Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lm317 e Fusível Eletrônico


Visitante

Posts recomendados

Estou com um projeto aqui e preciso de alguns tensões diferentes de 12V, 5V e 3,3V... eu consegui um regulador fixo para 12V, mas os reguladores de 5 e 3,3V não tem aqui na maior loja que conheço de eletrônica(se for comprar na net vai demorar muito tempo)... enfim... Comprei dois Lm317 para fazer o serviço, mas se o mesmo der curto ou mal contato na resistência do adj ele joga a tensão de alimentação direto no circuito e torra tudo...

 

Bem... ainda não vi, mas acredito que aqui também não tenha fusíveis de baixa corrente como 500mA ou menor(vou alimentar um esp com 3,3V com consumo de no máximo 220mA, Arduino stand alone com um lcd em 5V que vai ser menor que 1A de corrente de consumo)... Então estava vendo alguns circuitos de "fusível eletrônico"... achei bacana, mas tem uns bem complicados...

 

Pergunta essa seria a melhor solução para o meu caso que quero evitar do aumento de tensão/corrente? Tem algum jeito mais fácil até, é claro, de colocar um fusível? Porque eu estava fazendo um teste aqui com um lm317 como fonte de 12V deu um problema nele e acabou levando um regulador de 5V junto(esse que tive que substituir)... Então já estou com um pé atrás (ah! o regulador era antigo, mas pouco uso, só tirei da placa velha e re-soldei).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de olhar muito fusível digital fiz um simples para min ... baseado que vi até hoje... Se tiver algum erro ou onde melhorar dá um toque para eu modificar ou avisar que vai da ***** X)

 

59909dc823824_Fusivel.thumb.PNG.1780fdcd9247f3d338393e252e20c947.PNG

A ideia é pegar um fusível zener e ele só vai passar corrente quando superar a tensão dele de 3,3V ai ele ativa o TIP e não deixa a tensão do motor subir muito além dos 3,3V do regulador. Sem esse transistor e o zener o circuito estaria em 10V... 

 

^^ esperando ajuda X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se cem desses circuitos eu vi, com reguladores fixos tipo LM78XX, ou LM317, LM350 ou LM334, em nenhum deles vi a preocupação por ti demonstrada. Mas cada um cada qual..

 

Esse tipo de preocupação é típicamente usada quando a carga for extremamente sensível, com valor fixo de tensão. Se chama proteção Crow-bar e se procurares na internet com esse nome vais encontrar imensidão de material sobe a mesma. Procure também por Crow-bar protection

Veja ai:

https://www.google.com.br/search?q=crow-bar+protection&client=firefox-b&source=lnms&também=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiv-6me9NTVAhXC2yYKHUDRDW8Q_AUICigB&biw=1680&bih=906

 

Se tua preocupação for o CI regulador, esqueça, ele é meio que a prova de curto...  Preocupe-se mais com a FCEM gerada pelo motor que outra coisa qualquer. Um diodo inversamente polarizado, em paralelo com o motor geralmente basta para proteger contra a força contra eletromotriz do motor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que to vendo o crow-bar evita variações de tensão no circuito... quando dá surtos e negocio ativa e estabiliza... , se não estabilizar ainda vai precisar do fusível... procurando achei o que me interessa que é o active crow-bar que faz o circuito desligar se der over tensão... uma carinha usou um relé... mas sem relé ele falou que dá para fazer com mosfet de potencia e coisa do tipo

 

O mais perto que achei

http://www.edaboard.com/thread181493.html

 

Teoricamente não vai pegar fogo se abrir meu circuito para 16V... Vou ver se modifico algo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Pelo que to vendo o crow-bar evita variações de tensão no circuito... quando dá surtos e negocio ativa e estabiliza... , se não estabilizar ainda vai precisar do fusível... procurando achei o que me interessa que é o active crow-bar que faz o circuito desligar se der over tensão... uma carinha usou um relé... mas sem relé ele falou que dá para fazer com mosfet de potencia e coisa do tipo

 

O mais perto que achei

http://www.edaboard.com/thread181493.html

 

Teoricamente não vai pegar fogo se abrir meu circuito para 16V... Vou ver se modifico algo ...

O circuito crow-bar de proteção definitivamente não tem a função de não deixar que a tensão varie.. Ele é uma proteção do tipo "caramba" ou seja, quando transgredida determinada tensão ele abre, não deixa mais passar corrente para a carga, de modo definitivo ou intermitente..  Por isso seu uso mais se limita a proteção de cargas sensíveis.

