Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre diferença entre gerações...


JeaVip

Posts recomendados

Olá amigos, boa noite à todos.

Eu tenho uma grande dúvida, eu queria saber se a diferença entre gerações de i3, i5 e i7 são tão grandes que fazem um i3 superar um i5, por exemplo.

Eu estou querendo trocar meu processador, estou numa grande dúvida se pego um i3 de sétima geração (7100) ou um i5 de quarta geração por exemplo.

Não sei se vale mais o i3 por ser de última geração ou se vale mais o i5 por ser quad.

 

Desde já agradeço à todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, JeaVip disse:

Olá amigos, boa noite à todos.

Eu tenho uma grande dúvida, eu queria saber se a diferença entre gerações de i3, i5 e i7 são tão grandes que fazem um i3 superar um i5, por exemplo.

Eu estou querendo trocar meu processador, estou numa grande dúvida se pego um i3 de sétima geração (7100) ou um i5 de quarta geração por exemplo.

Não sei se vale mais o i3 por ser de última geração ou se vale mais o i5 por ser quad.

 

Desde já agradeço à todos.

No caso de Skylake,KabyLake,CofeeLake não muda muita coisa apenas o Chipset e poucas melhorias feitas na arquitetura é mais para fazer os entusiastas ficar trocando de plataforma e gastar bastante dinheiro 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@JeaVip a Intel geralmente não faz um grande avanço entre as gerações. A diferença de um i5 de 2° geração para outro de 3° geração é pequena, assim como a diferença de um de 3° geração para outro de 4° também é pequena, sucessivamente. No entanto, se você compara um i5 de 2° geração com outro de 7°, a diferença torna-se maior e relevante.


De qualquer forma, quanto você pode gastar nessa troca de CPU? Se informar a sua configuração atual completa podemos te ajudar com isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
45 minutos atrás, devair1010 disse:

@gustavodbg    desculpe a intromissão no assunto mas fiquei interessado em saber a resposta que o @JeaVip  pediu que foi  " se é melhor um i3 de sétima geração ou um i5 de quarta geração " , diz aí, pois estou para comprar um  i3 e queria ver qual é melhor .

Em questão de desempenho, eu diria que o i5 Haswell é superior. Tem 4 núcleos enquanto os i3 Kabylake são dual core com hyper threading.

 

Sinceramente, eu não recomendaria nenhum dos dois. Os i3 morreram com a chegada do G4560 que é levemente inferior custando bem menos. E não valeria a pena investir em um i5 Haswell pois é uma plataforma que já está ficando para trás. A não ser que você já tenha um kit LGA 1150 com Celeron ou Pentium, aí seria válido optar por um upgrade de i5 4° geração, embora fosse mais vantajoso um Core i7 usado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gustavodbg disse:

@JeaVip a Intel geralmente não faz um grande avanço entre as gerações. A diferença de um i5 de 2° geração para outro de 3° geração é pequena, assim como a diferença de um de 3° geração para outro de 4° também é pequena, sucessivamente. No entanto, se você compara um i5 de 2° geração com outro de 7°, a diferença torna-se maior e relevante.


De qualquer forma, quanto você pode gastar nessa troca de CPU? Se informar a sua configuração atual completa podemos te ajudar com isso.

Então, eu não posso gastar muito, achei esse i3 7100 na faixa de 500 reais. Mas, se a diferença de desempenho for absurda, eu posso pagar um pouco mais em algum mais recomendado.

Atualmente a minha configuração é a seguinte:

Processador: Intel Core i3 3240

Placa-mãe: Asus P8H61-M LX3 R2.0

Fonte: Corsair Cx500

Memória: RAM 4gb

 

Eu pretendo trocar a placa-mãe futuramente, e estou com uma placa de vídeo provisória aqui, mas vou colocar uma Gtx1050

Também vou adicionar mais um pente de 4gb.

Mas agora eu tô na duvida mesmo do processador, não sei se vale a pena trocar meu terceira geração por um sétima geração, ou se pego um i5 ou algo assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, gustavodbg disse:

Não vale a pena. Invista tudo o que tiver agora em uma placa de vídeo, tente pegar uma 1050TI pelo menos, além de + 4GB DDR3. Mais tarde, você monta um kit novo com memórias DDR4.

Beleza, não vou trocar o processador agora então, não era mesmo a prioridade

Mas assim, a placa-mãe eu pretendo trocar logo, então já vou pegar uma com suporte a ddr4. Aí nem vou acrescentar outra memória não, vou tirar essa e colocar uma de 8gb ddr4 (pra futuramente colocar outro e deixar com 16gb)

Aí eu te faço mais uma pergunta, pode me recomendar uma boa placa-mãe? (novamente na faixa de até uns 400/500)

Estava de olho nessa: http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-ga-h110m-gaming-3-ddr4-lga-1151-micro-atx-ga-h110m-gaming-3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, gustavodbg disse:

@JeaVip para trocar de placa-mãe, vai precisar trocar o processador junto. Novamente, pegue +4GB DDR3 e a VGA mais forte que conseguir comprar. Mais pra frente, voce troca o kit todo, CPU + placa-mãe + memória.

Vou fazer isso, obrigado pela dica. Só mais uma perguntinha

A frequência entre as Memórias tem que ser iguais? A atual de 4gb que tenho aqui roda a 666Mhz

Eu tenho que pegar outra da mesma marca e da mesma frequência? Teria problema se eu pegasse uma de 1600 ou 2133 de outra marca? (Eu sei que a placa-mãe aguenta, quero saber só sobre a compatibilidade entre as Memórias mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 minutos atrás, JeaVip disse:

A frequência entre as Memórias tem que ser iguais? A atual de 4gb que tenho aqui roda a 666Mhz

Eu tenho que pegar outra da mesma marca e da mesma frequência? Teria problema se eu pegasse uma de 1600 ou 2133 de outra marca? (Eu sei que a placa-mãe aguenta, quero saber só sobre a compatibilidade entre as Memórias mesmo).

Na realidade sua memória atual está rodando a 1333Mhz, os programas sempre vão mostrar a metade do que realmente está rodando. (Na realidade estes 666Mhz estão certos, mas é uma longa história para explicar, enfim).

 

Pode pegar uma memória 1333, 1600, 1866, tanto faz, qualquer uma vai funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gustavodbg disse:

Na realidade sua memória atual está rodando a 1333Mhz, os programas sempre vão mostrar a metade do que realmente está rodando. (Na realidade estes 666Mhz estão certos, mas é uma longa história para explicar, enfim).

 

Pode pegar uma memória 1333, 1600, 1866, tanto faz, qualquer uma vai funcionar.

Certo, por enquanto farei isso então.

Mas, voltando a pergunta inicial sobre processadores (pra futuramente trocar junto com a placa-mãe)

Queria a recomendação de um bom processador... Estava olhando na Pichau e vi um tal de AMD Ryzen

Esse aqui: http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-amd-ryzen-3-1200-com-wraith-cooler-quatro-núcleos-cache-10mb-3-1ghz-am4-yd1200bbaebox

Agora fiquei com mais dúvidas ainda! Esse processador é bom? Melhor que um i3 de sétima geração? Bate de frente com um i5 por ser quatro núcleos e ter um cache alto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não que seja ruim, mas um G4560 tem o mesmo desempenho em jogos que ele. No seu caso, não vale a pena sair de um i3 3° geração para pegar um CPU desse nível. Um Ryzen 5 1400 seria um bom upgrade.

 

Mas deixe isso de lado, se você não vai comprar agora, não adianta ir procurando. Certamente no momento que você comprar a gente vai recomendar outra coisa diferente de hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...