Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Eduardo Luz Barbosa

Funcionamento de um amplificador

Recommended Posts

Boa noite. Estou montando um projeto de um amplificador para um projeto da universidade, porém estou com duvidas sobre o seu funcionamento. Alguém poderia explicar detalhadamente seu funcionamento?

O circuito é do figura abaixo.

Desde já agradeço!

circuito_amplificador_media_potencia.PNG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mestre88    942

@Eduardo Luz Barbosa fica mais fácil de você entender se você falar quais são as suas dúvidas exatamente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Isadora Ferraz    1.604

Ele é divido em 3 partes: pré amplificador, driver e potência...

já é um bom começo né.....

O meio... outros meios...

E finalizando... o último par de transistores: No semiciclo positivo, o npn "empurra" (carrega) a corrente pro capacitor causando o deslocamento da membrana do a.f. pra fora. No negativo, o pnp "puxa" (descarrega) a corrente fazendo a membrana deslocar pra dentro. Isto forma o push pull que desloca o ar.

Ok. Pode não ter sido um bom final mas desenferrujei um pouco meu velhos neurônios.. acho

• Curtir 1
  • Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post
Eduardo Luz Barbosa    3
  • Autor do tópico
  • Obrigado @Isadora Ferraz  ajudou sim. Sou novo mexendo na parte de eletrônica.@Mestre88 basicamente a função do primeiro bd136(conversando com alguns amigos disseram que era um transistor de excitação dos transistores de saída). Mas não entendi muito bem o que ele faz . E em relação ao ultimo par de transistores. Um vai trabalhar somente com o ciclo positivo e outro somente com o ciclo negativo? O diodo serve para deixar passar somente um ciclo para o bd136? Se sim qual? E no caso eu entendo que o bd135 pega ambos os ciclos

Compartilhar este post

Link para o post
    Mestre88    942
    1 hora atrás, Eduardo Luz Barbosa disse:

conversando com alguns amigos disseram que era um transistor de excitação dos transistores de saída

Exatamente isso aí, mas ele faz outras coisas também, veja:

O sinal que sai do BC548 é negativo e invertido, pois o pré amplificador é do tipo inversor. 

O transistor BD136, converte o sinal ou som para o seu estado original, pois ele é PNP e está na configuração emissor comum, ou seja, seu emissor está ligado a fonte. 

Ligado dessa forma ele também amplifica a corrente, deixando-a forte o suficiente para saturar o par de saída. 

Então com o pico máximo positivo na entrada temos tensão da fonte no coletor deste transistor e com o pico mínimo negativo a tensão é zero. 

E em relação ao ultimo par de transistores. Um vai trabalhar somente com o ciclo positivo e outro somente com o ciclo negativo?

Sim. O BD135 só é saturado com os ciclos positivos, e ele quem vai carregar o capacitor e ao mesmo tempo fazer o alto-falante ir para frente, pois logo de início a resistência do capacitor é zero. 

O BD136 é saturado somente com a tensão negativa, esta que vem através do alto falante e do resistor de 330R, veja que só é possível que ela passe para o BD136 no momento que o capacitor esteja carregado. 

Quando este transistor for saturado ele irá descarregar o capacitor formando um elo junto com o alto falante aplicando uma tensão negativa, fazendo o cone voltar completamente para trás. 

O diodo serve para deixar passar somente um ciclo para o bd136? Se sim qual? 

Na verdade o diodo serve para deixar o amplificador em equilíbrio, garantindo que os transistores da saída não se saturem ao mesmo tempo. 

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
    Isadora Ferraz    1.604

Tava digitando e o amigo respondeu...

Talvez o amigo @Mestre88 confirme isso...

O bd136 sozinho é o driver que te disse. Uma maneira de encará-lo também é como o amplificador propriamente dito. Mas se você colocar ele direto no a.f. vai sair pouca potência porquê o a.f. só tem 8R e o coletor tem muito mais "R"´s de impedância. O par final é o redutor de impedância que vai o toque final neste "casamento".

Um vai trabalhar somente com o ciclo positivo e outro somente com o ciclo negativo?

É tipo isso sim. "Dentro" do circuito é tudo positivo mas os capacitores fazem a corrente ir e vir

O diodo serve para deixar passar somente um ciclo para o bd136

O diodo serve pra polarizar os transistores de saída. Perceba que está em paralelo com vbe de ambos , deralmente fica encostado no dissipador pra que a temperatura cause o mesmo ddp e...  opss... será que não está faltando um?

Sei lá.. ferrugem, lembra?

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
    Eduardo Luz Barbosa    3
  • Autor do tópico
  • @Mestre88 Muito obrigado pela explicação. Estava fazendo alguns testes no proteus mas agora ficara mais de entender.

@Isadora Ferraz  não entendi a parte do dissipador de calor rsrs. Nos transistores de saída conectei em ambos dissipadores de calor. É isso que você queria dizer? Agradeço também sua ajuda

Compartilhar este post

Link para o post
    MOR    797

Apenas um detalhe.

Transistor na configuração "Coletor Comum" não satura.

