Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testar corrente elétrica de fonte DC


Posts recomendados

Ola, eu preciso de ajuda para conseguir testar a corrente que está sendo entregue por uma fonte DC 12V.
Sei que no multímetro tem entrada que permite o teste de até 10A, porém sei que o que está conectado na fonte gasta mais que 20A então acho que não deveria usar o multímetro pra isso!
(Tenho um amperímetro a disposição, porém pelo que reparei ele apenas mede corrente alternada, pois não consegui testar corrente contínua com ele) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você conhece a teoria de amostragem da corrente pela medição da queda de tensão sobre um resistor???

Faça o seguinte..

Coloque sua fonte e nela ligada uma carga qualquer que possa ser variada. Uma resistência de chuveiro elétrico, dentro de um balde de agua, por exemplo..

 

Coloque seu amperímetro em série com essa carga e também coloque um pedaço de fio nú, fino, coisa de 0,5 milímetro ou pouco mais grosso..

Bote a circular uma corrente aproximada de 10 Amperes, que seu multímetro ainda mede, e meça, com um segundo multímetro, a queda em uma parte desse fio nu de modo a ler nesse multímetro uma queda de tensão da ordem de 0,1 Volts.

Isso você consegue colocando uma maior ou menor parte da resistência a operar. O bom ai é o auxílio de dois pedaços de fio com garrinhas na ponta para auxiliar a ligar na resistência..

electrical-alligator-clip-with-wire.jpg

Nessa hora, terás 10 Amperes passando no multímetro que lê amperes e também naquele exato pedaço de fio nu, naquele tamanho onde antes lestes 0,1 Volts de queda.

Agora tire o multímetro que lê até dez amperes e deixe o pedaço de fio lá. Exercite a carga e saberás que a cada 0,1 Volts no mesmo pedaço de fio nu representará 10 Amperes. Para 20 Amperes a queda será de 0,2 Volts, Para 30 Amperes por ele passando ela será de 0,3 Volts essa queda de tensão sobre o fio..

Se esse fio que colocares for de uma bitola pouco maior talvez tenhas de colocar um pedaço maior de fio, coisa de 20 a 30 cm..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...