Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Asus X550LA Liga mas Monitor Não Liga


AndrewPaes

Posts recomendados

Hardware:

Notebook: Asus X550LA

Placa Gráfica: Intel® HD Graphics 4400

 

Bem, tenho este notebook há quase 4 anos, ficava em uma doca de notebook, na minha mesa de escritório, com um monitor 19" ligada na HDMI dele, ligado como monitor estendido. Logo, ele raramente era movido de lugar e pouquíssimas vezes eu baixava o monitor dele. Nunca fiz qualquer limpeza interna nele ou mesmo ter trocado a pasta térmica, já foi formatado 2 vezes, uma pela fabricante e outra por mim. Desde a última formatação, há 4 meses atrás, ele estava funcionando perfeitamente.

 

Ontem, deixei ele funcionando e fui embora, e o gerenciador de energia desliga o vídeo, mas nunca suspende a atividade, pois quero poder acessar ele remotamente por RDP. Então quando fui ligar ele de manhã, o monitor do notebook não mostrava nenhuma imagem, mas era possível utilizar o monitor auxiliar, e ele continuava funcionando como se estivesse estendido, assim como era possível ver na configuração de vídeo do windows, que o monitor principal ainda esta sendo reconhecido. Prestei muita atenção no monitor do note para ver se ele estava realmente desligado ou escurecido, e durante um tempo, pude a imagem do browser no fundo, muito fraca, pensei que poderia ter sido o brilho residual do LCD, não sei. Logo, desliguei e religuei e a imagem "residual" sumiu.

 

Fiz os procedimentos básicos: desligar, retirar a bateria, e ligar somente pela fonte de energia e nada de monitor. Fiz teste de memória, e nada de monitor. verifiquei driver e está atualizado, e nada de monitor. fechei o monitor e abri de novo, numa esperança do cabo flat se denunciar, e nada de monitor, o que não invalida a possibilidade do cabo ter rompido. Teste a saída de tensão da fonte, e da bateria no multímetro e estão ótimas. Testei a entrega de lumens do monitor do note com luxímetro  e está nula.

 

Ainda não abri ele para ver se a solda está trincada, mas acho pouco provável que seja a GPU, pois o monitor externo funciona (no máximo da resolução). Minha suposição é de cabo flat ou lâmpada. Mas caso não seja, gostaria de saber a opinião de vocês, do que mais pode ser. Logo, as perguntas são:

 

- Se não for cabo ou lâmpada, o que mais poder ser?

- Se for a GPU, é fácil trocar ela (acredito que a solda da GPU deste note seja BGA)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar falando um besteira, mas dificilmente seria a GPU.. nos notebooks normalmente a GPU dedicada não é ativada se não for rodar nada em 3d.. no windows, ele  esta usando a gpu integrada do processador,, mesmo no vídeo secundário.. esse problema pode estar relacionado com o cabo flat do lcd do notebook

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo acredito que esta um pouco equivocado em relação a GPU, quando o notebook tem vídeo dedicado é somente ele quem faz vídeo, ponto final.

 

O vídeo também pode ser gerado pelo chipset da placa ou pelo processador (somente quando a placa tem um PCH)

 

Cabo flat não interfere diretamente no vídeo externo. O cabo flat pertence ao circuito de LVDS e se você analisar os circuitos verá que é totalmente diferente. Mas pode fazer um teste, remove o cabo flat e veja se vai ter video externo...

 

Porém não pode esquecer de analisar a bobina das memorias, processador, gpu.... pois pode estar ocorrendo alguma falta de tensão que não permitindo o vídeo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Kikeitu disse:

Amigo acredito que esta um pouco equivocado em relação a GPU, quando o notebook tem vídeo dedicado é somente ele quem faz vídeo, ponto final.

 

O vídeo também pode ser gerado pelo chipset da placa ou pelo processador (somente quando a placa tem um PCH)

 

Cabo flat não interfere diretamente no vídeo externo. O cabo flat pertence ao circuito de LVDS e se você analisar os circuitos verá que é totalmente diferente. Mas pode fazer um teste, remove o cabo flat e veja se vai ter video externo...

 

Porém não pode esquecer de analisar a bobina das memorias, processador, gpu.... pois pode estar ocorrendo alguma falta de tensão que não permitindo o vídeo. 

Não.. o meu notebook não funciona assim.. ele usa a tecnologia Optimus

Citação

Basicamente a Optimus funciona assim: alterna entre a placa de vídeo integrada e a discreta (não integrada à placa-mãe), fazendo com que o PC consuma diferentes níveis de energia para diferentes ações realizadas no notebook.

Por exemplo, se você está apenas navegando na internet, lendo emails, notícias e acessando o Orkut, a Optimus ativa a placa de vídeo integrada. Se você vai jogar, ela ativa a placa de vídeo discreta. O sistema inteligente presente na tecnologia Optimus é capaz de identificar qual a necessidade gráfica das ações realizadas pelo usuário do notebook, fazendo com que ele consuma mais ou menos energia.

 

ou seja.. em atividades normais o meu notebook usa a video integrado do processador, tanto que quando vou usar a TV pra ver algum filme, eu configuro o desktop usando o utilitário da IGP da Intel...

 

 

Sobre o cabo flat: 

 

@AndrewPaes não está problema no vídeo externo.. o problema é exatamente no vídeo do notebook por isso o cabo flat pode ser o problema sim..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li errado, eu tinha lido que não tinha vídeo externo.... peço desculpa pela meleca que cometi.

 

Nesse caso tem razão sim pode ser cabo flat...

 

E realmente @bngomes agradeço pela informações fornecidas, eu apesar de fazer reparo de placas a algum tempo eu realmente não conhecia a tecnologia Optimus... sempre vi essas placas com dois drivers de vídeo, mas para mim era porque o chipset e gpu estavam instaladas mas o vídeo seria sempre pela gpu.

Agradeço, mas um dia, mais uma nova lição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...