

Tente fazer um teste, deixe-o sem fazer nada e veja se ele desliga, deixa o dia todo se for necessário.

Se ele não desligar, rode um benchmark e veja se ele desliga.

 

Se ele desligar sem fazer nada, você pode ter algum problema na sua rede elétrica.

Se ele desligar apenas no benchmark, você tem algum problema de energia dentro do PC, ou uma placa com defeito, ou algum cabo rompido, ai tem que triangular o problema porque podem ser muitas as causas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser a fonte, já tive problemas com um cliente e eu não tinha uma fonte mais potente para ter certeza e identificar que era a fonte, mas analisei tudo e só restou a fonte, e o pc dele justamente só desligava quando ele executava algo mais pesado ou mesmo simples,mas que com a elevação do clock que precisa de mais energia desligava...., ele trocou a fonte e pronto, resolvido, obs: a fonte pode ter se desgastado rápido 
A fonte dele era uma Corsair 600 W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você levou na loja e lá não teve esse problema certo?

 

1- Como é o ambiente onde você usa o PC? é muito quente? já usou algum software para verificar a temperatura do computador?

2- Ele não pediu para você verificar os cabos de força e tomadas?

3- O técnico testou a fonte com um multímetro para testar se a fonte está realmente boa?

4- Eu acho que você deve ver se há algum mal contato nos cabos, tentar trocar...

5- Ligar o PC em outra tomada com alguma extensão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Grandes chances de ser a sua placa-mãe.

 

Sua placa-mãe não foi projetada para operar com processadores da linha FX da AMD. Ela inicialmente foi feita para os processadores Athlon e Phenom porém com uma atualização de BIOS passou a aceitar os FX que possuem requisitos diferentes.

 

Por causa disso o circuito regulador de tensão da placa-mãe fica sobrecarregado, aquece e começa a gerar instabilidade no sistema como quedas de FPS, desligamentos, resets e até tela azul.

 

Não existe solução garantida mas você pode atualizar a BIOS para a versão mais recente e tentar desativar o AMD Turbo Boost também. A única forma de resolver esse problema seria comprando uma placa-mãe nova, construída especificamente para a linha FX que são as placas-mãe de chipset 970, 980 e 990.


Caso vá trocar, coloque aqui o nome/modelo perguntando se ela é ideal.

Também pode ser a fonte, podia testar com outra fonte apenas para descartar a possibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers Eu vou fazer um teste e deixar o pc ligado o dia todo hoje então... Ah e eu esqueci de citar, mas eu estava suspeitando de vírus, então deixei o pc rodando o avast, mas quando fui abrir outro programa junto, ele simplesmente desligou '-'

@Angelo Jobs Mas será que é a fonte mesmo? porque não faz nem um ano ainda que comprei ela, acho que até está na garantia ainda. Me disseram que essa fonte era boa e durava bastante, por isso comprei ela ;.;

adicionado 5 minutos depois

@Fabrício S. Silvério

1- Na verdade aqui onde eu moro, a cidade é muito quente, mas esses dias está friozinho. O computador fica na parte de cima da escrivaninha, ele tem uma boa ventilação atrás porque não deixo ele encostado em nada. Eu ainda não utilizei nenhum software para verificar a temperatura dele, apesar de que o gabinete tinha um lugar onde marcava a temperatura, mas ele quebrou faz algum tempo....

 

2- Ele disse que o cabo de força não parecia ser, mas para que eu tentasse substituir o estabilizador por algum filtro de linha ou ligar diretamente na tomada.

 

3- Sobre os testes que ele fez, eu não sei exatamente quais ele utilizou, pois ele não chegou a comentar a respeito, só me disse que deixou o computador ligado e testou alguns programas que exigiam dele, mas mesmo assim não desligou.

 

4- Você acha que pode ser o cabo de força então? 

 

5- Aqui no meu quarto só tem uma tomada para tudo kkk Mas vou ver se compro um filtro de linha para colocar na tomada, quem sabe assim não de tanto problema.

 

adicionado 9 minutos depois

@grievous Esse AMD turbo é de quando faz o overclock? porque se for isso, eu não cheguei a fazer overclock no pc não kkk

Qual marca de placa-mãe você recomenda? É que eu não manjo muito dessas coisas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser qualquer coisa, por isso tem que resolver por eliminação.

