Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe morreu. PC novo?


Posts recomendados

Galera, minha cfg atual é o seguinte:

Processador: i7 3770k

Mobo: ASRock b75m-dgs LGA1155

RAM: 8GB DDR3 Markvision 1333mhz dual channel (genericona, 2x4gb)
Video: Radeon RX480 8gb

Fonte: Atx 650w Evga 210-gq-0650-v1 80 Plus Gold

HDD: 1tb Seagate 7200 rpm

 

Estava usando de boas essa cfg há 1 ano, pra jogos/coisas de engenharia. A Mobo queimou agora em agosto, 1 mês depois de terminada a garantia (pois é...). Ela nunca foi muito compatível com esses pentes de RAM da markvision (essa marca nem existe na lista qvl da asrock), 1 vez a cada uns 3 a 4 meses ela zicava com as memórias e não ligava... eu trocava as RAMs de posição, tudo voltava ao normal. Porém depois que a mobo queimou, acho que levou as memórias junto, pois não funcionaram em outro pc que testei. 

 

Pensando nas peças de reposição, notei que não existe mais placas-mãe novas decentes pro LGA1155 nem no ML (vendedores decentes, etc).. Só se acha chipset H61m que não tem suporte nem sequer ao SATA 3 6Gb/s... E estão na faixa de 350 temers... E evidentemente, todas são DDR3, eu teria que comprar novas memórias DDR3, que nesse ponto, já estão com a longevidade bem comprometidas...

É uma dor deixar o i7 pra trás, mesmo que seja antiguinho, mas... vale à pena investir numa mobo pro LGA 1155 ainda? Eu creio que não, mas queria as opiniões de vocês...

 

A nova cfg que bolei aqui numas pesquisas rápidas foi o seguinte:

 

Processador: Aqui estou na dúvida, a principio queria um i5 7600k por milzão. Eu imagino que mesmo não fazendo o OC agora, eu pretendo no futuro comprar um kit de ref. liquida pra OC e dar mais sobrevida ao conjunto. Essa sobrevida será boa? Vale pegar o k pensando nisso? Vale à pena pegar um 7600 não k? a diferença de preço é de +- 100 temers. Ou um 7400, que sai +- R$800? Seria melhor? Todos que vi recomendarem os Ryzen, recomendaram na epoca que ele custava em torno de 700~800... hoje não acho um ryzen 5 1600 por menos de 950 de vendedores decentes no ML... então eu creio que não vale né?

Mobo: placa-mãe ASUS PRIME Z270M-PLUS/BR por R$630. Não quis a popular h110 porque minhas experiências com mobos baratinhas não são boas... Quero uma que tenha suporte à RAID, então do que eu conheço, essa asus seria o melhor custo/benefício. Tem modelos melhores/equivalentes que não sejam tão caros quanto essa ASUS? É uma boa escolha?

RAM: Pra não ter mais as zicas que eu tinha por usar memória não testada pela fabricante da mobo, só vou comprar RAM que esteja na lista de QVL da mobo acima... então achei essa Memoria Ddr4 Vengeance Lpx Corsair 16g/2400 (2x8gb) por R$640 ou então Memória Kingston Fury Hyperx 16gb ( 2x8 Gb ) 2133mhz Ddr4 R$599. Eu sei que todo mundo usa geralmente 8gb RAM mas queria logo 16 pensando na longevidade...

 

Considerando o i5 7600k, tudo ai acima no ML nos links fornecidos da em torno de 2300 reais, em 12x sem juros e com frete grátis (bendito seja esse lance de pontos no ML). Está bom pelo preço? O que acham?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, considerando que além de jogos você usa para CAD, e que pretende fazer overclock, então digo para pegar um Ryzen 5 1400 e uma MOBO B350. E comprar DDR 4 2666. O conjunto te dará mais longevidade (o LGA 1151 morre fim do ano, segundo rumores), possibilitando futuros upgrades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Bom, considerando que além de jogos você usa para CAD, e que pretende fazer overclock, então digo para pegar um Ryzen 5 1400 e uma MOBO B350. E comprar DDR 4 2666. O conjunto te dará mais longevidade (o LGA 1151 morre fim do ano, segundo rumores), possibilitando futuros upgrades.

