Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Marcelo Linha

Mini amplificador de som - circuito esquisito

Recommended Posts

Pessoal, o circuito da figura é um mini amplificador de som, para pequenas potências.

Indo direto ao ponto, eu não consigo calcular as correntes de entrada, saída, e as correntes nos terminais dos transistores. Somente o passo a passo para saber a corrente e tensão de entrada e saída já vão me ajudar muito.

A tensão de saída foi medida em laboratório e em simulador, e ela diminui. Não entendo esse comportamento num amplificador. Já montei o amplificador e ele realmente funciona, como a tensão diminui imagino que ele amplifique a corrente. Preciso de ajuda nesses cálculos, de verdade, não estou conseguindo fazer análise de malhas. É o meu primeiro post aqui, me desculpem se é contra a proposta do fórum pedir informações sobre esse tipo de cálculo.

MINIAMP.JPG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

1 - Este circuito não garante o valor desejado de corrente no falante. Não há nenhuma realimentação que mantenha a corrente fixa e conhecida, pois ela só dependerá dos parâmetros dos transistores. É um péssimo circuito. Pode queimar T1, T2 e SP.

2 - Ic(T1) = {[Vbat - Vbe(T1)] / 1M} * Beta(T1)     Beta(T1) tem no manual e pode valer desde uns 50 até uns 300, além de variar muito com a temperatura. Não há nada que limite a corrente em T1. Veja que Vce(T1) + Vbe(T2) = Vbat. A corrente não está limitada aí. 

3 - Ic(T2) = Beta(T2) * Ib(T2) = Beta(T2) * [Ic(T1) - Vbe(T2) / R2] = Beta(T2) * [Beta(T1) * Ib(T1) - Vbe(T2) / R2]=

= Beta(T2) * {Beta(T1) * [Vbat - Vbe(T1) / R1] - Vbe(T2) / R2}

Como você pode observar, a corrente Ic(T2) vai depender de muitos parâmetros dos transistores. Se pensar que 50 < Beta(T1) ou Beta(T2) < 300, o produto Beta(T1) * Beta(T2) pode se encontrar entre 2.500 e 90.000. 

4 - Vce(T1) = Vbat - Vbe(T2) = aprox. 4,3V

5 - Vce(T2) = Vbat - Ic(T2) * Rsp = ?

MOR_AL

Editado por MOR
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 6 horas atrás, MOR disse:

Vamos lá:

1 - Este circuito não garante o valor desejado de corrente no falante. Não há nenhuma realimentação que mantenha a corrente fixa e conhecida, pois ela só dependerá dos parâmetros dos transistores. É um péssimo circuito. Pode queimar T1, T2 e SP.

2 - Ic(T1) = {[Vbat - Vbe(T1)] / 1M} * Beta(T1)     Beta(T1) tem no manual e pode valer desde uns 50 até uns 300, além de variar muito com a temperatura. Não há nada que limite a corrente em T1. Veja que Vce(T1) + Vbe(T2) = Vbat. A corrente não está limitada aí. 

3 - Ic(T2) = Beta(T2) * Ib(T2) = Beta(T2) * [Ic(T1) - Vbe(T2) / R2] = Beta(T2) * [Beta(T1) * Ib(T1) - Vbe(T2) / R2]=

= Beta(T2) * {Beta(T1) * [Vbat - Vbe(T1) / R1] - Vbe(T2) / R2}

Como você pode observar, a corrente Ic(T2) vai depender de muitos parâmetros dos transistores. Se pensar que 50 < Beta(T1) ou Beta(T2) < 300, o produto Beta(T1) * Beta(T2) pode se encontrar entre 2.500 e 90.000. 

4 - Vce(T1) = Vbat - Vbe(T2) = aprox. 4,3V

5 - Vce(T2) = Vbat - Ic(T2) * Rsp = ?

MOR_AL

Muito obrigado amigo, o circuito realmente é bem precário, eu precisei arrumar um desses às pressas então nem pesquisei direito. Eu estou ligando a entrada à um celular com cabo P2. Você saberia qual é a tensão e frequência médias na saída de áudio de um celular android? É possível calcular o ganho de tensão e o ganho de corrente sem estes dados na análise ca?

Compartilhar este post

Link para o post
    4 minutos atrás, Marcelo Linha disse:

Muito obrigado amigo, o circuito realmente é bem precário, eu precisei arrumar um desses às pressas então nem pesquisei direito. Eu estou ligando a entrada à um celular com cabo P2. Você saberia qual é a tensão e frequência médias na saída de áudio de um celular android?

Infelizmente, não sei. Terás que medir ou estimar.

É possível calcular o ganho de tensão e o ganho de corrente sem estes dados na análise ca?

Bom. Com estes dados, como pôde ser visto, o valor calculado pode variar muito. Sem eles então ... 

MOR_AL

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais