Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Inspiron N4110 Placa:DA0V02MB6E0 Rev:E. Não liga


niltinho7

Posts recomendados

Olá gostaria de uma ajudar na solução desse problema. Tenho um conhecimento básico de eletrônica, mas tenho muita vontade de aprender essa parte por isso meu notebook apresentou esse problema e gostaria que alguém me desse uma ajuda para iniciar os procedimentos dessa manutenção e se alguém puder contribuir com um pouco de conhecimento fico grato. Bem primeira vamos aos relato do que aconteceu com o notebook. Eu estava com ele ligado carregando navegando na internet quando ele do nada desligou e não ligou mais. Os LEDs não acendem mais quando eu aperto o botão power, ele parece " morto". Bem primeiramente dei uma olhada na tensão que tava saindo na fonte e tava tudo OK 19.3v. eu retirei a bateria e liguei ele sem bateria, apenas ligado na fonte. Ele também parecia "morto" não acendia nenhum led. Depois de ficar tentando, finalmente o led de carregando acendeu , mas ele não liga parece "morto" e quando eu aperto o botão power o led de carregando apaga e não liga. Quando retiro a bateria e deixo somente no carregador o led de carregando não acende, só acende se tiver com a bateria. Gostaria da ajuda de vocês. Quais os procedimentos que eu posso iniciar para fazer um diagnóstico nele e achar uma solução para esse problema. Como vocês iam iniciar ? Onde iam medir ? Me falem o algoritmo de vocês para que eu possar seguir esse caminho para conseguir uma solução. Agradeço muito quem puder contribuir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.thumb.png.be9328c1560b3062f6d1519934fd2393.png

Bom amigo, analise de placa de notebook é um processo bem complexo. E quando você tem esse tipo de problema, fica pior ainda. Mas vamos lá, vou tentar te ajudar.

 

A primeira coisa a fazer é verificar as tensões primárias do notebook, essas tensões são geradas a partir do PWM primário que recebe os 10v da fonte. Esas tensões devem ter 3v e 5v. Praticamente todas as placas tem essas tensões.

Baixo o esquema elétrico da placa antes de tudo e localize as tensões primárias que são chamdas de ALWS ON, ou seja, ao conectar o carregado ao notebook duas bobinas obrigatoriamente tem que ter tensão, uma com 3v e outra com 5v.

 

(http://www.s-manuals.com/pdf/motherboard/quanta/quanta_v02,_r01_r1a_20110119_schematics.pdf)

 

Na primeira página você encontra o diagrama de blocos da placa, isso é a forma que a placa trabalha quem manda informação para quem, e de onde vem e por ai vai. Observe que no canto inferior direito você consegue ver todas as fontes da placa. Nem todos os esquemas são nessa posição, você tem que aprender a procurar. Mas os 3v e 5v sempre estarão perto do circuito de entrada ou charger.

 

Neste arquivo as paginas acho que foram removidas, então na pagina 38 você pode ver o circuito gerador das tensões primárias. Procure na placa as bobinas PL10 e PL9 e informe as tensões que você encontrar nelas... e vamos seguindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa.... então sabemos que as tensões primárias estão ok.

 

Então vamos fazer uma analise das resistências das bobinas em relação ao terra, ok?

 

Você deve medir a resistência de todas as bobinas, por favor post as bobinas que mediu, qual circuito elas alimentam e quanto omhs mediu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa amigo. Não sei como fazer essas medições . Pra mim eu ligo a placa e coloco na escala de 20 em corrente contínua e faço a medição? Ou jogo na escala de resistência e coloco em 20k com a placa desligada. Como não sei então preferir não arriscar e da problema na placa. Meu conhecimento e limitado. E melhor eu levar numa assistência e ver o que eles podem fazer. Muito obrigada amigo você me ajudou muito estou muito agradecido por sua atenção 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, a principio não existe curto em nenhuma bobina. Tudo que apresentou 1 é porque na verdade estou a escala do multímetro, por exemplo, quando você colocou ele em 2000ohms (ou 2komhs) qualquer medição acima de 2000 ele "estoura" então marca 1

Bobinas do chipset e processador não podem ser inferior a 2ohms as demias acima de 30ohms.

 

Você já tentou ligar em sem nada, como ele esta agora, sem processador sem memoria.... so para ver se ele liga!

 

Vamos precisar analisar agora o super IO tem um ponto bem fina ai?? mas precisar medir as pernas independentes, não todas, algumas que vou te passar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...