Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estruturas de Rede - Iniciante - Topologia


Posts recomendados

Prezados, 

 

Primeiramente venho a agradecer a todos que reservarem um pouco do seu tempo para me ajudar com este tópico.

 

Minha dúvida é a seguinte:

 

1 - Falando a grosso modo é essa topologia que segue um rede?

Começa pela Prestadora de Internet
Que vai para o Modem ou Roteador
Que é ligado ao Switch
Que é ligado ao Patch panel
Que é ligado nos Pontos de rede
Que é ligado nas Workstations

 

Está correto? ou eu pulei ou inverti alguma coisa? Vale lembrar que estou falando a grosso modo, mas se quiser detalhar fique a vontade será de muita utilidade.

 

2 - O que compõe um painel de telecomunicações?

 

3 - Cabeamento vertical... ele deve ser somente vertical mesmo ou pode ser horizontal, mas o que o caracteriza como cabeamento vertical é a fibra óptica?

 

Galera se puder me ajudar com essas dúvidas seria muito bom. Creio que são dúvidas simples de iniciante, mas que para mim ainda está um pouco obscuro.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

1 - Falando a grosso modo é essa topologia que segue um rede?

Começa pela Prestadora de Internet
Que vai para o Modem ou Roteador
Que é ligado ao Switch
Que é ligado ao Patch panel
Que é ligado nos Pontos de rede
Que é ligado nas Workstations

 

O Patch Panel em tese já é um switch. No mais, o caminho seria este mesmo.

 

Citação

2 - O que compõe um painel de telecomunicações?

 

http://www.forcaeluz.eng.br/site/index.php?idCo=4503f7ea58e17d6c9578efc0fb5a5ae920150521201631&local=detalhes_subgrupo&id_subgrupo=40

 

Citação

3 - Cabeamento vertical... ele deve ser somente vertical mesmo ou pode ser horizontal, mas o que o caracteriza como cabeamento vertical é a fibra óptica?

 

http://www.ehow.com.br/significa-cabeamento-vertical-fatos_16990/

https://docente.ifrn.edu.br/diegopereira/disciplinas/2012/instalador-e-reparador-de-redes/sistemas-de-cabeamento-estruturado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela sua resposta já ajudou bastante.

 

Agora outra pergunta.

 

Boas práticas de cabeamento estruturado/segurança diz que a "Entrada de telecomunicações" deve ser separada da "Sala de equipamentos". Mas pelo que eu entendi as duas basicamente são a mesma coisa.

Então se eu quisesse seguir está boa prática, eu teria que ter um Rack ou Painel de telecomunicações na parede de uma sala recebendo o cabo externo de rede, dentro deste painel terá também um modem, pabx e o que mais posso colocar nele?

Sobrando para a outra sala "os equipamentos": 

 

01 Rack contendo:
- Patch Panel 
- Switch
- Servidor
- Nobreak

 

É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A entrada de telecomunicações é onde ficam os equipamentos da Prestadora. Pode ser interessante que fiquem em local distinto para evitar que funcionários da operadora (comumente terceirizados) acessem a sala de equipamentos.

 

Se o cabo externo da prestadora for de pares metálicos ele deve chegar no DG (distribuidor geral) e daí segue para um patch panel ou um DI (distribuidor intermediário).

 

Sendo um cabo de fibra óptica é terminado em uma caixa de emenda e conectado a um modem óptico por cordões ópticos. Toda essa infraestrutura é da Operadora, o cliente fornece o espaço num rack ou prateleira ou rack de parede. O PABX pode ficar em rack ou não, depende do modelo.

 

As baterias não devem ficar na sala de equipamentos, a menos que sejam para essa aplicação (tipo VRLA). Em uma instalação grande as baterias ficam em sala ou armário próprio da estrutura de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...