Os CI's  reguladores de tensão tem geralmente a função de proteger a si mesmo, não necessitam de ajuda..

Se você queimou um CI regulador de tensão alguma caca, fora do normal e fora de suas especificações limites você aprontou.

Vejo muita gente boa queimar o regulador por tentar alimentar cargas indutivas sem diodo reverso de proteção. Já vi também o pessoal queimar regulador por aportar capacitores de elevado valor sem colocar os diodos de proteção que o fabricante recomenda, no datasheet do mesmo. Ai não conta amigo pois você acha que o CI queimou de ruim quando ele queimou porque você foi ruim na aplicação dos limites recomendados..

Veja ai os diodos de que falo, na figura 9 da página 10 do datasheet do CI. http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm317.pdf

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só sei de uma coisa, ligar motor em reguladores com essas proteções não funciona. Vai desarmar toda hora, minha fonte tinha e acabei tirando. 

@Bommu Perneta tem até um tópico aqui no fórum de um cara que tentou fazer uma proteção dessas, com motor não funcionava nem com reza, acho que você até participou. 

Sobre essa de dar mal contato no resistor eu não entendi, é só colocar um de valor fixo pra 3V3 ou 5V e soldar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já pesquisei para k7 aqui... consegui mais ou menos que eu queria... mas na parte de simulação está muito ruim... ou o Multisim simplesmente ignora completamente a corrente indo para o terra com uso de TIP e coisa do tipo... ou no proteus o lm317 para de funcionar de vez (passa tensão, mas sem corrente, mesmo que eu desconecte tudo lol ). E quando não a corrente que flui* depois desse fusível eletrônico é ridícula para a carga que coloco T_T em 20ma com o uso de acoplador... ou coisa do tipo mesmo... até em curto ainda da corrente baixa* e ainda dentro dos 3,3V.

 

 

Ai quando crio um novo circuito com 3,3V consigo uns 2A... enfim...

 

Enfim... só partindo para parte prática, pois na simulação da uma droga...

 

 

Resumo da história:

Vou amanhã perguntar se eles tem fusível mesmo do que eu quero ou arrisco e monto logo o circuito . O negocio que o esper não é meu... o atmega pode até pegar fogo, consigo outro uhahuahauh

 

Os motores são só para colocar carga ... também coloco resistor e leds...

 

Eu to usando aquela ponte H com risco de curto no projeto X) ta funcionando e PWM também... E to alimentando com um regulador de 12V visto que com 16V a budega morre...

 

 

... dia longo...

adicionado 8 minutos depois
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Sobre essa de dar mal contato no resistor eu não entendi, é só colocar um de valor fixo pra 3V3 ou 5V e soldar. 

Eu estava usando minha protoboard aqui... não sei que cag@da deu e quando vi a tensão estava quase a mesma da rede de 16V ... o negócio deu curto no meu regulador de 5V e tudo foi para o beleleu(reguladores só) ... isso eu estava tentando alimentar minha ponte H com esse regulador variável...

 

Mas antes que falem o regulador fixo de 12V não tem problema até agora X)

 

Se um fio escapar da protoboard é "sal" ... caixão... ai complica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mexer com essas coisas na Protoboard é uma droga mesmo. 

Quando é assim eu faço uma aranha mesmo, se ficar bom eu faço bonitinho. 

Protoboard só pra baixa corrente mesmo, circuitos integrados, transistores, essas coisas aí... 

adicionado 2 minutos depois

Ainda não estou acreditando que não conseguiu comprar um 7805, porque não comprou um zener de 5V6 pra fazer aquela velha gambiarra com transistor. 

Ou então usa uma fonte de PC velho, tem todas as tensões que precisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara digitou lá lm1117 não achou e nem o 7805... um tristeza. Só o 7812...

 

Até comprei um zener de 3,3V (0,5W)... um colega meu falou sobre, mas como não conheço tanto essa gambiarra eu preferi não arriscar X) ainda mais que não é todo dia que tenho um osciloscópio para ver como isso segura os CIs...

Mas vou tentar tudo isso se precisar mesmo ^^

 

Me deram até um modulo de 5V e 3,3V com entrada USB e de fonte de uns 12V... mas como vou fazer um circuito não vai adiantar muito no final...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gambiarra é muito boa pra baixas correntes, no caso de ci vai funcionar muito bem. Só pra ter uma ideia já vi aparelho vendido em loja usando isso. 

Pesquisa aí, até no fórum tem. Faz umas duas semanas que apareceu alguém pediu algo do tipo por aqui. 

Não é tão boa quanto um 7805 mas vai te servir. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to testando meu circuito aqui na protoboard... como não tenho ainda resistor de 900ohms coloque 3 de 300 em série no ADJ direto para o terra (negativo da minha fonte de 16 V)  , nessa mesma linha ligando a saída coloquei um resistor de 300ohm, pronto isso daria os 5V que quero, teoricamente. Para evitar problema na entrada coloquei um diodo 1N4007 e na entrada e saída coloquei dois capacitores eletrolíticos de 25V e 10uF. 

 

Olhando de frente o lm317 (onde tem a nomenclatura do mesmo)

da esquerda para direita AdJ, Saída, Entrada. Pelo menos li isso no datasheet.

 

Pronto teoricamente montei corretamente... mas na hora de ligar a budega vai para 15V. Teoricamente a única forma de dar isso é o Adj está sem resistores ligando ao terra... mexi várias vezes, vi se tinha continuidade, resistência e tal... e tinha... Depois de um tempo mexendo, sem alterar em nada o circuito apareceu os 5V que eu tanto desejava. Desliguei , liguei de novo e estava lá...

 

Porém quando fui testar em um led tinha um brilho muito forte... Olhei de novo a tensão e lá estava os malditos 15V na saída... Dai para frente não voltou mais, desliguei verifiquei tudo, mexi um pouco mais para ver se tirava o mal contato e não saiu mais disso.

 

Tirei o lm317 do circuito e duas pernas deles está em curto(entrada e saída), como aconteceu no circuito anterior, se eu prosseguir com testes pode ser que eu queime o regulador de 12V que está em paralelo com ele.

 

Tenho outro lm317 aqui ainda para teste... apesar de eu precisar de dois.... É uma desgraça mesmo, não sei se tento soldar ou se to fazendo algo errado... Essa ***** não está funcionando comigo...

 

Uma explicação seria bom... mas ta ...

adicionado 25 minutos depois

Fonte  HP 09572231. Dá para achar ainda na net por ai...

adicionado 26 minutos depois

Funciona com o regulador de 12V ainda ta vivo aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro caso que tenha 15V na saída é quando a entrada* e saída estão* em curto(justamente o com esses pinos depois de um tempo)... Além do caso* de não colocar o resistência para o gnd (sem fazer o divisor de tensão). 

adicionado 9 minutos depois

Lembrando agora... no circuito anterior eu usei um potenciômetro... O negocio funcionou por um tempo e depois que coloquei para ele alimentar a ponte H ele deu logo de cara 15V... Antes com led até que funcionava!

 

Depois quando coloquei o potenciômetro para zero vi um luz saindo do mesmo, ou seja, já estava em curto... O curto a entra e saída do lm317, com o curto pode levar a morte outros reguladores ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei exatamente as loucuras que estás fazendo ai mas está virado, esse seu circuito, num excelente queimador de CI's.

Eu jamais usaria uma protoboard para montar uma fonte com regulador de tensão, As chances de queimar contato, oferecer mau contato, não aguentar corrente, fritar trilhas é enorme..

 

Mais um conselho..

Quanto a ter acesso a valores de resistores, faça de uma vez por todas e de modo urgente...

 

Note que os valores da linha mais comum de resistores ( Resistor Carbono CR25 - 1/4W ) que o mercado oferece é a dos múltiplos de

1

1,2

1,5

1,8

2,2

2,7

3,3

3,9

4,7

5,6

6,8

8,2

São um total de 12 valores

 

Se fores contar agora os multiplicadores vais ter

x1

x10

x100

x1.000

x10.000

x100.000

 

No total o conjunto daria 6 x 12 = 72 diferentes valores

Considerando cada resistor no valor de R$ 0,02, daria R$ 0,02 x 72 = 1,44 cada conjunto completo de valores, ou seja, não mais de R$ 14,40 por 10 resistores de cada um dos valores comerciais entre 1 e 820.000 ohms.

Veja ai: http://proesi.com.br/componentes-eletronicos-2/resistor-ohms.html

 

Não vale a pena esquentar a cabeça com a questão resistor para teste em bancada..

Para guardar isso dai podes adotar solução pronta, como por exemplo essa dai:

http://www.eletrodex.com.br/gaveta-avulsa-para-o-gaveteiro-magus-cg5.html

 

Note que ela tem 6 gavetinhas internas se colocares os separadores próprios. Bastam seis dessas gavetas para guardar todos os seus 720 resistores de forma organizada e de facílimo acesso. Basta chamar cada gaveta de um numero, 1, 1,2, 1,5, 1,8, etc e tal e cada escaninho interno de um multiplicador, 1, 10, 100, 1000 etc

Ou adotes uma solução mais barata, feita em casa, caixa de sapatos ou menores, com múltiplas divisões internas mas sempre com um mesmo valor e todos os seis multiplicadores...

Ai, ao buscar um resistor de 470 ohms é só pegar a caixa 4,7 e buscar no escaninho de x 100..

 

E quando fores fazer um circuitinho como esse seu ai faça no modo aranha, com componentes soldados. Muito mais seguro, confiável e estressante para os componentes.

 

Ademais, CI's reguladores não devem ser usados sem dissipador nem para teste. Suas capacidades dissipativas se reduzem a poucos Watts quando operados desse modo..

No mínimo dos mínimos isso dai:

images?q=tbn:ANd9GcT1qwmxgvhYV0ZxkGo45A8

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois me furar tirando um dissipador de um fonte velha aqui( tirei dois falta dois T_t) fiz a montagem no tipo teia e o bagulho funcionou 5V fixo e led funcionando+motor em paralelo. Até mesmo o motor está bem forte para 5V. 

 

Coloquei ele em um dissipador e usei os mesmos componente, só não usei os capacitores(que estão ok sem curto) para simplificar o que já tava difícil de soldar.

 

Ai em baixo o circuito, notem que o regulador de 12V fixo ta de boa no circuito... sem problemas...

Parece que as protoboards são Ci killer, no caso do lm317... do outro nem importa...

 

 

Deixei mais de 5min testando aqui... Tudo bem. Abaixo a foto da trapalhada ^^ o Arduino mini, o atmega e a ponte H só estão de enfeites... não estão ligados ao 12 e 5V. Quem ta ligado só os leds verde e vermelho e o motor na saída dos 5V.

 

 

Valeu pela ajuda ai povo!

 

WIN_20170815_12_40_50_Pro.thumb.jpg.74f521dbbaea1ebc3b8877dd63aedac9.jpgWIN_20170815_12_41_11_Pro.thumb.jpg.25cdf4791d3c7ab88807fc0434f6399d.jpgWIN_20170815_12_41_33_Pro.thumb.jpg.d7844d78b5d4f3b13efc1467c8c3320e.jpgWIN_20170815_12_43_23_Pro.thumb.jpg.c02a8159a0d9093c67d0eecf5d75ceb8.jpgWIN_20170815_12_43_33_Pro.thumb.jpg.310c789a5da81019fabaa59e9bfd420c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, faller disse:

Esse teu led tá com cara de ter sido ligado direto em 5 Volts????  sem resistor limitador nem nada????

Seria verdade????

Tem um resistor ai(300ohms), só que o brilho estourando na câmera não permite ver direito... mas ele esta lá... igual a minha esperança de um futuro melhor, não consigo ver nada huauahuhauhahua

adicionado 3 minutos depois

Na primeira foto da para ver ele, meio escondido atrás encostado no led ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como mais segurança, como o mesmo circuito só mudei os 3 resistores por 1 resistor de 480ohm ou coisa do tipo e estava dando 3,2V próximo o que eu queria, liguei um led e tudo funcionando bonito.

 

Mas fui ligar um esp8266 que acreditava que estava com problemas de curto ou coisa do tipo, porém mesmo o regulador lm317 apresentando a declaração no datasheet de " internal Short-Circuit Current Limiting" o regulador morreu (curto entre os pinos de entrada e saída de novo e dando +12V de saida) e o esp esta em curto entre o Vcc e Gnd logo a pós. Ou seja, levou o farelo. E eu esqueci de colocar o fusível de 300mA.

 

Acredito que foi o esp que estava com problemas(devido ele fazer o arduino desconectar da USB e reconectar... seja usando o regulador de 3,3V dele que tem pouca corrente ou o de 5V com divisor de tensão com resistor ou com o ouso de 3 diodos para reduzir a tensão de entrada do para próximo de 3,3  e o lm só fez piorar o caso), mas... também por outro lado o regulador variável se apresentou muito frágil... 

 

Não sei se dizer se o regulador é fake (mas ele segurou 5V para o motor e led antes)...

Até ter algo seguro, mesmo que  @faller fale que ele é a prova de idiotas, olha, os idiotas do Br estão se proliferando igual a eu uhahuahuahuauh, tomem muito cuidado com esse regulador por que porcentagem de falha muito grande e qualquer coisa lá se vai o teu precioso dinheiro. Enfim... vou comprar outros reguladores e/ou comprar algum fino no mercado e comprar um esp novo para o colega T_T .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...