Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faculdade, e isso tudo mesmo?


Posts recomendados

Eu tenho um curso técnico em redes de computadores, mas de um tempo para cá, tenho desejo de cursar uma faculdade, para talvez ate mudar de area, mais pelo salario, sera que ter uma faculdade melhora o salario? sei que o técnico e bastante valorizado, atualmente sou auxiliar administrativo numa revenda de veiculos aqui em BH. o salario é ate bom, mas no meu ponto de vista e baixo. e eu queria fazer algo para mudar de area, meus pais dizem que o que eu tenho no curriculum e suficiente, e que não presisaria fazer outro curso e nem ganhar muito, ate já tive a oportunidade de cursar uma faculdade, mas na area de TI. tive dificuldade de levar o curso a diante, mas conversando com um amigo durante uma das aulas, ele me orientou a ir para o tecnico onde eu poderia cursar redes tambem, consegui concluir o curso. e na faculdade eu levaria um tempo para cursar todas as materias, inclusive as que eu devia para a faculdade. sei que na faculdade e so teoria e depois no estagio seria uma forma de aplicar os conhecimentos do curso, so que no trabalho. nunca fiz um estagio, quando eu fazia o curso tecnico. e tudo que eu aprendi, fui esquecendo durante esses anos todos. por nao praticar aquilo que eu aprendi no curso. e a unica forma de eu poder usar meus conhecimentos de redes e entrando numa vaga de redes. so que as vagas pedem experiencia, e eu não as tenho. sei que deve ser difícil cursar um curso que nao tem nada a ver com a pessoa, igual o que eu quero, que e PP (Publicidade e Propaganda) ou Jornalismo ou RP (Relacoes Publicas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Capitao Black Fala meu querido, tudo bom?

Seguinte, sua situação é complicada e fácil ao mesmo tempo, e vou te explicar por que...

Primeiramente, na MINHA OPINIÃO, se você quer fazer uma faculdade, só pra melhorar o salário ( e ainda não é a area que você quer, já que quer PP ou RP e tal), é furada! Você nunca será um bom profissional se não amar e se dedicar naquilo que você esta estudando. E sobre a faculdade em si, realmente ela não significa nada. O que realmente significa, é sua vontade de aprender por fora, além da sala de aula. A minha sugestão é : Se você já não está trabalhando na area, e ainda deseja outras áreas, procure uma graduação na area desejada, que assim você terá eficiencia 120% no que irá fazer.
Caso ainda não satisfeito ou em dúvida da decisão, pegue uma possivel faculdade que você entraria ( tanto na area de T.I quanto nas outras descritas) e procure as grades desses cursos nessa faculdade e tire uma conclusão. A partir da análise, qual dos cursos lhe faria mais feliz em trabalhar? Essa você escolhe. PRA MIM vale a pena você ganhar menos ,porém estar feliz no que esta realizando, do que partir atras do dinheiro.

Espero ter ajudado.
Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎11‎/‎09‎/‎2017 às 23:01, Nicolas Porto Campana disse:

@Capitao Black Fala meu querido, tudo bom?

Seguinte, sua situação é complicada e fácil ao mesmo tempo, e vou te explicar por que...

Primeiramente, na MINHA OPINIÃO, se você quer fazer uma faculdade, só pra melhorar o salário ( e ainda não é a area que você quer, já que quer PP ou RP e tal), é furada! Você nunca será um bom profissional se não amar e se dedicar naquilo que você esta estudando. E sobre a faculdade em si, realmente ela não significa nada. O que realmente significa, é sua vontade de aprender por fora, além da sala de aula. A minha sugestão é : Se você já não está trabalhando na area, e ainda deseja outras áreas, procure uma graduação na area desejada, que assim você terá eficiencia 120% no que irá fazer.
Caso ainda não satisfeito ou em dúvida da decisão, pegue uma possivel faculdade que você entraria ( tanto na area de T.I quanto nas outras descritas) e procure as grades desses cursos nessa faculdade e tire uma conclusão. A partir da análise, qual dos cursos lhe faria mais feliz em trabalhar? Essa você escolhe. PRA MIM vale a pena você ganhar menos ,porém estar feliz no que esta realizando, do que partir atras do dinheiro.

Espero ter ajudado.
Abraço!

@Nicolas Porto Campana

Sim, com certeza. dinheiro não traz felicidade! e sim no que a pessoa faz. Já cheguei a cursar 2 Semestres de Redes e 1 de ADS (Analise e Desenvolvimento de Sistemas) nos 2 eu larguei por conta das dificuldades que eu tive em cursar as matérias dos 2 cursos. No de redes eu já estava devendo Portugues e Matematica. no de ADS eu pedi transferência para o de Redes e Mesmo assim, tive dificuldade em entender as matérias de exatas. por isso pensei no de Humanas que seria mais fácil. Sempre gostei de TI, nunca tive afinidade com outra área que não fosse essa. Quando eu estava no 2o período de redes (que onde começa mesmo o curso, tinha bastante matéria de exatas, como programação. só para ter uma noção eu ia na Biblioteca toda semana e pegava livros da área tentando entender as matérias. por indicação de um amigo do curso, fiz um curso no SENAC de técnico de redes. mas não tenho experiência nenhuma na área. então se eu pegar uma vaga na área eu não iria ser feliz. Depois que eu terminei o curso, fui a procura de uma vaga de emprego, e comecei como auxiliar de escritório, mas fiquei apenas 3 meses e sai. agora já tem 4 anos que eu estou no meu ultimo emprego. Sou PCD na empresa em que trabalho, mas estou querendo ir para uma nova oportunidade. Meu maior sonho e trabalhar na Google, já mandei cartas com o meu curriculum e uma breve explicação do que eu tenho, ate receberam isso no escritório da google tanto aqui em BH como em SP que eu tinha mandado. mas ate agora ninguém me respondeu. sei que não é assim que eles fazem o processo seletivo, mas pelo menos tentei ne? li que quem tem curso superior ganha muito mais do que so ter o Ensino Medio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Capitao Black

 

Opa, estou um pouco atrasado aqui, mas vou dar um pitaco. Sobre curso superior x ensino médio, sim, quem tem ensino superior costuma ganhar mais do que quem tem ensino médio, e espera-se que quem saiu da faculdade/universidade tenha mais conhecimento e capacidade de lidar com uma maior diversidade de situações que quem possui apenas o ensino médio. Além disso, veja também que essas qualificações não costumam competir pela mesma vaga: de certa maneira, quanto maior o seu nível de instrução, menos trabalho operacional você irá fazer, daí a importância do conhecimento. 

 

Agora, o que vai determinar se você terá crescimento profissional independente do curso é o quanto você vai se dedicar dentro e fora da sala de aula. Leitura de livros, cursos, estudos, testes e relacionamento interpessoal são muito importantes. Se quiser trabalhar por conta, ter conhecimento de como gerir uma empresa (mesmo se for Microempreendedor Individual) é muito importante também.

 

Por fim, características importantes a serem desenvolvidas para a vida: foco e resiliência. Pense bem no que você gostaria de fazer, onde quer chegar, trace um plano e siga em frente. Se tiver muitas dúvidas sobre qual rumo seguir, convém buscar ajuda profissional, como orientação vocacional ou análise (terapia não é coisa de gente louca).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...