 

Faz isso, troca o cabo e tenta botar em outra tomada, presta atenção com as voltagens 110 e 220.

A hipótese do cara aí de cima sobre deixar o computador ligado parado o dia todo também é muito boa, vê aí o que pode dar certo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Azarack Pois é, eu vou aposentar o meu estabilizador. Eu li esse tópico ontem, foi muito esclarecedor.

O problema é que aqui só tem uma tomada para ligar o computador, mas eu acredito que o problema esteja nele, pois nós mudamos de casa e nas duas casas ele desligou, então não deve ser da energia elétrico, é algo nele que está fazendo isso.

 

@Fabrício S. Silvério Como hj n vai dar para comprar um cabo novo, vou fazer o teste de deixar o pc ligado o dia todo, se ele desligar vou ver de comprar um cabo amanhã. Eu acho que não é por causa da energia elétrica que ele está desligando não, pois nós mudamos de casa e na outra ele também desligava ;v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

AMD Turbo Boost é um overclock "automático" feito em alguns núcleos do processador para aumentar a performance. Isso pode ser desativado na BIOS da placa-mãe.

 

Uma placa-mãe ideal para o seu processador é uma que foi projetada para a linha FX, são os chipsets 970, 980 e 990. Se for para comprar uma nova eu recomendo a Asus M5A97.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente, eu fiz o teste de deixar o pc ligado o dia todo e ele não desligou, mas ai abri o navegador para assistir um video e tempos depois ele desligou, também testei mudar o cabo da fonte, ele continuou a desligar.

 

@grievous Tem algum video ensinando como desativar esse turbo? Mas você acha que essa placa de vídeo que estou usando é ideal também? Obrigada pela recomendação da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KiraXedo Pode ser que ao desativar o Turbo Boost tenha dado um pouco mais de folego para ele. Sugiro fazer algum teste de stress para ver se ele consegue se manter estável.

 

Caso ele volte a apresentar problemas outra coisa que você pode fazer é configurar manualmente a tensão do processador.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Amigo, eu acabei de fazer o teste que você me indicou, fiz o teste da terceira opção, Blend, deixei por 10 minutos e ele não desligou, no entanto mais cedo ele acabou desligando, antes do teste, acredito que foi por conta da temperatura, ele estava bem quente na parte de cima, será que trocando a placa-mãe o problema resolve ou vou ter que trocar meu watercooler também?

Aliás, eu vou deixar um print de como ficou o pc enquanto eu fazia o teste, não sei se isso ajuda em algo...

 

WPFwlK17QKmLOQqORP7OCg.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Antes o pc não estava esquentando porque estava frio, mas agora está muito quente onde eu moro. Acho que esse calor contribui para a alta temperatura do computador né?

Desculpa a ignorância, mas o que seria o cooler stock? :c Faz um ano mais ou menos que comprei meu watercooler e desde então eu não levei para trocar a pasta, já está na hora de levar ou espero um pouco mais?

Em relação ao gabinete eu não sei ao certo se tem espaço, mas posso te mandar o link dele pra você ver, apesar de que estou pensando em mudar de gabinete porque o meu meio que quebrou, mas ainda não escolhi um modelo.

Modelo do meu gabinete: https://www.kabum.com.br/produto/65129/gabinete-gamer-aerocool-vs-92-wh-window-u3h-sem-fonte-8ten52148/?origem=52&gclid=Cj0KCQjwlMXMBRC1ARIsAKKGuwivhoGTQNHyjbZXU3i6EWud9AF8Di8_S5dMe-I1MWjAFD9ddwzrCXkaAjb5EALw_wcB

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KiraXedo Cooler Stock é o cooler que vem com o processador, tinha esquecido que você usa Watercooler.

Bom, as temperaturas estão muito estranhas porque se você utilizasse um cooler stock e estivesse com a pasta térmica seca até dava pra entender. Mas com um watercooler não era para estar passando dos 60ºC, tente trocar a pasta térmica, use uma de qualidade como a DeepCool Z5, não custa nada.

 

Seu gabinete possui muitos locais para por ventoinhas, você sabe se tem alguma colocada? Caso não tenha comece colocando uma de 12cm na parte traseira jogando o ar de dentro do gabinete para fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...