Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor para ponte H consumo 2.2A


Posts recomendados

Olá quero monta uma ponte H para um pequeno servo motor 

Segundo o datasheet a tensão é de 4.7 até 6v

 

Minha dúvida é sobre a corrente

Segundo o datasheet

running current é de 900mA e 

A tal de stall current e de 2.5A

 

Pelo que entendi esta stall current e quando o servo estiver com força máxima,  mas quando medi o servo deu 2.2 sem carga

 

Então teria que usar transistor para 2.2A no mínimo,  então qual seria este? 

 

Outro detalhe montei  em protoboard com bcs 548 e 558 e funcionava porém o que esquentava era os cabinhos de ligação da protoboard os trasitores aguentaram.

Outro detalhe a ponte H não poderia ser muito grande se exeder o tamanho de 2 relés já fica inviável

A ideia e diminur espaço. 

 

Obrigado. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://eletronworld.com.br/eletronica/6-alternativas-de-como-controlar-motores-com-a-ponte-h/

 

Tenta com TIP que aguenta uma boa porrada de corrente... EU fiz com power mosfet porque sou doido e peguei o primeiro que veio frente (antes eu fiz com relé, mas fica aquele click, click)... Mas como vai puxar mais corrente ai vai precisar de dissipador e pode levar teu espaço reduzido que você quer... até o L298N é bem grandinho junto com o dissipador... Claro, também depende de quanta corrente tua fonte pode oferecer e tal...

 

 

 

você esta testando com pouca corrente que os esses transistores são possíveis de enviar...

Funcionar tudo bem, o negócio roda, mas segurar uma carga ou ter maior torque já é outra história.

 

 

Sobre ele puxar corrente desde o início alta pode ser que ele tenha alguma engrenagem de redução ou coisa do tipo, não?

3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Pelo que entendi esta stall current e quando o servo estiver com força máxima

Sim. Dentro da tensão testada pelo fabricante, tensões maiores já é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Outro detalhe montei  em protoboard com bcs 548 e 558 e funcionava porém o que esquentava era os cabinhos de ligação da protoboard os trasitores aguentaram.

Tenho quase certeza que os cabos finos e a protoboard ajudaram os transistores a não queimar. Acredite, esses cabos foram o anjo da guarda desses transistores! :lol: 

 

Poderia usar  BD135/136 não são transistores tão grande, ou quem sabe BC337/327 ou também BC639/640, não acredito que irão aguentar com carga, mas quem sabe.

 

Outra solução seriam aqueles Mosfets de placa-mãe, são meio ruins de achar pra comprar, mas se tiver uma placa velha da pra tirar e usar de boa. Não sei como é o espaço a, mas será que dá pra colocar TIP ou IRF?

 

E tem aquelas Ponte H já prontas, além do famoso L298 tem o BA6209.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava imaginando se o circuito ja esquenta ... imagina isso puxando mais corrente X) 

 

Eu interpretei que ele tava puxando 2A testando fora da ponte H dele X) huahuauhauhahuahuahua O negócio vai se alto destruir ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Sobre ele puxar corrente desde o início alta pode ser que ele tenha alguma engrenagem de redução ou coisa do tipo, não?

Sim várias engrenagens. ..

 

18 horas atrás, Mestre88 disse:

Poderia usar  BD135/136 não são transistores tão grande, ou quem sabe BC337/327 ou também BC639/640, não acredito que irão aguentar com carga, mas quem sabe

Pensei em fazer com BD139/BD 140 , mas tenho um BD 140 q chaveiam 4 coolers pequenos totalizando 1.2A e já esquenta um bocado ai descartei a ideia. 

 

18 horas atrás, Mestre88 disse:

 

Outra solução seriam aqueles Mosfets de placa-mãe, são meio ruins de achar pra comprar, mas se tiver uma placa velha da pra tirar e usar de boa

Tinha uma placa-mãe e acabei colocando fora porque não via muitos componentes q desse pra aproveitar. 

 

18 horas atrás, Mestre88 disse:

Não sei como é o espaço a, mas será que dá pra colocar TIP ou IRF?

O espaço pra ponte H é o espaço pra 2 relés, os reles ficam bem apertados. 

 

18 horas atrás, Bommu Perneta disse:

 

Eu interpretei que ele tava puxando 2A testando fora da ponte H

Exatamente ,eu testei só o servo,  esqueci de medir na ponte H

 

19 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Mas como vai puxar mais corrente ai vai precisar de dissipador e pode levar teu espaço reduzido que você quer

Esse é o detalhe pois ja terei que usar um regulador de tensão 338.

 

 

DETALHE:Esqueci de mencior que o acionamento é de 10seg ida e 10seg volta e em situações aleatórias então não sei se faz diferença para os transistores esse tempo curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, atamico disse:

Mestre88, poderia me ajudar em outro post antigo em que postou uma solução?

@atamico A qual post se refere?

 

5 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Pensei em fazer com BD139/BD 140 , mas tenho um BD 140 q chaveiam 4 coolers pequenos totalizando 1.2A e já esquenta um bocado ai descartei a ideia. 

BD135/136 e BD139/140 é quase igual, só muda a tensão de trabalho.

Pra ver que tem coisa errada aí, esse par tem mais de 10 vezes a capacidade de corrente do BC548/558.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem pretendia usar uma fonte chaveada de 29V 2.5A ( essas fonte consigo no  trabalho aos montes) ela tem bom espaço  assim posso acomodar mais circuiuto dentro dela.mas eu precisava reduzir a tensão dela para 5v.

Pretendia usar um 338 ou 350,  mas na eletronica o tecnico me disse que esses ci não me forneceria esse corrente, somente se a tensão tiver uma diferença de apenas 3V. Isso procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fornece somente em teoria, a potência dissipada entre 29 e 5V é muito grande, então o dissipador vai ser muito grande também, a ponto de não caber no espaço que você tem. 

A melhor opção para aproveitar a fonte é um regulador chaveado, tipo esses LM2596 que vendem por aí. 

Mas com certeza é muito melhor uma fonte de 5V direto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...