Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ALC1220 x Sound Blaster Z


Posts recomendados

  • Membro VIP

Após cerca de 5 anos, estou fazendo um upgrade total no meu sistema e optei por comprar uma placa-mãe com um chipset que possui excelente relação sinal/ruído.

 

O problema é que ver as especificações é uma coisa e fazer o teste sonoro é outra. Uso uma placa dedicada (Sound Blaster Z) e não tenho do que me queixar da qualidade dela. Até tentei usar a minha onboard, mas o som do ALC 892 em nada me agradou, na verdade ficou relativamente aceitável usando o software Sound Blaster X-Fi da Creative, só que ainda bem longo do que a SBZ oferece.

 

Criei este tópico porque estou pensando em tentar abandonar a placa de som dedicada e usar a onboard no nova MoBo, só queria saber se alguém que usou placas com o codec de som ALC1150 (de certa forma similar ao 1220) percebeu alguma melhora significativa no som em relação aos antigos ALCs 8xx (excetuando-se o 898 e o 889, pois dizem que eram excelentes).

 

O problema todo é que sou audiófilo e percebo com facilidade as nuances entre um dispositivo e outro, só que infelizmente, percebi que, não sei se por conta dos drivers da empresa, mas ocasionalmente (nada muito frequente) ocorrerem problemas que fazem o Windows reiniciar ou dar algum outro erro e sei que estão relacionados com a Sound Blaster Z. É raro ocorrer, mas ainda assim é um problema que quero me livrar no próximo sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Administrador

@Sombra_XXI

 

Pela lógica, o codec ALC 1150 oferece sua relação sinal ruído de 104/115dB  para entrada/saída de áudio enquanto o codec ALC 892 oferece em sua relação entrada/saída de áudio o sinal ruído de 90/97 dB que é bem inferior.

 

Já os codecs ALC 898 e 889 tem suas relações sinais ruídos no caso do 898 de 104/110 dB enquanto o 889 tem sua relação sinal ruído de 104/108 dB. 

 

Todos os codec's tem taxas de amostragem de 192 khz e são padrões 24 bits, mas claro que no caso o ALC é superior aos codecs mencionados e deve lhe satisfazer ao menos um pouco mais aproximado do que deseja, lembro ainda que sendo o áudio da placa-mãe, o processamento continuará sendo feito pelo seu processador. Em tese, se você não for trabalhar com edição e gravação de áudios profissionais, o codec ALC 1150 irá te satisfazer. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...