Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
texwil

Soma em planilha excel

Recommended Posts

Olá.

No Excel, tenho colunas "B1:F1", com valores 2, 5, 3, 1, 7, e em "A1" a formula "=SOMA(B1:F1)", o resultado é 18.

Preciso inserir uma nova coluna depois da coluna "A", ou seja, depois da formula, para acrescentar novos dados e descartar os dados da coluna "F".

Se insiro a nova coluna "B", a formula de "A" muda para "=SOMA(C1:G1)".

Como fazer para que a formula continue a mesma "=SOMA(B1:F1)" mesmo inserindo a nova coluna "B"?

Preciso que a soma seja sempre da coluna "B" a "F".

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite texwil

 

Experimente usar:

 

=SOMA(INDIRETO("$B$1:$H$1"))

Se foi útil, clique em Curtir

 

Dê retorno.

 

[]s

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • 14 horas atrás, Patropi disse:

    Boa noite texwil

     

    Experimente usar:

     

    
    =SOMA(INDIRETO("$B$1:$H$1"))

    Se foi útil, clique em Curtir

     

    Dê retorno.

     

    []s

    Parabéns Patropi, funcionou perfeitamente, só que preciso colar essa formula em 460 linhas, e percebo que precisarei alterar uma a uma, mas esta ótimo, obrigado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • 10 horas atrás, texwil disse:

    Parabéns Patropi, funcionou perfeitamente, só que preciso colar essa formula em 460 linhas, e percebo que precisarei alterar uma a uma, mas esta ótimo, obrigado.

    Patropi, apesar de a formula funcionar perfeitamente, me surgiu outra situação.

    Além de eu acrescentar uma coluna todos os dias após a formula e descartar a última, também preciso acrescentar outra coluna antes da formula para outro calculo que não envolve a formula mencionada, assim, os valores fixados pela formula seriam junto movido uma coluna a mais, inviabilizando a formula atual que cravou a nomenclatura das colunas.

    Pergunto. É possível cravar a formula nessas seis colunas apenas, mas permitir que suas colunas sejam alteradas sem perder seus conteúdos?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Boa noite

     

    Não entendi essa nova situação.

     

    []s

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • 10 horas atrás, Patropi disse:

    Boa noite

     

    Não entendi essa nova situação.

     

    []s

    Na verdade Patropi, as células a que me referi lá no início como A1 até G1, são BJ até BO na planilha original, e antes da coluna BJ existem outros cálculos que são atualizados diariamente.

    Assim, preciso inserir mais uma coluna antes da coluna BJ onde coloquei sua formula que fixou a soma que eu precisava.

    Porém, ao adicionar uma nova coluna antes da BJ, a formula colocada perde a função, apesar de manter seu conteúdo.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Estou satisfeito com o resultado, considero o tópico fechado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @texwil você está satisfeito porque encontrou outra solução? Se sim compartilhe com outras pessoas que tenham a mesma necessidade.

     

    Minha sugestão:

     

    =SOMA(DESLOC($BI1;0;1;1;6))

    A partir da célula BI1 + 1 coluna (BJ1), soma-se as próximas 6 colunas para a direita (BJ1:BO1).

     

    • Amei 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Wendell Menezes Na verdade não tinha encontrado solução para a questão, mas a formula que o @Patropi sugeriu possibilitou o calculo de outra forma, mas não o que precisava.

    Mas a sua formula @Wendell Menezes foi perfeita, funcionou direitinho, foi só ajustar a linha e quantidade de colunas, e possibilitou também copiar/colar nas 360 linhas que utilizo.

    Valeu, muito obrigado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Wendell Menezes. Sua formula foi perfeita, possibilitando acrescentar uma coluna antes da coluna BI e outra após a coluna BI sem alterar a função original e descartando a ultima coluna, liberando a nova coluna "BJ" para acrescentar  novos dados, perfeito.

    Nesse tópico http://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1250394-macro-que-copie-o-conteúdo-de-5-colunas-para-outras-5-respectivamente/?tab=comments#comment-6868833, consegui copiar e colar através de botões.

    Preciso aplicar a mesma função dos botões copiando dados da coluna G para a coluna BJ após inserir a nova coluna BJ. É possível?

    Veja que a coluna BJ não será mais BJ.

    Todos os dias preciso adicionar uma coluna antes de BI para salvar dados do dia, através do copiar colar.

    Todos os dias preciso adicionar uma coluna após BI para salvar dados do dia, através do copiar colar que se somarão a outras colunas fazendo uma média.

    Penso que teria de fixar a formula dos botões na formula que soma as colunas. Que desafio... Mas gênios existem.

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não sei se entendi bem. O seu problema é que todos os dias as colunas mudam e por isso a macro de copiar / colar precisa ser dinãnica?

     

    Provavelmentte dá pra resolver isso, mas seria mais fácil se você postasse a sua planilha ou cópia parecida dela aqui para entermos qual lófica melhor se aplica a sua necessidade. 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Sim, todos os dias adiciono duas novas colunas, uma antes de BI e outra após BI.

    A questão é que preciso manter a soma de 5 colunas, que BI some BJ:BN, e copiar G e colar em BJ, sabendo que BI avança uma coluna e BJ avança duas colunas.

    Explicando de outra maneira.

    Até AZ as colunas são fixas.

    A partir de BA adiciono uma coluna todos os dias no início do expediente para registro de compra/venda.

    No fim do expediente adiciono uma coluna em BJ e copio os dados de G, os dados de G diário compõe a soma de BJ:BN, assim salvando sempre os últimos cinco valores.

    Difícil anexar planilha, pois recebe dados externos dependente de senha e as formulas ficarão sem conteúdo.

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Ainda que a planilha seja vinculada com outras, copie tudo e cole valores. Caso contrario ficaremos na tentativa e erro, o que não é eficiente.

     

    Veja se assim funciona.

     

    Sub CopiarColarF()
    
    Sheets("A").Range("G2:G360").Copy
    Sheets("A").Cells(1, Columns.Count).End(xlToLeft).Offset(1, -6).PasteSpecial xlPasteValues
    
    End Sub

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Faltou a range paste.

    adicionado 32 minutos depois

    Aqui vai exemplo da planilha.

    T 19 2017.xlsx

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    11 horas atrás, Wendell Menezes disse:

     

    
    Sub CopiarColarF()
    
    Sheets("A").Range("G2:G360").Copy
    Sheets("A").Cells(1, Columns.Count).End(xlToLeft).Offset(1, -6).PasteSpecial xlPasteValues
    
    End Sub

    O que faltou nesse exemplo? Rodando ele na planilha que você postou os dados da coluna G são colados na última coluna (CC) menos 6 (BW), e na medida que você adiciona colunas o script continua identificando de forma dinânica o range que será colado.

     

    Editado por Wendell Menezes

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ops, desculpa, foi só presunção de um inexperiente.

    Não vendo a range sequer testei, farei mais tarde.

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Antes de pressionar o botão para que copie e cole é preciso inserir uma coluna manualmente após a coluna dessa formula.

    É possível acrescentar na macro, que ao pressionar esse botão insira automaticamente essa coluna?

    Digo isso, pois já pressionei o botão sem inserir a coluna, e sobrescrevi dados.

    Se a função for automática antes de copiar colar, inserir a coluna isso não acontecerá.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Em 28/08/2017 às 01:17, Wendell Menezes disse:

     

    Realmente, os dados de G são colados em CC e BW, mas preciso que os dados sejam colados somente em BJ, ficariam nessa ordem, dados de sexta na coluna BJ, de quinta na coluna BK, de quarta em BL e assim sucessivamente.

    Da forma com que está, ao adicionar colunas antes e depois de BI a colagem vai para frente uma coluna além de CC.

    Tentei alterar os números internos, mas não deu certo.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Os dados são colados somente em um lugar, 6 colunas antes da última. BJ está 20 colunas antes da última, então teria que alterar essa parte Offset(1, -20).

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Wendell Menezes. Veja a planilha em anexo.

    A macro que copia G em BJ,  e a formula que congela colunas que está em BI não estão se entendendo e dá erro.

    No funcionamento real vou agora adicionar "adicione" uma coluna em BG que receberá dados no dia seguinte, e outra em BJ que receberá dados hoje da copia de G para salvar, através do botão vermelho.

    Depois repita como se fosse no dia seguinte para entender melhor.

    A planilha está em situação real, é só habilitar macro.

     

     

    Mostrar valor de celula2.xlsx

    Editado por texwil

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×