Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligamento sem motivo aparente


Posts recomendados

Ola tenho tido um problema com meu pc mas n encontro o motivo de jeito nenhum, do nada ele desliga e acende um led vermelho na parte inferior a configuração dele e esta
placa-mãe: AB350-GAMING4
processador: ryzen 5 1500x
ram: 8g hyperx ddr4, 4g hyperx ddr4
fonte: corsair 600V
placa de video: 1050ti 4g 1fan
por favor se alguém souber o motivo me ajude.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha minha configuração e esta abaixo:
ryzen 5 1500x
Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM4 ATX GA-AB350-GAMING 3 DDR4
Memória Kingston HyperX FURY 4GB 2133Mhz DDR4 CL14 Black Series
Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2133Mhz DDR4 CL14 Black
Fonte Corsair CX-600W - CP-9020048-WW 80 Plus Bronze
HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s 
5- Cooler FAN CoolerMaster R4 Sickleflow X 120
Controlador Multi FAN Thermaltake Commander F6 RGB LCD AC-024-BN1NAN-A1
Placa de Vídeo VGA NVIDIA GIGABYTE GEFORCE GTX 1050 Ti 4G - GV-N105TD5-4GD
talvez a fonte não aguente porque eu uso ele para fazer modelagem 3d então força ele a 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renan custodio12 Também renderizo coisas de uma a duas vezes por semana além de manter o PC quase sempre ligado, e ainda não vi fonte minha arriar por isso.

 

Perguntas relevantes:

  • Liga o PC direto na tomada, usa filtro de linha (qual?) ou estabilizador? O primeiro teste básico é conectar o PC direto na tomada, em uma tomada diferente. Caso use estabilizador já encontrou o culpado.
  • Qual a idade da fonte?
  • Se tiver algum amigo com fonte potente o suficiente tente pegar emprestada para testá-la e mande a sua para ele usar enquanto isso, assim também será testada em uma config diferente.
  • Edit: E informar quando exatamente ele apaga ajudaria muito. É quando está renderizando ou é aleatório?
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renan custodio12 Ainda acredito que sua configuração não precisa de uma fonte de 600W :P.

 

As perguntas feitas pelo amigo @Nihal são boas, fora que eu também não vi nenhuma fonte dar esse tipo de problema só por alguns esforços extras, eu mexo com vídeo para o youtube(pouco mas sim) e renderizava vídeo usando fonte genérica de 450W, sem gpu, nunca deu problema, mas render usa muito o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, renan custodio12 disse:

CP-9020048-WW

Essa fonte é nova?

adicionado 22 minutos depois

TÁ BOM... vamos lá, esse assunto é chato, visto que recomendamos a linha cx da corsair para quase, senão todos, do fórum.

 

Linha Corsair CX Series = péssimos capacitores.

O que o capacitor faz na minha máquina?  Bem, a grosso modo, ele armazena energia. Isso porque aparelhos eletrônicos precisam de uma corrente contínua.

Ou seja, enquanto a fonte recebe energia alternada, o capacitor armazena energia pra liberar de uma forma contínua e uniforme.

 

E o que acontece quando a corrente falha? Ele se desliga para evitar danos.

Mas Bad Follen, porquê vocês recomendam essas fontes? Porquê pra um capacitor desse falhar, só se você demandar uma carga MUITO alta, ou exigir MUITO dela, que é o caso do pessoal que faz overclock, trabalha com tarefas pesadas que demandam mais energia por um espaço de tempo grande.

 

Há um tempo atrás, o pessoal dos EUA estavam comprando essas fontes da CX, pois eram bem baratos, retiravam os capacitores e colocavam melhores. Valia pelo preço, mas atualmente não vejo mais ninguém falando isso. Concluo que eles trocaram de fonte, quem sabe.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não uso estabilizador, uso ele direto na tomada porém hj ele não quis ligar e ficava com os alertas CPU E DRAM ligados, só consegui ligar quando removi meu pente de 4g sera que ter um pente de 4 e um de 8 daria algum problema ? obs: os dois operam na mesmo frequência.
a e a fonte e nova comprei este pc inteiro do 0 no começo de julho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renan custodio12 Quando se soluciona um problema removendo o pente de RAM isso normalmente indica RAM defeituosa. Já no seu caso eu não teria tanta certeza, pois dificilmente o PC desligaria, normalmente o PC sofre BSOD or só um restart. Se quiser mesmo eliminar RAM como culpada pode rodar um memtest86+ durante a noite.

 

Você não respondeu minha última pergunta. Outro sintoma de RAM ruim é ter problemas aleatórios, sem ligação tão direta com a intensidade de uso do PC no momento. Se o desligamento ocorre só quando está com carga alta, nunca quando está em idle, isso aponta para fonte ou mobo e cpu.

 

Você precisa eliminar peça por peça para achar a culpada:

  1. Botão: Desconecte o botão de ligar o pc da placa-mãe e ligue o PC tocando o pinos positivos e negativos de power com uma chave de fenda ou clip de papel. Tome cuidado para tocar os pinos certos e nada mais. Use o PC normalmente. Se continuar com problemas não é ele.
  2. CPU: Para eliminá-la você teria que estudar os logs do momento do crash no Event Viewer. Alguns erros são muito característicos de CPU ruim ou com mau contato. Se os logs estiverem limpos provavelmente não é ela.
  3. Placa de vídeo: No caso de placa de vídeo o PC costuma congelar ou só perder o vídeo. Só não a descarto completamente como culpada pois parece que o Ryzen não tem vídeo integrado, então não sei como se comportaria se a dedicada subitamente parasse de responder. Você precisaria testá-la em outro PC ou testar uma placa diferente no seu.
  4. Fonte: Se ele desliga exclusivamente quando você o coloca em carga máxima deve ser ela. Ou ela não teria potência o suficiente (o que não parece ser seu caso) ou está com defeito. Para confirmar também teria que substituí-la ou testá-la em um PC diferente.
  5. RAM: Memtest86+.
  6. HD: O PC sofreria BSOD ou reiniciaria, reclamando que não há disco para boot, dificilmente desligaria. Geralmente se pega um HD ruim olhando o SMART dele e logs do Windows.
  7. Placa-mãe: Se nada mais for o culpado, por eliminação deve ser ela. A sua em particular parece usar LEDs para informar problemas, não? Leia o que o manual diz sobre as luzes que está vendo. É capaz que esteja reclamando de CPU, RAM ou placa de vídeo, nesse caso em primeiro lugar tente reinstalar a peça correspondente ao código só para confirmar que não é mau contato por má instalação da mesma.

Também sugiro que baixe o HWiNFO64 e comece a colocá-lo para salvar as leituras em logs. Depois verifique se há algum padrão antes do crash, como uso mais alto ou reduzido de algum componente, temperaturas, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...