Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Java Classe Enum


Posts recomendados

Ola pessoal estou aprendendo a trabalhar com enum, porém estou com um pouco de dificuldade, seguinte: Meu professor me passou um roteiro no qual eu tenho que utilizar a classe enum a classe além de ter os valores enum deve ter um construtor para um cheque de um banco, este cheque tem os seguintes status, CHEQUE SEM FUNDO E O CHEQUE QUE ESTA OK porém  este statu já tem que ser gerado automaticamente no construtor, tipo aleatório, a minha duvida seria como eu posso  colocar aleatoriamente um desses valores em um construtor? já tentei de todas as formas que achei que daria certo, porém nada aconteceu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Enum é (BEM ENTRE ASPAS) "uma classe estática" com constantes para que você não precise ficar gerando um objeto com valores já conhecidos e que sempre serão os mesmos. No Exemplo que você passou, você precisa de um Enum para o Status do cheque ... seria algo assim:

public enum StatusCheque {
	CHEQUE_SEM_FUNDO,
	CHEQUE_ESTA_OK;
}

Porém, um enum pode gerar um objeto completo para você, com atributos e valores. Veja esse exemplo:

public enum StatusUsuario {
	OK(0, "Usuário está ok"),
	BLOQUEADO(1, "Usuário está bloqueado"),
	INATIVO(2, "Usuário está inativo");

	private int codigo;
	private String descricao;

	private StatusUsuario(String codigo, String descricao){
		this.codigo = codigo;
		this.descricao = descricao;
	}

	public int getCodigo(){
		return this.codigo;
	}

	public String getDescricao(){
		return this.descricao;
	}
}

Com isso, se eu fizer uma chamada StatusUsuario.OK.getDescricao, vai me retornar o String "Usuário está ok".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites