Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Felipe Vergara

Pasta térmica notebook

Recommended Posts

Ola, gostaria de saber de quanto em quanto tempo deve-se trocar a pasta termica dos notebook.

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipe Vergara se for de qualidade, nunca. Talvez depois de 3-4 anos. Mas é preciso ter a manha, pois os notebooks também têm adesivo térmico. É uma mistura de adesivo térmico em alguns componentes e pasta térmica no processador. Às vezes adesivo térmico no processador.

 

Não pode colocar pasta térmica onde tem adesivo térmico, pois a altura não vai dar contato.

 

Se as temperaturas estiverem legais, é melhor deixar quieto. Se já limpou os coolers e tudo e a temperatura está alta, descubra primeiro se o dissipador do processador tem pasta térmica ou adesivo térmico. Depois tem que saber a altura do adesivo, pois tem de 05mm, 1mm, 1.5mm e assim por diante. 

 

Pasta térmica tem que ser de qualidade. Não dá para abrir o note e colocar implastec. A Arctic MX-4 é uma pasta de qualidade. Pode aplicar e esquecer (se bem aplicada, dura anos).

 

Adesivo térmico tem muitos no ML, mas não conheço muito. Eu compraria da Arctic, só que são mais caros.

Editado por Contiusa
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respeito a opinião do colega Contiusa, mas eu penso diferente, um pc onde usa-se grandes gabinetes, um monte de coolers e ainda assim o processador esquenta e muito, com troca de pasta constante, um notebook por ter seus componentes todos "prensados", dentro de um envólucro de 1,5 cm o aquecimento é bem maior, portanto ainda na minha opinião, requer uma troca constante da pasta...isso eu estou supondo levando em conta as circunstâncias, já que componentes como hd, memória, processador, etc, gera calor, seja desktop ou notebook.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@misterjohn isso é uma ideia falsa que as pessoas têm, especialmente um mito criado por técnicos de informática e por pessoas que usam e indicam implastec e similares.

 

Pastas térmicas de qualidade são feitas para durarem anos. MX-4 tem garantia de 8 anos pela Arctic. Sei disso porque troquei a minha MX-4 depois de 4 anos e ela estava como nova. Eu poderia ter raspado e reaplicado se estivesse sem pasta.

 

Eu troquei a pasta da minha GTX 770 Lightning (modelo topo de linha da MSI) por uma GC-Extreme depois de 4 anos, uma das melhores pastas térmicas do mercado, e a queda foi de somente 4ºC. Eu poderia ter deixado a de fábrica por mais 4 anos, pois ela nunca esquentou (a placa mais fria que eu já tive).

 

Especialmente em notebook... Eles não foram feitos para serem abertos de seis em seis meses. 

 

Basta parar de usar implastec e começar a usar produtos de qualidade que você começa a entender que micro se abre esporadicamente. Obviamente se as peças forem de qualidade e a instalação for bem feita.

 

Notebook nem é para ficar mexendo. Eles deterioram rápido.

Editado por Contiusa
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente sobre que NBs não foram feitos para abrir a toda hora, tenho notebook já faz um tempo, já é o segundo inclusive, eu mesmo nunca troquei a pasta dele, mas como deu um problema, levei a uma assistência e o cara trocou a pasta, talvez aproveitou que estava aberto...confesso que no meu pc, uso pasta barata, não é para não gastar, mas por achar que é tudo igual...mas como no pc é fácil a troca, faço isso de tempo em tempo, apesar de ter pc a muito tempo, nunca usei pasta de qualidade. O que disse acima é baseado na minha lógica, se um pc com um gabinete de 56x56x23 mm como o meu, com ventoinhas de 120 mm de diâmetro, todo "furadinho" ainda assim o processador aquece, como achar que dentro de um note sem ventilação praticamente, contando com um cooler que nem barulho faz, irá manter o processador em níveis de temperatura adequados???? Posso até estar errado na prática, mas na teoria faz sentido...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, misterjohn disse:

confesso que no meu pc, uso pasta barata, não é para não gastar, mas por achar que é tudo igual (...) se um pc com um gabinete de 56x56x23 mm como o meu, com ventoinhas de 120 mm de diâmetro, todo "furadinho" ainda assim o processador aquece...

 

Entende a relação? Exatamente o que eu falei. Se usa pasta barata não espere muita coisa, se foi o técnico que instalou, pode estar tudo mal instalado, com a orientação errada, etc, etc, etc. Obviamente que você está vivenciando uma bateria de problemas.

 

Estamos falando de duas filosofias.

 

Uma de usar produtos de má qualidade e ficar mexendo no micro o tempo todo, acabar quebrando as coisas e estar sempre fazendo "reparos" e gabiarras no micro.

 

A outra de usar produtos de qualidade e só abrir o micro esporadicamente (esporadicamente mesmo) para fazer um upgrade, dar uma limpada, trocar um HD, etc. 

 

No final das contas, sai mais barato a segunda opção. Evita cabelos brancos também :P Agora eu tenho mexido muito no micro por causa dos testes, mas eu costumava ficar 3-4 anos sem fazer nada. Quando eu fazia o upgrade de uma peça eu aproveitava para passar o bico do aspirador. Só isso. O micro nunca abriu o bico, nunca travou, nunca aqueceu, nunca nada. Eu ligava, usava e desligava. Anos a fio.

 

Mas isso é um caminho que para você apreciar você tem que primeiro fazer e ver como é. 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, e tenho um exemplo aqui em casa, minha filha comprou um micro em 2008, só fui formatar e reinstalar o windows 5 anos depois, isso porque era o XP...mas ela também não faz besteiras como eu que navego em sites problemáticos, nesse mesmo tempo devo ter formatado umas 200 vezes, além do que, faço do meu pc um campo de provas, se tenho um problema vou atras de algum programa, custe o que custar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×