Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferenças de operadoras e velocidades


Posts recomendados

Eu tenho uma duvida cruel e ao mesmo tempo boba.

Mas pra chegar na dúvida vou mostrar os casos, deixando claro que os acessos são todos feitos por um cabo de rede:

Eu mudei de bairro, morava na zona oeste do Rj, agora na zona norte.

Pois bem,

 

Na zona sul, eu usava Live Tim, plano de 35MB de Download com 20MB de Upload (Os downloads conseguiam chegar a 45MB, mas essa é outra histórias, vamos usar os valores do contrato)

Nessa Internet da Tim, funcionava tudo Ok, e um detalhe, ao fazer um Download, eu poderia jogar e realizar coisas na internet normalmente que meu ping ficaria a mesma coisa (Ok, talvez não a mesma coisa mas ficava dentro do "aceitável" um aumento de 5 ou 10 ms ao fazer QUALQUER download).

 

Na zona norte, como a live tim não estava disponível, eu contratei um plano da NET VIRTUA de 5MB (sim, eu sei, é pouco, mas é o que tem pra hj) e o upload de 1MB (na central da NET eles dizem 500kbps, mas nos testes chega a 1000). E o problema, ao fazer download meu ping vai a 800ms onde deveria estar 35 (ou mais, já que estou com um download).

 

Ou seja, a minha duvida é: O certo seria a Live Tim ou a NET, ou quem comanda isso é a operadora?

Se a NET está errada, eu posso abrir um cancelamento alegando mal serviço por parte da operadora?

 

Obregado e Buenos Dias

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão é um pouco complicada, é difícil entender as empresas em relação à questão de velocidade/área de serviço.

 

Hoje eu tenho Live Tim, moro na Zona Norte e utilizo o mesmo plano que você tinha quando morava na Zona Sul, e comigo acontece a mesma coisa, os downloads chegam além da velocidade 'contratada', não tenho nada do que reclamar.

 

Já tive Velox, já tive NET (que por sinal foi a pior de todas na minha opinião e também já tive GVT) nenhuma chegou perto do serviço prestado pela Live Tim até hoje (sou cliente +- 2 anos da LT).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brenocezar Não Breno, meu problema não é a velocidade, meu problema é esse aqui:

15 minutos atrás, Bad Follen disse:

E o problema, ao fazer download meu ping vai a 800ms onde deveria estar 35 (ou mais, já que estou com um download).

O ping dispara ao fazer um download na NET VIRTUA, onde na Live Tim isso não acontecia. Os 2 estão conectados pelo mesmo cabo de rede e ao mesmo computador.

 

Fora que na NET, ao iniciar um download fica praticamente impossível fazer qualquer coisa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bad Follen Sim, mas a questão também que pela largura da banda, a diferença de 35 MB pra 5 MB é imensa, o que você pode tentar fazer, caso não tenha necessidade de fazer todos os downloads a 5 MB/S seria de tentar colocar um limitador de velocidade de download e deixar, sei lá, 3 MB pra Net e 2 MB pra download.

 

O negócio é você torcer para poder ter Live Tim aonde você está morando, aqui no bairro onde moro (Higienópolis), a Live Tim já tá com todos os 'troncos' ocupados e novos clientes não conseguem assinar, o que foi um caso de um amigo meu.

 

Só nos resta torcer! hahaha

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Bad Follen disse:

Então a NET VIRTUA está certa? Se eu baixar meu ping vai aumentar?

Imagina que você saiu de um cano com 35 mm para um cano de 5 mm. Vai passar a mesma quantidade de água em ambos? Não. Então o link não está conseguindo suprir toda a sua demanda. Não tem certo ou errado neste caso. A quanto você faz o download? 400~500 mbps? Se sim, está dentro daquilo que você contratou. Logo, o link está priorizando esta atividade e deixando o restante lento. Sendo assim, você terá que gerenciar o tráfego para não sofrer este tipo de problema. Faça como o @brenocezar falou, gerencie o download e verifique como fica o comportamento do restante dos serviços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, brenocezar disse:

O negócio é você torcer para poder ter Live Tim aonde você está morando

Não, não tem, eu já chequei.

Alias, eu liguei pra lá, e me ofereceram 10MB, com um acréscimo de 50R$ (é, eu sei que é um absurdo....)

Será que resolveria meu problema?

adicionado 2 minutos depois

@Kleber Peters Então, no caso, essa parte aqui:

4 minutos atrás, Kleber Peters disse:

A quanto você faz o download? 400~500 mbps? Se sim, está dentro daquilo que você contratou.

a Live Tim não é assim.

Pois os valores que eu coloquei no tópico são em velocidades máximas.