Acredito que o Mestre88 quis se referir ao fato dos transistores de saída necessitarem de mais corrente de base que o transistor bc547 não consegue fornecer. Por isso a necessidade do driver BD136 na configuração "Emissor Comum". (Esse sim pode saturar).

Agora uma pergunta para os conhecedores dos detalhes do amplificador. :thumbsup:

Sabem porque o resistor de entrada de 10k está indo para o resistor de 68 ohms e não para o terra? :confused:

MOR_AL

Editado por MOR
    • Curtir 1
    • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
    Eduardo Luz Barbosa    3
  • Autor do tópico
  • 17 minutos atrás, Mestre88 disse:

O sinal que sai do BC548 é negativo e invertido, pois o pré amplificador é do tipo inversor. 

O BC usado no circuito é o 547. Ele também é do tipo inversor?

Compartilhar este post

Link para o post
    Isadora Ferraz    1.604
    1 hora atrás, MOR disse:

para o resistor de 68 ohms e não para o terra?

Tentando acompanhar o fluxo de elétrons naquele pedaço... me veio a mente algo como... aumentar a impedância de entrada... ou algo do gênero.

Na mesma moeda.. porquê aquele 330R polarizando o pnp com a Vac_saída??

a parte do dissipador de calor

A temperatura afeta o valor de Vbe e Vak algo como 2mV/ºC. Se diodo=frio e Transistor=quente então já era...

2 horas atrás, Mestre88 disse:

o amplificador em equilíbrio

Por isso eles devem ficar coladinhos ao transistor ou seja, ambos vão sofrer a mesma variação de mV/ºC

Af.. haja ferrugem... e chutes kk.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    Mestre88    942
    1 hora atrás, MOR disse:

Acredito que o Mestre88 quis se referir ao fato dos transistores de saída necessitarem de mais corrente de base que o transistor bc547 não consegue fornecer. Por isso a necessidade do driver BD136 na configuração "Emissor Comum".

SIm, eu me enganei de palavra. Eu queria dizer que o BD136 excita o par de saída, mas a palavra me fugiu da cabeça na hora e acabei escrevendo satura.

1 hora atrás, MOR disse:

Sabem porque o resistor de entrada de 10k está indo para o resistor de 68 ohms e não para o terra? :confused:

Me parece uma realimentação, mas fiquei em dúvida também.

não entendi a parte do dissipador de calor rsrs. Nos transistores de saída conectei em ambos dissipadores de calor. É isso que você queria dizer?

E isolou a parte de tras deles com mica ou silicone? Senão vai dar curto circuito.

O diodo fica junto aos transistores no dissipador, ele serve como um sensor de temperatura. A medida que os transistores se esquentam eles diminuem a resistência, isso em alguns casos pode causar distorção ou até queimar o amplificador, pois resistência baixa é corrente alta.

O diodo quente diminui a resistência e e faz diminuir as tensões de Vbe dos transistores de saída.

3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Faz o BD136 curto circuitar o capacitor no ritmo da música, só permitindo que ele faça isso no momento que o BD135 está em corte.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    MOR    797
    1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Tentando acompanhar o fluxo de elétrons naquele pedaço... me veio a mente algo como... aumentar a impedância de entrada... ou algo do gênero. Ok, Isa! Muito bem!

Pelo mesmo motivo, porém com um detalhe. Aumentando a impedância do resistor de coletor, o ganho do estágio do Drive BD136 aumenta. Só que tem que considerar também a impedância de entrada do estágio Push-Pull, que está em paralelo.

A temperatura afeta o valor de Vbe e Vak algo como (-)2mV/ºC. Se diodo=frio e Transistor=quente então já era...

Por isso eles devem ficar coladinhos ao transistor ou seja, ambos vão sofrer a mesma variação de mV/ºC

Af.. haja ferrugem... e chutes kk.

MOR_AL

adicionado 10 minutos depois

@Mestre88 Me parece uma realimentação, mas fiquei em dúvida também..

Isso mesmo.

Uma realimentação do tipo "Bootstrep". Algo como tentar subir puxando os cadarços da bota. É uma realimentação positiva. Porém, como o ganho de base até o emissor é menor que um, o circuito não oscila, mas os dois lados do resistor vão possuir quase a mesma tensão ac. Isso faz com que a corrente ac no resistor diminua bastante, equivalendo a um resistor de maior valor.

MOR_AL

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
    Eduardo Luz Barbosa    3
  • Autor do tópico
  • 5 horas atrás, Mestre88 disse:

E isolou a parte de tras deles com mica ou silicone? Senão vai dar curto circuito.

Usei dois dissipadores de calor. 

Compartilhar este post

Link para o post
    Mestre88    942
    21 minutos atrás, Eduardo Luz Barbosa disse:

Usei dois dissipadores de calor. 

Ah sim, eu tinha entendido que estavam no mesmo dissipador. 

E quanto a isso:

7 horas atrás, Eduardo Luz Barbosa disse:

O BC usado no circuito é o 547. Ele também é do tipo inversor?

BC547 e BC548 é a mesma coisa, o que muda é que o BC547 suporta mais tensão. 

No caso ele está ligado de forma a ser um inversor, dessa forma ele amplifica a tensão que é o objetivo do circuito de pré amplificador. 

• Curtir 1
    • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais