Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como "unir" duas fontes de energias de diferentes geradores?


Posts recomendados

Quero unir duas fontes de energia, gostaria de saber como. Tenho um pequeno gerador eólico e uma placa solar. Tem como unir os dois? Já vi que há controladores de carga que fazem isso mas é pra sistemas grandes esse seria um sistema muitooo menor, queria saber se tem como fazer isso com capacitores ou indutores, com algum circuito que eu mesma possa montar, para pequenas potência no meu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso de Bateria: Se ambas conseguem carregar uma bateria (tem tensão e corrente o suficiente viável), só colocar elas em paralelo com as entradas da bateria e usar um diodo em cada fonte em série para evitar o refluxo de corrente. A queda de tensão do diodo pode ser menor que 0,7~0,30V e mesmo assim tuas fontes podem manter o carregamento se a tensão estiver de acordo. 

 

 

Como é um projeto de baixo custo não sei se a eficiência e geração de energia total dessa tua placa solar seria de grande aplicação além de acender um led, ligar um rádio de baixo consumo, um relógio ou demorar alguns dias para carregar totalmente uma bateria recarregável.

 

Se você colocar as duas fontes em série se não tiver vento o teu gerador eólico vai ficar usando a corrente da proveniente da placa solar, fora perdas em aquecimento. Isso se você colocar primeiro a placa solar, um diodo apontando para o motor, depois o motor e por último tua saída. Se você fizer o inverso vai ter que colocar um diodo em paralelo com a placa solar para evitar da corrente passe por dentro da placa solar e passe por fora. "Bypass diode". Mesmo assim vai ter perdas. E sem esse Bypass o painel solar pode limitar a corrente, fora outras perdas. 

 

 

você pode esperar por outros também falar aqui no tópico, o povo aparece com boas ideias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bommu Perneta Tenho um outra dúvida sobre o assunto. Por exemplo, tenho como unir corrente de uma fonte e tensão de outra? Por exemplo, tenho uma fonte que gera tensão e pouca corrente e outra que gera tensão e corrente. Tem como unir as duas através de um capacitor ou algo assim? posso unir essas duas fontes e daí unir corrente e tensão e virar algo viável?

 

Obrigada pela resposta, aprendo muito aqui,

adicionado 2 minutos depois

@diegosoares90 Queria te um equivalente na verdade, por exemplo o gerador eólico gera corrente e tensão num valor bacana. Agora a placa que tenho gera pouquíssima corrente e muita tensão, queria saber se dava pra unir os dois sistemas, algo do tipo somar as tensões da placa e do gerador eólico e somar a corrente do gerador eólico e da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já vi isso em reguladores de tensão, um sendo o regulador de tensão e outro o regulador de corrente, mas eles mesmo se limitam o quanto um e pouco é capaz de aguentar, por exemplo tem limite de corrente, mesmo que um posso mandar mais corrente o outro limita.

 

Como bateria novamente, depende de como você coloca em paralelo ou em série. Ambas tem tuas vantagens e desvantagem.

 

Com fontes também, uma vai limitar a outra, seja em corrente ou tensão, dependendo se tem um regulador nela, pode ser que uma coloque a tensão alta na saída . O se você usar duas fontes até mesmo  a potencia dissipada para conversão de energia usando duas fontes é aumentada, deixando pouca eficiência.

 

 

EU não entendi muito bem... seria bom um exemplo ^^

adicionado 3 minutos depois

@Eunice Michely

Coloca os itens que você tem por aqui... para o povo ver. E fala o que você quer alimentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de ligar duas fontes de energia em paralelo é importante que elas tenham a mesma tensão, senão a de tensão menor fica por baixo e não resolve nada. 

Penso que a melhor maneira seria colocar um conversor DC/DC nessa placa solar para ela se igualar ao gerador eólico, aí sim poderemos somar as correntes com os diodos como já disse o @Bommu Perneta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bommu Perneta  tenho essas células solares aqui > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-778798224-celula-solar-silicio-poli-cristalino-52-x-26mm-028w-05v-_JM

Você observa que ela gera "bastante corrente", a corrente de Curto circuito que medi aqui foi de 350mA, enquanto a tensão em aberto ficou em 0.5V. Acontece que queria digamos que aproveitar essa corrente que é interessante mas "pegar" a tensão de outra fonte, por exemplo um gerador eólico para fazer um carregador de celular (exemplo).

Seria algo assim:

Placa: 0.5V e 350mA

Eólico: 4V e 50mA

Queria unir a tensão e corrente. Ficar com algo do tipo 4V e 350mA, "pegar" a tensão de um e corrente de outro, entendeu? Tem como fazer isso carregando um capacitor depois unindo, ou um controlador de carga, não sei.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe tensão bem baixa na placa solar... Se você tivesse umas  8 dessas que você poderia igualar as tensões para usar a corrente como um todo, se for colocar diodo, só queda dele é mais de 50% da tensão da tua placa solar em tensão... complicado. Mas pelo que você falou ta 0,5V sem carga... com carga isso desce mais...

 

Hum... em paralelo não vai rolar, a não ser que você tenha 8 como disse.

 

Em série... iria ter desperdício ... eu acho que não rola não... Mas espere por segunda opinião ai em baixo ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que você tem mais de uma placa, não? Se for só uma, teu desafio  é bem maior e talvez inviável pois nenhum circuito gosta de trabalhar com tensão baixa.

 

Digamos que tenha as 8 placas...

Como ambas as fontes de energia não são estáveis, uma alternativa é fazer 2 controladores e unir suas saídas. Pesquise por controlador MPPT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Eunice Michely disse:

@Bommu Perneta  tenho essas células solares aqui > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-778798224-celula-solar-silicio-poli-cristalino-52-x-26mm-028w-05v-_JM

Você observa que ela gera "bastante corrente", a corrente de Curto circuito que medi aqui foi de 350mA, enquanto a tensão em aberto ficou em 0.5V. Acontece que queria digamos que aproveitar essa corrente que é interessante mas "pegar" a tensão de outra fonte, por exemplo um gerador eólico para fazer um carregador de celular (exemplo).

Seria algo assim:

Placa: 0.5V e 350mA

Eólico: 4V e 50mA

Queria unir a tensão e corrente. Ficar com algo do tipo 4V e 350mA, "pegar" a tensão de um e corrente de outro, entendeu? Tem como fazer isso carregando um capacitor depois unindo, ou um controlador de carga, não sei.

 

 

O que você quer fazer é o mesmo que fazer motor perpétuo:

Tem um gerador eólico que dá 4V por 50mA, portanto 200mW

 

Tem um painel solar que gera 0.5V por 350mA portanto 175mW

 

Potência total de 375mW

 

Aí você queria de alguma forma amplificar a potência simplesmente aumentando a corrente e a tensão para 4V por 350mA, fazendo a potência aumentar para 1,4 watts.

 

Você quer aumentar a potência do sistema em aproximadamente 1 watt.

De onde você espera que venha esta potência de 1 watt? 

 

Se tem uma coisa que é impossível de se fazer neste nosso mundo é fabricar potência.

Obter 1 watt do nada significa que você quer fabricar 1 watt de potência. Isso é impossível.

 

Fabricar potência é justamente o que os caras que estudam (Se é que se pode chamar isso de estudos) motor perpétuo vem tentando a centenas de anos. Nunca ninguém conseguiu.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...