Na live tim, se eu baixo em 3500Mbps eu não tenho alteração de ping (significante).

Onde na Net, fica "inutilizável" enquanto o download não parar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da sua demanda e o quanto você usa a banda da internet.. Como o amigo @Kleber Peters mencionou, a diferenca de 35 pra 5 é enorme, pode ser que, com 10 MB de internet ela venha a suprir sua necessidade e não 'lagar' mais sua internet, porém, acho que a melhor forma de você poder resolver esse problema é limitando o tráfego de rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brenocezar Gente, eu preciso de explicações.

Qual a diferença de Download e Ping?

Tudo bem, ping é a taxa que eu conecto ao servidor, e eu gasto pacotes nisso.

Olhando por esse lado, vocês estão certos.

 

Mas o que me mata é que eu fazendo a mesma coisa com a Live Tim, isso não ocorre

adicionado 1 minuto depois

Será que a Live Tim reduz a velocidade de Download enquanto eu abro um jogo automaticamente para "caber" o ping dentro do limite?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar dar uma explicação básica:

 

1) Download: Acontece quando o computador está  recebendo dados da internet. Exemplo: ao acessar um site, primeiro enviamos a informação de que queremos acessar aquele site para um SERVIDOR e depois o servidor retorna a informação com os dados daquele site. Quando estamos baixando algum arquivo para o nosso computador, estamos recebendo dados, portanto, fazendo um download na qual a velocidade pode variar dependendo da velocidade de sua internet e da velocidade de upload do servidor de onde está o arquivo.

 

2) Ping: É a taxa que mede o tempo de resposta e estabilidade da internet. Quanto MENOR for o ping da internet, MELHOR será a conexão. Nos testadores de velocidade de internet, o ping costuma ser medido em metros por segundo (m/s).

 

Logo, se você utilize sua banda toda de 5 MB ao realizar um download, é obvio que seu PING irá aumentar e sua internet ficará lagada. A diferença pra Live Tim é que os 35 MB que você tinha de internet supria toda sua necessidade e com a NET de 5 MB você não está conseguindo suprir isso, como falei, ou você tenta limitar a sua conexão ou aumenta ela na NET para o máximo que você conseguir.

 

Espero ter ajudado! Abs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bad Follen disse:

Se eu baixar meu ping vai aumentar?


De forma genérica, ping é a velocidade (acho que seria latência o nome certo) de envio e recebimentos de pacotes entre um host e o client (servidor e jogador), onde tanto o download e upload são importantes. Também há a questão de rotas e tal, mas vamos agora a sua situação: Provavelmente quando está fazendo download, não sobra nenhuma banda disponível para ajudar no recebimentos de pacotes do jogo, o que consequentemente sobe o ping, e como já falaram, 35mbps e 5mbps é extremamente diferente.
Por mais que use toda velocidade de download, com 35mbps, nem que seja 1% de folga já é o bastante para manter o ping (dependendo do jogo é claro), coisa que 1% de 5mbps já não conseguiria.

Subir o ping é normal quando faz download, porém alguns fatores como o provedor, rotas, tipo de conexão e outros podem ajudar a amenizar. Como solução você pode limitar a velocidade de download quando for jogar para ajudar um pouco.
Uma curiosidade é que eu mesmo quando faço download no talo de algum lugar específico, como a Origin, o ping nem chega a oscilar, mas quando baixo no talo um jogo na Steam, aumenta que é uma beleza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brenocezaré, eu pensei nisso, e realmente faz sentido.

Mas Breno eu andei dando uma pesquisada, e assim que eu retornar em casa vou fazer um teste. Porque isso me cheira a "Bufferbloat".

O negocio é que eu não entendo "muito" disso, ai fica difícil eu falar com a NET sobre

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Lost Byte disse:

Por mais que use toda velocidade de download, com 35mbps, nem que seja 1% de folga já é o bastante para manter o ping (dependendo do jogo é claro), coisa que 1% de 5mbps já não conseguiria.

AHHHHHHHHHHHHH.

Pse, eu estou testando com a STEAM

Não cheguei a testar com o Utorrent (não uso Origin)

adicionado 3 minutos depois
3 minutos atrás, Lost Byte disse:

porém alguns fatores como o provedor, rotas, tipo de conexão e outros podem ajudar a amenizar.

Eu estou apostando nisso @Lost Byte, penso em aumentar pra 10MB, mesmo com apenas 2 de upload

Alias... Upload é algo que se usa muito em games online, certo, até mais que download?