 

Entendi. Mas no caso tu recomenda o 1400 porque é mais barato? porque nos testes que vi aqui o 1400 é bem mais lento que o 7600k. Tb é bem mais lento que o meu i7 3770k, que eu não via problemas rodando CAD, Matlab, etc.

 

Imaginei que o 7600k por ser + rápido que o 3770k, n teria problemas por um bom tempo. Mas realmente o lance do LGA1151 morrer não seria tão legal. Vi aqui que o coffee lake vai ser apresentado dia 21 de agosto. Será que vale à pena esperar até lá pra ter certeza que o LGA 1151 vai morrer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

Será que vale à pena esperar até lá pra ter certeza que o LGA 1151 vai morrer?

Se você não tem pressa, espera. Não sei como virão em matéria de preço e, consequentemente, custo/benefício.

 

8 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

Mas no caso tu recomenda o 1400 porque é mais barato?

E porque você disse que pretende fazer over... você chega no desempenho do 1600. Ou então pega o 1600 e sobe ele ainda mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Se você não tem pressa, espera. Não sei como virão em matéria de preço e, consequentemente, custo/benefício.

 

E porque você disse que pretende fazer over... você chega no desempenho do 1600. Ou então pega o 1600 e sobe ele ainda mais.

 

Entendi. Mas eu pensei em fazer over (no i5 7600k) somente quando eu começasse a sentir lentidão, talvez daqui uns 3 ou 4 anos (espero) pra dar uma sobrevida a mais... Vale à pena fazer isso?

 

Eu imagino que com as peças que ja tenho, o próximo update seria um SSD nvme e depois, acho q tb daqui uns 3 ou 4 anos, uma nova VGA (se ela ja n tiver aguentando bem nos jogos daqui a 3,4 anos) e o OC no i5.

 

E se eu pegar o 1400 pra só depois de anos fazer o over pra ficar no desempenho do 1600, vai valer à pena? Ou seria melhor pegar o 1400 sem over mesmo e qd ele cansar, daqui uns 3 a 4 anos, pegar um novo da época? O ruim vai ser adivinhar se o AM4 vai durar tanto assim :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Steeve!

 

Acredito que a primeira e principal mudança deve ser a RAM, recomendo 2x4gb DDR4 2400Mhz, para a seguinte complementação:

 

- Ryzen 5 1400 / 1600 - dependerá da grana, eles já possuem um stock cooler perfeito e são liberados para OC;

- placa-mãe B350m - de preferência um modelo da Asus ou Gigabyte.

 

Com ambos processadores você ficará tranquilo por uns bons anos. Você sentirá diferença principalmente ao migrar para DDR4 :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lordrius disse:

Olá Steeve!

 

Acredito que a primeira e principal mudança deve ser a RAM, recomendo 2x4gb DDR4 2400Mhz, para a seguinte complementação:

 

- Ryzen 5 1400 / 1600 - dependerá da grana, eles já possuem um stock cooler perfeito e são liberados para OC;

- placa-mãe B350m - de preferência um modelo da Asus ou Gigabyte.

 

Com ambos processadores você ficará tranquilo por uns bons anos. Você sentirá diferença principalmente ao migrar para DDR4 :D


Opa, já vi que a galera tá com uma quedinha pros Ryzen mesmo hehehehhe. Confesso que em parte de processador, nunca fui muito fã da AMD, mas o preço deles está atraente. Pena não ter video incluso nele, que poderia segurar as pontas quando a vga morrer (morar em litoral é osso, a oxidação prega muitas peças na gente...)

 

Então pelos preços que to achando ficaria pelas recomendações suas e do @Kleber Peters +- isso:

Placa-mãeAsus Prime B350m-a AM4 500 temers. Em relação à mobo que eu pensei no kit Intel, essa só tem 1 porta M2, e a outra tinha 2. Algo mais que passei despercebido?

ProcessadorAmd Ryzen 5 1400, Quad Core, Cache 8mb, 3.2ghz 680 temers.. Pegando o 1600, seria milzão tb praticamente.

RAM: sugestões de algum kit 16gb que esteja na QVL dessa ASUS B350m-a? As que eu pensei lá na cfg intel não estão na QVL pra essa mobo :/ Arriscariam usar uma que não tá na QVL? Pegando os 8gb como você recomendou, teria essa que ta na QVL: Corsair Vengeance Lpx Ddr4 Dram 1x 8gb 2400mhz C14 por 340 temers. Está bom o preço?


