Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
LeandroFF

Sugestão de cooler?

Recommended Posts

LeandroFF    0

Boa tarde pessoal. Estou com dúvidas sobre a refrigeração do meu pc. Tenho as seguintes peças que fui comprando aos poucos:

 

-i7-7700

-GTX 1060 Asus Dual 6gb

-HD 1TB WD Blue

-placa-mãe mATX H270-M Gigabyte

-Fonte Corsair CX-750W 80 Plus (sei que é exagerada, mas já tinha ela)

-SSD Kingston UV400 120GB

-Memoria RAM 8GB 2400mhz

 

Eu já tinha um watercooler Corsair H45 (não cheguei a usar ainda), porém li alguns reviews que falam que a bomba dele é barulhenta.

Como não sou fã de barulho, estou  considerando vender o H45 e pegar outro. Vocês tem alguma sugestão?

Também sei que não posso fazer overclock e provavelmente não preciso de watercooler, mas a região que eu moro é quente no verão (Bauru, interior de SP) e pega muito sol no meu quarto. O meu antigo pc ia com a temperatura nas alturas, até o dia que parou de ligar. Mas sinceramente estou aberto a sugestões.

Vocês acham que devo instalar o H45 mesmo e controlar o fan (li que não é recomendado), vender e comprar outro watercooler ou colocar um air cooler mesmo?

Sobre custo, não me importo de gastar entre 200 e 300 reais em um watercooler, pois eu venderia o H45 que já tenho e pagaria a diferença.

Só quero instalar a refrigeração adequada. Costumo usar o pc para jogos e trabalho em geral. Então ele ficará ligado algumas horas por dia.

 

Obrigado!

Editado por LeandroFF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Imakuni    3.640
33 minutos atrás, LeandroFF disse:

Como não sou fã de barulho, estou  considerando vender o H45 e pegar outro. Vocês tem alguma sugestão?

Frescura... apenas use o que você já tem. No máximo, reduza um pouco a rotação da bomba, já vai resolver.

 

34 minutos atrás, LeandroFF disse:

Também sei que não posso fazer overclock

Nem a mobo nem o processador permitem OC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Contiusa    3.725

@LeandroFF faça um teste sem instalar o H45. Ligue a fonte com o macete do clip. Mas pesquise direito onde o clip precisa ir. Deve ter um adaptador para plugar fans na fonte e você pode usá-lo para testar o H45. Ligue só a bomba e veja como é o barulho. Não precisa nem tirar do plástico, porque você pode querer trocar. Se o seu quarto for barulhento, você não vai ouvir nada de qualquer forma. E não se ligue nessa coisa de frescura. Usar micro barulhento é uma escolha que a maioria das pessoas evita. Cada um com o seu cada um.

 

Mas não reduza a rotação da bomba porque elas podem quebrar com o tempo. Elas só podem funcionar a 12V (foram projetadas para isso). Isso é informação comum em todo fórum, inclusive dada por representantes da Corsair. Você só pode variar a rotação da bomba indiretamente por controladores embarcados, como o CAM (NZXT) ou Corsair Link, coisa que o H45 não tem. Mesmo quem tem Corsair Link, o conector precisa estar a 12V.

Editado por Contiusa
  • Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LeandroFF    0
  • Autor do tópico
  • @Contiusa Obrigado pelas dicas. Vou fazer esse teste. Se eu achar barulhento, você teria algum cooler pra indicar?

    Aproveitando, vi que em outro tópico você comentou que amanhã a Intel vai lançar os Coffee Lake. O meu i7-7700 ainda está embalado, pois chegou a poucos dias. Acha que devo tentar trocar, dependendo do preço, por um i7-8700k ou não seria necessário porque o restante da config ia gargalar?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Contiusa    3.725

    @LeandroFF cara, se ficar com o i7-7700, pode comprar um Hyper 212X ou um MasterLiquid 120 / Maelstrom 120T. A sua placa-mãe é pequena, então não cabe um bom air cooler. Mas veja como é o H45, porque ele é muito forte -- pelos meus testes iniciais, ele regula com os water coolers de 240. O fan também é muito barulhento, mas aí é mais fácil de arrumar, pois você pode trocar por outro ou manter em uma velocidade constante mais confortável se a sua placa-mãe tiver ajuste (ou tentar pelo SpeedFan).

     

    Veja amanhã o preço do i7-8700K. Se mantiver o preço de U$340-350 do i7-7700K, pode valer a pena porque você vai ter processador para vários anos. O quad core do i7 já está bem ultrapassado e pode dar problemas futuros em monitores 2K, placas mais fortes, monitores de alto Hz. Também não é uma boa plataforma para stream mesmo em 1080p. Melhor até um R7, que dispensaria o water cooler (o H45 nem serve).

     

    Tem que ver também se vai ser compatível com a placa-mãe. Talvez só aceite placas-mãe série 300.

    • Obrigado 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    LeandroFF    0
  • Autor do tópico
  • @Contiusa Acabei instalando o H45 mesmo no i7-7700. Por incrivel que pareça, a bomba não está fazendo nenhum barulho. Está super silencioso, por enquanto. A única coisa que faz um pouco de barulho é a ventoinha do H45. Ele parece que ta o tempo todo rodando no máximo, mas nada que incomode. Mas se fosse mais silecioso, seria melhor :D sabe se é normal a ventoinha fazer barulho? Obrigado. 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Contiusa    3.725

    @LeandroFF :lol: se você diz que a ventoinha do H45 faz 'um pouco' de barulho, é porque o seu ambiente tem muito som de fundo, então a bomba e o fan estão sendo abafados. Porque o fan do H45 a 12v é uma turbina de avião. Eu fiz testes na sala, que tem o barulho da rua, e não dá para ouvir a bomba. Mas no meu quarto, que é bem silencioso, dá para ouvir a quase 3m de distância.

     

    Esse fan do H45 é assim mesmo por causa das 11 pás. Fans silenciosos costumam ter 7 pás largas. O desenho das pás também parece ser para dar pressão. E são 2300rpm. Até um Noctua vai fazer barulho.

     

    O ideal é plugar o fan no CPU-FAN e deixar o BIOS controlar de acordo com a carga da CPU. Você vai parar de ouvir barulho. Se ainda incomodar em load, pode colocar o perfil do CPU_FAN em silent. Vai subir uns 2ºC de temperatura, mas ele fica bem silencioso. Outra opção é trocar depois o fan por um Akasa Piranha. O fan tem 400rpm a menos mas é muito silencioso no CPU_FAN. Vai perder 1-2ºC, mas o barulho melhora muito.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    yushin    2

    Para sua referencia comprei tambem um Corsair H100i, com fan Corsair SP120, e tambem sao barulhentos. Pelo que vi da especificacao do H45 utiliza fan de outro fabricante ainda mais barulhentos.

    Como alternativa, acabei trocando os dois SP120 por dois Noctua NF-F12, mesmo colocando no Corsair Link, no modo performance, muito mais silenciosos que os originais em modo balanceado.

    Mas, como ja' mencionado pelo Contiusa, voce vai ter que e' melhor para voce, subir alguns poucos graus e ter menos barulho, ou nao. 

    No meu caso, como o ambiente e' bem silencioso, fiz a opcao por de conviver com uns poucos graus a mais e praticamente nem perceber o micro ligado.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×