Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais jogos consigo rodar nesse PC ? Troco a placa de vídeo?


Posts recomendados

Olá pessoal! Sou novo nessa de PC GAMER e estou começando me aventurar nessa, não entendo quase nada na verdade, porém sou fã de tecnologia e ja estou aprendendo rápido. Vamos lá; estou com um PC com as seguintes configurações:

 

- placa-mãe Asus 4saidas memória RAM DDR3

- 12gb RAM

- Processador AMD FX 6300

- Placa de Vídeo Gforce GTX 480

- Fonte Power Supply TX 650W

 

A minha dúvida é o seguinte: quais jogos consigo rodar nessas configurações? 

 

Pois instalei CS GO e não gostei muito da experiência, pois tive que baixar todos os gráficos do jogo, pois meu PC ficava REINICIANDO quando abria o CS GO. Ja no PES 2017 roda liso.

 

Pode ser conflito com o processador e a placa de vídeo?

 

Agradeço desde já a ajuda que irei obter, grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe "conflito" entre os componentes. Existe apenas um processador fraco que não está dando conta das demandas nos jogos novos. Como você mesmo disse, no jogo que demanda menos processador (PES 2017), roda tranquilo.

Como resolver? Trocando a arquitetura (gasto mais alto) para uma Intel ou AMD mais nova, ou pegando um processador menos ruim da FX (com gasto menor porém resultado menor também).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, NascarBR disse:

Se ficava reiniciando durante o jogo o problema é outro, o processador dá conta.

Pelo que andei vendo na "internet" o processador é ultrapassado mas era para rodar o cs go tranquilo, pois esta dentro das especificações do jogo. A temperatura do PC se mantém no normal, a fonte é gamer, porém quando diminui os gráficos rodou tranquilo, pensei então que poderia ser a placa de vídeo. Por isso perguntei quais jogos rodo naquelas configurações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Kleber Peters disse:

 

 

adicionado 4 minutos depois
7 minutos atrás, NascarBR disse:

Antes do Ryzen usava o FX-6300 e rodava muita coisa atual sem problemas. CS Go muita gente joga com configuração bem inferior, a VGA pode estar limitando mesmo e a fonte pode estar causando os desligamentos.

Entendi, estou vendo uma possível troca da placa de vídeo por uma GTX 750ti 2gb, você acha que ja melhorava? Ou você me indicaria outra para rodar junto com meu processador atual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, grievous disse:

E qual a sua placa-mãe? Não são raras as placas mãe de chipset 760g terem problemas de estabilidade com processadores FX, pode ser o seu caso.

@grievous a minha placa-mãe é uma ASUS M5A78l‑M/USB3  (Chipset 780g) poderia essa dá problema de estabilidade com meu processador FX ?

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, Kleber Peters disse:

A fonte não seria problema, a menos que esteja danificada. Entre a GTX 750Ti 2Gb e a GTX 1050, fique com a segunda. Além de mais nova, é mais econômica no consumo também.

@Kleber Peters Vou dá uma pesquisada no preço aqui da GTX 1050. Obrigado pela sua ajuda amigão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Diego Diovane Pode ser que sim. Seu chipset foi projetado para os processadores athlon/phenom, porém com um update de BIOS passou a aceitar os FX, que possuem necessidades diferentes.

 

O circuito regulador de tensão, que entrega energia ao processador, é subdimensionado e trabalha muito para suprir a demanda energética. Causando superaquecimento nos componentes e quedas de desempenho quando a temperatura ultrapassa um limite pois o clock do processador é abaixado para minimizar a temperatura.

 

Lembrando que o circuito regulador de tensão não costuma ter sensores de temperatura então não tem como você saber por software se ele está quente ou não. Os chipsets projetados especificamente para a linha FX são 970, 980 e 990.

 

Tente rodar alguns testes de stress e ver como o computador se comporta. Se a temperatura do processador sobe muito ou se ele reseta em algum momento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, grievous disse:

@Diego Diovane Pode ser que sim. Seu chipset foi projetado para os processadores athlon/phenom, porém com um update de BIOS passou a aceitar os FX, que possuem necessidades diferentes.

 

O circuito regulador de tensão, que entrega energia ao processador, é subdimensionado e trabalha muito para suprir a demanda energética. Causando superaquecimento nos componentes e quedas de desempenho quando a temperatura ultrapassa um limite pois o clock do processador é abaixado para minimizar a temperatura.

 

Lembrando que o circuito regulador de tensão não costuma ter sensores de temperatura então não tem como você saber por software se ele está quente ou não. Os chipsets projetados especificamente para a linha FX são 970, 980 e 990.

 

Tente rodar alguns testes de stress e ver como o computador se comporta. Se a temperatura do processador sobe muito ou se ele reseta em algum momento.

@grievous Fiz um teste de stress hoje com dois programas diferentes, e no PRIME 95 enquanto deixei o teste rolando, fui abrir o CS GO (Que estava rodando normal após eu ter baixado as configurações gráficas do jogo) fui eu abrir o jogo que o PC logo reiniciou, assim que o PC religou, vi que a temperatura estava em 65°c, mas acho que poderia estar mais alta no momento que reiniciou. O que você acha? Como disse não entendo muito ainda, no caso devo trocar de placa-mãe ou de processador? Poderia me indicar um que seja um preço bom que pelo menos não faça igual o que esta acontecendo no atual ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Diego Diovane Como eu disse anteriormente, quem está aquecendo é o VRM (Circuito Regulador de Tensão) e ele não possui sensor de temperatura. O VRM é composto por: mosfets, indutores, capacitores, etc. É esse conjunto de componentes dentro do circulo vermelho na imagem abaixo:


350x700px-LL-dc8a9be3_Capture.PNG

 

Você pode tentar algumas coisas antes de pensar em trocar de placa-mãe, porém nada é garantido. Primeiro você pode atualizar a BIOS da sua placa-mãe para a versão mais recente, isso trás mais estabilidade ao sistema e segundo desativar o Turbo Boost na placa-mãe.

 

No site do fabricante você consegue ver que a bios mais recente é a de versão 2101 e dentro do setup da BIOS deve ter em algum lugar qual a versão atual. Se não for a 2101 você pode atualizar.

 

Turbo Boost é um "overclock automático" que é feito em alguns núcleos do processador, ao desativá-lo você pode também ter ganho de estabilidade visto que o VRM já está sobrecarregado e esse aumento do clock pode exigir mais ainda dele. Fica também na BIOS essa opção e pode ter diferentes nomes como Turbo Core, AMD Turbo ou Core Boost.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Olá, eu acabei de verificar a versão da minha BIOS e estou com a versão mais recente 2101. Só tenho que saber como consigo desativar o Turbo Boost! Segue imagem com a versão da BIOSIMG_20170817_083224620.thumb.jpg.812e0b6de0af1bda55aa8b0a6805d67d.jpg

adicionado 22 minutos depois

@grievous Voltando aqui novamente rsrs. Vendo alguns vídeos, entrei na BIOS e pelo que eu pude perceber, meu processador não esta em Turbo Boost. Irei manda uma imagem para ver se vi pelo lugar certo.15029709952191071123743.thumb.jpg.dae4c56ffbad4b7e273e465c0dc2f237.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous PROBLEMA RESOLVIDO! Após ter desabilitado a função "AMD Turbo Core Technology", fiz alguns testes com o CS GO, e coloquei as configurações gráficas do jogo no alto (sendo que as configurações do jogo no médio ja fazia o PC reiniciar) e as configurações altas rodou perfeitamente após ter feito a desativação do "TURBO BOOST". Agradeço á ajuda de todos e principalmente a sua @grievous pelo empenho em aturar minha falta de conhecimento. Sei que minhas configurações são limitadas para alguns jogos atuais, mas meu problema principal foi resolvido. Mais uma vez obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Olá, aqui estou eu novamente. Infelizmente o que foi bom durou pouco, ontem mesmo o computador reiniciou jogando CS GO, após ter reiniciado, diminui novamente os gráficos do jogo para o mínimo, e mesmo assim reiniciou novamente. Pensei que poderia ser algo do jogo, fiz uma verificação de integridade dos arquivos do jogo e estava tudo OK, mesmo assim desinstalei e instalei o jogo novamente, e reiniciou mesmo assim. Me falaram que eu colocando um cooler maior ou um water cooler resolveria, daí abri minha máquina e vi que ele ja tem um cooler sobre o processador, não é water cooler, mas e cooler que tem tipo um radiador atrás. Me falaram também para verificar se o cooler da placa de video estava funcionando, fui verificar agora e esta funcionando sim, porém encostei naqueles canos tipo inox da placa de video e estavam super quentes, talvez aquela temperatura é normal, mas realmente não sei qual procedimento tomar nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Olá, eu instalei e vi como configurar MSI Afterburner, abri ele durante o CS GO e as informações de temperaturas estavam otimas, porém a máquina reiniciou novamente. Fui até a opção do windows "EXIBIR LOGS DE EVENTOS" E encontrei algumas informações sobre o reiniciamento que eu não entendo.

snip_20170819101821.png

adicionado 3 minutos depois

@grievous Tenho mais duas imagens importantes sobre o evento para anexar aqui, mas não estou conseguindo. Acho que ja usei o limite do post.

adicionado 14 minutos depois

@grievous Consegui jogar as duas imagens no google drive para você ver.https://drive.google.com/file/d/0B7SUPVREi4lLSkJwWlFPY2ZTcWM/view?usp=sharing e esse outro https://drive.google.com/file/d/0B7SUPVREi4lLSnoySmY4RW1PUjg/view?usp=sharing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Diego Diovane Dei uma olhada rápida e esse erro parece estar relacionado ao fornecimento de energia para o processador mesmo. Você disse que encostou num heatpipe da placa de vídeo e ele estava quente, dava para ficar com o dedo nele ou estava quente demais? A temperatura da GPU estava em quanto no MSI Afterburner?

 

Você disse que tem um radiador no seu processador mas não é watercooler, talvez você queria dizer dissipador? Porque radiador está relacionado à watercooler, não tem como ser outra coisa. Abra seu gabinete, tire uma foto e poste aqui.

 

Ainda resta uma última coisa que você pode tentar e essa eu não sei como fazer, se for complexo demais eu sugiro não mexer. Seria configurar manualmente a tensão do seu processador nas configurações de BIOS da placa-mãe.

 

Cada processador tem uma tensão diferente, mesmo aqueles de mesmo modelo. Você teria que ir testando até ver se encontra alguma que seja ideal para você. Parece que os FX6300 possuem uma tensão por volta de 1.3 volts, alguns podem exigir mais e outros menos.

Isso pode contribuir porque no modo Auto o processador pode pedir tensão demais e sobrecarregar o VRM da placa-mãe. Se você não estiver confortável mexendo com essas coisas a única coisa que resta seria trocar a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Então, sobre heatpipe da placa de vídeo, não da para ficar mais de 4 segundos com dedo ali. A temperatura da GPU no MSI Afterburner estava entre 58°c e 63°c quando abri o jogo. Sobre o suposto watercooler eu tenha "quase certeza" que a peça é uma torre com um cooler ali. Estou encaminhando as imagens da placa de video (o local onde esquenta muito) e da suposta torre. 

 

PS: as imagens estão no Google drive, pois so tenho um limite de 5MB para anexar por aqui, e ja usei tudo.

3 horas atrás, grievous disse:

 

adicionado 0 minutos depois

@grievous Segue as imagens...

 

Aqui estão três imagens...
A primeira é da parte da placa de vídeo que eu comentei que esquenta muito ao toque.

 

https://drive.google.com/file/d/0B7SUPVREi4lLQ0NoczlqSUgyQjA/view?usp=drivesdk

 

Essas outras duas imagens são do que acho ser uma torre com cooler

 

Imagem1

https://drive.google.com/file/d/0B7SUPVREi4lLOXJSQWdJY0xyVk0/view?usp=drivesdk

 

Imagem2
https://drive.google.com/file/d/0B7SUPVREi4lLOXJIZ2xNV1VBVGs/view?usp=drivesdk

adicionado 3 minutos depois

@grievous Só mais uma coisa, agora á tarde, pela primeira vez a máquina reiniciou em uma tarefa simples. Estava jogando SUPER MARIO WORLD em emulador que é para PC fraquinho. E o computador reiniciou. E quando foi ligar novamente reiniciou por mais uma vez, (ANTES DE INICIAR O WINDOWS) Aí acabei desligando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...