Na Live Tim, eu tinha 20MB de Upload. Na NET eu tenho 1MB

Fui abrir uma stream ontem e realmente não ultrapassa o 1MB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brenocezar @Lost Byte @Kleber Peters Vamos lá

A NET me ligou hoje, depois de eu reclamar ontem rsrsrs

Me ofereceu 35MB com 2MB de Up + Plano de telefone 3GB com ligação ilimitada

Isso na fidelidade.

Com isso tudo aí acima, eu pago 70R$ a mais.

Acham um bom plano? To quase aderindo

E olha, a mulher que me ligou sabe vender ein kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Bad Follen disse:

E olha, a mulher que me ligou sabe vender ein

Mulher que não aceita não como resposta! hahahaha

Pois é, qual o valor pago atualmente pelos seus 5mb? Eu tenho internet de fibra, 12mb download e 2mb upload e pago R$105,00. Tem planos de 30~50mb, mas aí o preço vai para mais de R$200,00.
Fique atento também se há franquia de download/upload, e se possível pergunte para algum conhecido perto que tenha este plano para saber se realmente é boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, acredito que hoje no RJ a única que não tenha franquia é a Live Tim e talvez a Velox.. A Net e GVT tem franquia.
Mas como falei, tem que ver o valor, pois é praticamente impossível encontrar alguma com um preço tão em conta como a Live Tim (por ser cliente desde 2015 pago R$ 79,90 pela minha de 35/20 MB). 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bad Follen
Até que não é tão caro por 30mb a mais e caso tiver condição financeira para bancar. O difícil é ter a garantia de uma boa qualidade de conexão, assim como é possível o ping continuar aumentando ao fazer download. Pesquisa é muito importante nestas escolhas.
Tenta procurar outros provedores e planos, pois pode achar algo melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Lost Byte disse:

O difícil é ter a garantia de uma boa qualidade de conexão, assim como é possível o ping continuar aumentando ao fazer download.

Eu to apostando tudo que o problema é esse roteador.

Uma pergunta: Dá pra fazer QoS pelo computador?

adicionado 0 minutos depois
25 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Para qualquer operadora?

Sim :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Bad Follen disse:

Eu to apostando tudo que o problema é esse roteador.

Uma pergunta: Dá pra fazer QoS pelo computador?

adicionado 0 minutos depois

Sim :D

Opa... então o plano não é de todo ruim. Não sei qual sua profissão, mas isto pode ser muito útil.

 

Quanto a roteadores, é um problema que tenho com a NET. O meu está apresentando vários problemas, mas eles não trocam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bad Follen disse:

Eu to apostando tudo que o problema é esse roteador.

Uma pergunta: Dá pra fazer QoS pelo computador?


Problema com roteador geralmente pode ser queda de conexão, erros ao navegar e velocidade de download/upload abaixo da contratada. Problemas com o ping é devido mais as rotas que o client faz ao server destinado, assim como a má qualidade de conexão fornecida pelo provedor, seja lá por saturamento de sinal ou horário de pico.
Provedor não é obrigado a garantir um ping baixo, e sim "pelo menos" garantir o uso da banda contratada. É coisa de Brasil, sabe como é.
Não fique paranoico com estas coisas, só vai dar dor de cabeça. Ping alto por fazer download é o menor dos problemas, na verdade nem chega a ser um. :P

QoS seria testar a conexão? Só conheço por meio daqueles velocímetros ou senão pelo comando " tracert " com o IP em questão que está tentando conectar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Lost Byte disse:

Problema com roteador geralmente pode ser queda de conexão, erros ao navegar e velocidade de download/upload abaixo da contratada. Problemas com o ping é devido mais as rotas que o client faz ao server destinado, assim como a má qualidade de conexão fornecida pelo provedor, seja lá por saturamento de sinal ou horário de pico.

Não não, o problema de Bufferbloat, isso é problema do roteador e das fabricantes que não implantam isso nos firmwares;

5 minutos atrás, Lost Byte disse:

QoS seria testar a conexão?

QoS é controle de banda hehehe

 

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Opa... então o plano não é de todo ruim. Não sei qual sua profissão, mas isto pode ser muito útil.

Ganho muito agora não, mas dá pra por no orçamento.

 

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Quanto a roteadores, é um problema que tenho com a NET. O meu está apresentando vários problemas, mas eles não trocam.

Eu peguntei a eles se eu poderia trocar, eles disseram que sim, a qualquer hora, MAS sob uma taxa de 90$$$

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte @Kleber Peters @brenocezar

Atualizando isso aqui:

Tinha uma "gracinha" no meio:

Pra eu pagar 200R$ no plano da NET eu teria que tirar o HD da minha TV, e ficar com apenas os digitais.

Eu recusei

Mas tive uma boa noticia: A Live Tim já tem a infraestrutura aqui, o negocio é que não tem vaga kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...