Total desse kit: 1520 temers (pro Ryzen 5 1400 8gb ram) e 1820 (pro Ryzen 5 1600 8gb ram). O que acham? Fiquei tentado pelo kit do 1400 só porque ficou bem mais barato... mas desconfio que vá ficar ligeiramente pior do que o i7 que eu já tinha.. na faixa de preço do Ryzen 1600 (que hj ta na casa dos mil) eu acho que o 7600k leva uma pequena vantagem, não?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

Opa, já vi que a galera tá com uma quedinha pros Ryzen mesmo hehehehhe.

Na verdade, a Zen é uma plataforma nova, com todo o potencial de crescimento inerente ao fato. Veja o Rise of Tomb Riden. Lançou path pra ela e o R3 1200 já bateu o R5 1600 em desempenho quando este foi testado sem o path. Imagina o salto dos R5 com estes paths. Já a Intel lança plataforma nova em breve, e existem rumores que o socket LGA 1151 morre com os novos Coffe Lake. Então comprar plataforma Intel agora vai deixar você sem possibilidade de futuros upgrades, ficando limitado ao que tem hoje.

Ryzen3-1200-g23.gif.585ee78da44d8f96925e03e1a68d05ce.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Kleber Peters disse:

Na verdade, a Zen é uma plataforma nova, com todo o potencial de crescimento inerente ao fato. Veja o Rise of Tomb Riden. Lançou path pra ela e o R3 1200 já bateu o R5 1600 em desempenho quando este foi testado sem o path. Imagina o salto dos R5 com estes paths. Já a Intel lança plataforma nova em breve, e existem rumores que o socket LGA 1151 morre com os novos Coffe Lake. Então comprar plataforma Intel agora vai deixar você sem possibilidade de futuros upgrades, ficando limitado ao que tem hoje.

Ryzen3-1200-g23.gif.585ee78da44d8f96925e03e1a68d05ce.gif

 

Impressionante! Tu tens algum site que dê pra conferir quais jogos já estão otimizados/em processo de otimização pros Ryzen?


Na gringa pelo que li aqui diz que o processo de otimização precisa de estrita colaboração entre a desenvolvedora, a AMD e os fabricantes de hardware. Isso que me deixa temeroso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

 

Impressionante! Tu tens algum site que dê pra conferir quais jogos já estão otimizados/em processo de otimização pros Ryzen?


Na gringa pelo que li aqui diz que o processo de otimização precisa de estrita colaboração entre a desenvolvedora, a AMD e os fabricantes de hardware. Isso que me deixa temeroso.

Não precisa se preocupar com relação a isto. Os paths sempre acabam saindo e os jogos novos levam em consideração as novas plataformas quando são lançados. As desenvolvedoras não vão se arriscar a uma imagem negativa perante aos clientes por conta deste tipo de deslize. Existem exceções, quando uma determinada desenvolvedora fecha parceria com um fabricante de hardware e naquele hardware o jogo sai muito melhor. Mas normalmente isto acontece mais com VGAs (NVidia) do que com processadores e não são muitos casos. Pelo menos não abertamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, up no tópico! Chegou o dia 21 e não foi bem o que esperava-se... Intel anunciou somente os processadores novos pra notebook, os desk vai ficar pro outono americano, ou seja, depois de 22 de setembro.... banho de água fria. Ainda rumores que o 1151 vai sobreviver, outros rumores dizem que não.. não vou esperar até setembro pra tomar a decisão.

 

Tendo isso em vista, vou de Ryzen 5 mesmo, pretendo fazer o OC com cooler stock da AMD. Queria a opinião de vocês sobre outra configuração e preços que achei. Segue abaixo:

Placa-mãe: MSI B350M GAMING PRO. Ela está com preço à vista muito bom pra o que oferece. Nunca tive MSI, é uma boa MOBO? Ela é boa pra OC? 

Processador: AMD Ryzen 5 1600 tb bom preço à vista.

RAM: Corsair Ddr4 16gb (1x16gb) 2133m Cmv16gx4m1a2133c15. Essa RAM seria uma boa pedida? Eu preciso de 16gb mesmo.

 

Total desse kit à vista: 1899 temers. Opinem please!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...