Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor forma de aprender programação do zero?


Posts recomendados

E aí pessoal, tudo bem?
Recentemente comecei a me envolver com o mundo da programação e já finalizei um curso livre de Lógica da Programação.

No lugar onde fiz o curso (Impacta), já haviam mais três cursos encaminhados: HTML5 (30hrs), CSS3 (30hrs) e JavaScript (60hrs).

 

O problema é: a Impacta fez uma mudança nos cursos presenciais e trocou estes que citei por um curso geral de programação web, que ensina HTML5, CSS3, JavaScript e Phonegap. Esse novo curso presencial conta com APENAS 60 horas de duração, o que eu acho pouquíssimo para aprender as três linguagens que quero, incluindo uma relativamente complexa (JavaScript).

 

Por causa disso, pedi meu dinheiro de volta, e a dúvida volta...

O que vocês acham que vale mais a pena?

  • Fazer um curso pequeno que aborde todas as linguagens que eu quero;
  • Contratar, de outra empresa, os três cursos separados (talvez HTML5 e CSS3 como um mesmo curso, dependendo do horário);
  • Investir em cursos Online, que são mais baratos e ainda assim ajudam muito no aprendizado (neste caso, se for possível cite um bom curso online)
  • Estudar apenas os dois primeiro (HTML5 e CSS3) e aprender JavaScript por conta própria, como livros e internet;
  • Estudar TUDO por conta própria;

 

Quantas horas (ou meses) vocês acham necessário para aprender estas linguagens sem pressa e com o objetivo de domina-las completamente?

Se puderem indicar boas instituições que ofereçam estes cursos, agradeço.

 

Muito obrigado!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, André Ciappina disse:

Quantas horas (ou meses) vocês acham necessário para aprender estas linguagens sem pressa e com o objetivo de domina-las completamente?

Depende do seu desenvolvimento nela. Dominar completamente eu acho impossível.

Você já tem lógica, certo? Agora comece uma linguagem estruturada, e depois uma Orientada a Objeto.

 

Não tem fórmula mágica pra aprender isso, você tem que estudar e ver qual jeito é melhor pra você

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Ciappina, vamos por partes. Saber html, css é diferente de programar. Você pode saber fazer um site mas pode não saber programar, já o contrário não é muito aplicável.

HTML não é linguagem de programação, é uma linguagem de marcação, serve apenas para delimitar "os quadrados nos seus respectivos lugares" dentro de uma página web. O CSS vai estilizar, dar as corzinhas, e o javascript vai animar essa página como ao clicar num botão aparecerá uma mensagem, e tantas outras infinitas coisas que se pode fazer com js.

 

A pergunta é a seguinte: o que vocẽ quer? Desenvolvimento web, aplicação móvel, programação para desktop? Partindo desse ponto você consegue traçar uma linha e seguir essa ideia.

 

Mas como você já citou o desenvolvimento web, vamos continuar nessa linha. Lógica de programação é a base para qualquer, QUALQUER linguagem de programação, uma vez sabendo a lógica, você programa em qualquer linguagem, basta aprender o "idioma" dela e programar. Então, imaginando que você não vai querer ficar só no html e css, estude muito lógica de programação, uma linguagem que eu recomendaria fortemente para aprender lógica e programando seria Python (tem muuuuuita coisa no youtube sobre Python) e claro, estudar bastante css e javascript. HTML é limitado, não tem muito o que estudar, uma vez que se decora as tags principais de um site não tem mais o que estudar. Agora, estilizar com inifinitas possibilidades com css e js aí sim a coisa muda de proporção.

 

Em resumo, continue estudando lógica, eu recomendaria estudar lógica com Python, estude bastante css, javascript, algum framework como jquery. E depois veja se você quer continuar no desenvolvimento front-end ou partir para o back-end com php, .net, .jsf e afins ou pegar outro rumo.

 

E quando eu digo estudar é, tudo o que aprender, pratique, pratique, teste, pratique, teste, pratique, aprimore. Só assim você vai entender e aprender.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@André Ciappina Concordo com a maioria das respostas.

Mas como você tem objetivo a WEB,  sugiro começar com PHP mesmo. A linguagem parece ser difícil mas não é.

 

Porque o php está para web assim como java + sdk android está para dispositivos móveis(android)

 

Cursos...   Nada contra pessoas que fazem cursos. As vezes é bom ter um professor ensinando e tirando dúvidas. Mas digo que mais você vai aprender por conta própria do que alguém ensinando. Digo isso porque saí de uma faculdade específica muito focada na web e lá só aprendi o básico do básico.  Tudo que sei, foi adquirido pela minha curva de aprendizado por fora.

 

Então se você quer conhecimento, a internet é um prato cheio. Codeacademy,  W3school, youtube..  etc.. 

Não vejo vantagem em gastar $$ com cursos que você pode aprender tudo sozinho, perguntando em fóruns  e etc.

 

Só lembre que mesmo que você estude tudo, você só vai aplicar tudo se for um freelancer.  Já que o comum é você se especializar em algo como front end ou back end.  

Tem aquele ditado:  Melhor você ser ótimo uma coisa do que bom em várias.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...