Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Alexandre_sant

library Windows.h

Recommended Posts

Olá, estou com um pequeno problema preciso fazer um programa que mostre os processos do computador me C, porém não faço a menor ideia de por onde começar, ouvi dizer que a uma função na biblioteca windows.h  faz esse essa leitura se alguém puder ajudar com a lista dos comandos das funções dessa library ou se souber que função seria ou com qualquer coisa relacionada ao assunto eu agradeço.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

EnumProcess, pelo que lembro, ela não retorna o nome do processo somente o PID. uma boa biblioteca que controla esse tipo de função é há PSAPI procure pela lista de funções dela no google que você vai conseguir realizar seu projeto! 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Alexandre_sant    2
  • Autor do tópico
  • 6 minutos atrás, Anonymous Programmer disse:

EnumProcess, pelo que lembro, ela não retorna o nome do processo somente o PID. uma boa biblioteca que controla esse tipo de função é há PSAPI procure pela lista de funções dela no google que você vai conseguir realizar seu projeto! 

vou pesquisar aqui muito obrigado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Poste depois o resultado, a EnumProcess é fácil de utilizar

EnumProcess(Ponteiro de uma array para ser preenchido os PID,tamanho maximo do array,Total de Bytes retornado pela função);

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
    Alexandre_sant    2
  • Autor do tópico
  • 17 horas atrás, CiroboyBR disse:

Da pra listar os processos do Windows digitando o comando "TASKLIST" no CMD.

obrigado pela ajuda acho que dessa forma vai ser mais simples de trabalhar como eu tenho que encerrar um eu posso usar o TASKKILK, estou utilizando o dev então posso fazer isso de forma simples

adicionado 14 minutos depois

obrigado pela ajuda pessoal ainda não irei encerrar o tópico por que posso precisar de ajuda mas já tenho um esboço do que pretendo fazer 

int main(){
        int pid;
        char cmd[256];

//printa na tela os processos do pc
        system("TASKLIST");
        //le do teclado o pid do processo a ser encerrado
        printf("digite o pid programa que deseja encerrar\n");
        scanf("%d",&pid);

//grava no vetor cmd a string com o comando TASKKILL mais o número do pid
        digitado pelo usuario
        sprintf(cmd,"TASKKILL /PID %d",pid);
        //retorna a string do vetor para dentro da função system
        system(cmd);
        system("pause");
    }

assim ele atende ao básico do que pretendo fazer, mas eu sou iniciante em programação e pode conter erros e "nubice", por isso toda crítica e conselho será bem vindo, mais uma vez obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem erro, mas assim você está "roubando" rsrs. Isso porque seu programa em C chama o comando tasklist, e este faz o trabalho. Imagino que o seu professor tenha pedido é pra usar a Windows.h, como o início do tópico sugere e se você entregar assim, pode ganhar zero porque não fez o que ele pediu ou 10 por ter "pensado fora da caixa", não sei. rs

Um exemplo de uso da EnumProcesses() pode ser visto aqui. Veja que ela não resolve tudo, é preciso mais código para de fato imprimir uma lista com nomes e PIDs dos processos. Tem mais sobre o assunto em Process Enumeration.

Abraços!

Editado por Fernando Mercês
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais