Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pintura de gabinete


Posts recomendados

Olá.

 

Quero pintar um gabinete originalmente branco. Pretendo usar uma cor escura, e, se possível, acrescentar alguns detalhes pequenos em outras cores.

Pelo que pesquisei, as opções mais comuns são tinta automotiva (que, creio, seja um processo caro) e tinta spray. Estou procurando uma opção com um custo bem acessível, na medida do possível.

Então, peço recomendações, e também dicas de como proceder quanto ao preparo do gabinete. :tw_blush:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Atretador disse:

Spray sai fácil, se não tomar cuidado na montagem pode marcar as peças, em especial os cabos, e pode descascar bastante com batidas\arranhões. :x

Entendo. Me recomendarias que tipo de tinta?

 

 

6 horas atrás, misterjohn disse:

Amigo não precisa usar tinta automotiva, nem sprays caros, basta comprar tinta esmalte para metais, lixa fina para tirar algumas imperfeiçoes e usar um rolinho de espuma, pinta melhor do que pincel e não solta pelos.

Obrigada pelas dicas. Essa tinta tem uma durabilidade maior do que as de spray? E para as partes em plástico eu poderia usar a mesma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As tintas de spray requer um controle para igualar toda a superfície, se colocar pouca num lado e muita em outro, ficará ruim, se colocar muita pode escorrer, por isso que o rolinho se ajeita mais, mas tem quem tenha habilidade para usar o spray...não há restrição de pintar plásticos.

Obs: Quer uma "boadica"??? Vá a uma oficina de funilaria de autos, dá uma "caixinha" para o pintor, usando pistola e tinta automotiva e alguém que saiba aplicar, o resultado é muito melhor.

adicionado 1 minuto depois
11 horas atrás, karenatwired disse:

Entendo. Me recomendarias que tipo de tinta?

 

 

Obrigada pelas dicas. Essa tinta tem uma durabilidade maior do que as de spray? E para as partes em plástico eu poderia usar a mesma?

Desculpe pelo "amigo"....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para usar spray você precisa:

  1. Ter um local adequado onde aplicar. Não pode ser aberto (ter corrente de ar) mas precisa ser ventilado. Também precisa ser afastado de animais e insetos.
  2. Ter paciência. Você não vai conseguir pintar de 1x. Passará uma demão de primer ou base branca (no seu caso aproveitar a cor original!) e então até umas 3x da cor preferida. Preferencialmente lixará entre as demãos, assim a pintura fica bem lisa. Dependendo do formato do gabinete terá que girá-lo e pintar áreas em separado. Se tentar preencher a cor toda de uma vez vai escorrer, não tem jeito.

O acabamento porém fica muito bom. Não precisa ser spray automotivo, mas em toda minha experiência de quem pintou seu próprio gabinete com spray: também não pode ser qualquer spray.

 

Escolha um específico para metais ou um que seja esmalte. Tintas flexíveis, dessas que não identificam exatamente qual o tipo mas que servem para madeira e ferro não são a melhor escolha. Elas aderem muito bem, o acabamento fica ótimo porém a maioria tem uma composição química que reage com o revestimento da maioria dos fios elétricos. Isso mesmo.

 

Sabe aquele fio do seu mouse, o carregador do celular e etc? Se tocarem a pintura por muito tempo podem fazer a tinta derreter. Descobri da pior forma. :lol:

 

Depois de vários testes me parece que a tinta esmalte (e outras mais especializadas) não sofrem do mesmo problema. A tinta esmalte em spray assusta de início: Não adere bem, arranha fácil, só que é questão de cura. Acontece por a maioria usar solventes, os quais evaporam lentamente. Deixe passar um mês com cuidado ao manipular o objeto e ela fica bem resistente.

 

E falando em solventes você está com sorte, caso ainda queira se arriscar com sprays: Tinta esmalte branca à base de solvente amarela. Felizmente você quer usar uma cor escura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@karenatwired a melhor forma de pintar é com pistola e compressor, que oferece um fluxo mais homogêneo de tinta. Faça como o @misterjohn disse e procure alguém que possa fazê-lo, para ter o melhor resultado ou vá de spray mesmo.

Não recomendo o rolo pois, de qualquer forma, você precisará de pincel para fazer os detalhes e o resultado ficará desigual, cheio de marcas.

Mas em qualquer um dos casos o primer é essencial para a fixação da pintura na superfície e para um bom acabamento. Caso contrário a pintura poderá descascar com a simples manipulação do gabinete.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...