Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interferencia 74hc595


Posts recomendados

Salve galera,  estou tendo um pequeno problema com os registradores de deslocamento 74hc595, fiz um pequeno sistema de automação residencial por pushbutton, e o problema é o seguinte toda vez que eu ligo o sistema na energia mesmo, ele seta as saídas como se tivessem sido acionadas, e ao chegar perto do c'i com o dedo ele fica louco, já foi acionado capacitor de desacoplamento, esta  dentro dos padrões do datasheet, o problema em sí é só quando liga ele pela primeira vez, mas pensa imagina se anoite acaba a energia e volta rapidamente  e as saídas ligam e desligam rapidamente seria um grande incomodo, vou postar o circuito somente da saída que esta com problema, LEMBRANDO que ele opera normal o problema apresenta somente na primeira inicialização  mesmo sem o arduino conectado

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja aqui uma explicação bem bacaninha do funcionamento do 595. Essencialmente você vai ter que "limpar" os bits na inicialização por hw e/ou por sw (já que mencionou arduíno). Essencialmente um R 100K pro vcc e um C 100nF  pro gnd no pino 10 podem resolver. Mas se funcionar por gentileza entenda o porquê e retorne.

10 horas atrás, Paulo Capel disse:

perto do c'i com o dedo ele fica louco

Deve ter sido algum trauma que ele sofreu kk. Bem... penso que isso é porque você esqueceu alguma entrada aberta ou sem pullup/down. Assim ele fica "indeciso" e qualquer dedo que se aproxima o trem endoida. Inicialize rapidim - antes do R e C liberar a saída - no seu sw os pinos que vão pra ele como saída.. ops.. vi isso agora lá no blog

"Se precisarmos limpar os registradores de entrada, basta dar um pulso em SRCLR. Lembrando que ele limpara APENAS o registrador de entrada! Para limpar as saídas, de um pulso em SRCLR e depois em RCLK!"

E nada de fios muito longos hein. Como é traumatizado, pode endoidar mesmo assim. Sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz , eu tentei limpar as saídas, mas to proteus tudo é lindo e funciona na placa desenvolvida esta  exatamente igual no proteus mas vivemos em um mundo cheio de interferências, consegui resolver o problema, mas nao tirando a interferência e sim anulando as saídas selecionadas no momento que se liga  o circuito, eu pensei da seguinte forma como o 12V É COMUM nos reles  posso temporizar esta entrada por um pino do Arduíno usando um transistor, fiz da seguinte forma,

nos primeiros 2 segundo que  o circuito fica sem a alimentação do 12V sendo impossível ligar as saídas mesmo se tiver interferência no 595, coloquei um delay de 2 segundo e logo apos esses 2 segundo o transistor é acionado, só  que sou iniciante em eletrônica ainda fico meio em duvida de como executar este trabalho com a transistor, olhando em algumas apostilas, consegui chegar em uma solução mas não sei se é a adequada,  to usando tip147  fico em duvida nas polarizações pois entrará 12v e a base sera acionada e sairá 12v...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei em manter a porta IO13  em nível logico baixou ou alto, para o acionamento do circuito, não preciso controlar a corrente e nada só preciso que o transistor se comporte como uma chave, como um rele exemplificando, só que como tenho pouco domínio em transistores ainda recorro a ajuda para não usar um rele a mais...

 sei que tem como mas não sei como utilizar, poderia iniciar o Arduíno com o pino 13 em nível logico alto e o o transistor para de conduzir e quando ele voltar para o estado de nível logico baixo ele conduziria...  depois de um pequeno delay( 2  ou 1 seg)...

nesta imagem seria o momento de corte

ddd.png

nesta seria o momento condução 

dddd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tentou mas do jeito que você fez num dá muito certo.

Acionar relé com transistor é mó moleza. Olha o que o google diz sobre isso.

conectar-rele-2.jpg

 

Se não estiver confortável em usar relé (que acho que nem precisa), tente fazer do jeito que falei: apenas inibindo a saída pelos 2 segundos p.ex. Neste tempo, desloque zeros. E claro, nao esqueça de no sw manter os pinos de controle do mc que vão pro 595 como saída

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...