Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Murilo Preccaro

Fonte EVGA 500W nao segurando 1060 !

Recommended Posts

Boa Noite!

Tive um problema com minha maquina recém montada , essa semana . 

Quando eu ligava o computador , o motinor nao acendia e o mesmo nao reconhecia o teclado nem o mouse ( eles deveriam acender ) . As luzes da placa-mãe acendem , os fans giram , a luz da VGA acende , mas nao aparece nada na tela . Tentei trocar os cabos e as entradas usb , NADA ! .

Cheguei na conclusao que poderia ser a fonte , pois troquei a placa de video (1060 6g DUAL ASUS) pela minha antiga placa (R7 360 OC GIGABYTE), ai funcionou !

Ele ligava normal antes , mas do nada começou a dar isso , uma vez ele ligou , ai desliguei ele , e no dia seguinte nao consegui ligar de novo . 

A config é a seguinte 

Ryzen 1600

hd 500g

8 ram hyperx

placa-mãe - MSI A320m Gaming pro

vga - Asus 1060 DUAL .

fonte -https://www.kabum.com.br/produto/48575/fonte-evga-500w-80-plus-white-100-w1-0500-kr/?origem=52&gclid=Cj0KCQjwz_TMBRD0ARIsADfk7hTgc-U85iNNimXIy1oUL6uYX0F63epzqzUsgZUw6J-1mxWURnnSF20aAnM5EALw_wcB

Posso trocar com certeza essa fonte que o problema sera resolvido ? , 

se nao , consigo ligar duas fontes no mesmo computador só pra eu conseguir usar a placa de video nova ?, tenho uma xigmatek 400w aqui em casa...

Obrigado desde já !

Editado por Murilo Preccaro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema não é a fonte.

Você usa estabilizador? Qual cabo está usando para ligar a placa de vídeo ao monitor?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá boa noite amigo eu estava com um problema parecido,os fans ligavam mas o mouse,teclado e a tela não dava nem sinal foi aí que testei a fonte e era a mesma estava com mal contato.

Obs era uma Corsair CX500

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Murilo Preccaro disse:

@Igor Henrique dos Santos Por '' mal contato'' voce quer dizer literamente os cabos mal encaixados ? , ou algo físico dentro da fonte ? .

Cabos mal encaixados.

Já tentou ligar seu PC com a 1060 em outro monitor?

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, Igor Henrique dos Santos disse:

Olá boa noite amigo eu estava com um problema parecido,os fans ligavam mas o mouse,teclado e a tela não dava nem sinal foi aí que testei a fonte e era a mesma estava com mal contato.

Bom, relativo, pois já tive exatamente o mesmo problema que esse. Todos os Fans e Leds ligavam, mas teclado e mouse não acendiam e não dava vídeo.

Nesse caso, troquei a placa-mãe e funcionou...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Nao tenho como ligar a mesma placa em outro pc, e ela nao está queimada por que a luz acende e os fans giram .

Compartilhar este post

Link para o post

Só testar outra fonte no seu PC.  Pode ser a Xigmatek que você diz ter aí. É uma porcaria, mas dá pra fazer um teste rápido só pra apurar se a EVGA está ou não com problema.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bom , realizei alguns testes e vou passar os resultados :

1- Liguei a placa de vídeo na minha antiga placa-mãe , junto com a fonte 500w , Tudo funcionou perfeitamente. O que me faz ter a certeza que nem a placa de vídeo nem a fonte estão com problema (Ou o tdp desse sistema antigo que eu liguei é mais baixo e faz com que a fonte suporte a placa de video junto com os outros componentes , é uma  mATX M5A78L-M LX/BR com um fx-6300 e 8g de ram . )

2- Tirando a dúvida se poderia ser a vga com defeito , fui para os cabos e monitores . Com o setup atual (Ryzen , ddr4 , 1060 6g ) Troquei o monitor , o mouse e o teclado , alem de remontar e montar tudo novamente , checando se estaria faltando algum cabou ou algo mal colocado . O problema continuou .

3- Liguei tudo com minha fonte antiga Xigmatek 400w , como eu ja esperava , o problema continuou o mesmo (pois a fonte nao suportaria essa configuração por causa do tdp mais elevado , certo ?) 

4 - Focando na EVGA , liguei todos os componentes nela , e deixei apenas a placa de vídeo ligada pela Xigmatek (poderia até ter causado algum dano , fiz sem ter estudado a maneira certa de ligar duas fontes num PC ) , o mouse e o teclado ligaram , tudo funcionou , menos o monitor , provavelmente por que nao estavam sincronizados na mesma fonte (a vga e os outros componentes ) Mas me mostrou que realmente a EVGA 500w nao consegue fazer a placa de video e todo o resto do sistema funcionarem juntos . (foi essa a conclusao que eu tirei ) .

O que me deixa confuso é saber que ele estava funcionando normalmente semana passada , joguei até alguns Titulos AAA sem problemas de aquecimento ou algo parecido , LISO COMO MANTEIGA ! . 

Do dia para a noite isso começou a acontecer . 

Espero ter feito todos os testes que eu pude . O que me restou foi atualizar a BIOS para uma versao mais antiga, pois poderia ser apenas uma incompatibilidade  pelo sistema Ryzen ser muito novo . Vou testar agora trocar as VGA'S novamente ( A R7 360 pela 1060 ) . @gustavodbg @Igor Henrique dos Santos

Compartilhar este post

Link para o post

@Murilo Preccaro sua config com Ryzen e 1600 deve puxar uns 250w em full load. O problema não é a falta de potência da fonte.

Eu não havia reparado que seu PC funcionava normal antes.

Tem como você ligar seu Ryzen + 1600 em outro monitor? Ou em uma TV.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Posso Sim @gustavodbg , tenho uma tv aqui em casa .

Fiz o teste e continuou como se estivesse com o monitor , nem chega  na tela da bios, ou meus perifericos ligam . 

adicionado 5 minutos depois

Liguei nas lojas de eletronica locais aqui da cidade , encontrei 2 modelos de fontes que estou cogitando pegar , mas nao sei se seriam boas fontes ...

Uma seria a Thermaltake 600W Smart Series , e a outra uma  Corsair CX 600w...

Desperdicio de dinheiro gastar dinheiro mais uma vez com isso ? >.<

Quando montei essa maquina , perto de um mes atras , jurei que era uma boa fonte e que duraria uma vida ... Acho que foi uma ma compra .

Isso por que estou assumindo que com certeza e a fonte o problema ... minha unica duvida fica em por que o setup de -mATX M5A78L-M LX/BR com um fx-6300 e 8g de ram ( que é o meu antigo pc ) + 1060 funcionou na EVGA ...

Como se nada estivesse acontecendo .

Mas aqui (ryzen ), eu nao consigo , nao mais .

Compartilhar este post

Link para o post
    5 horas atrás, Murilo Preccaro disse:

3- Liguei tudo com minha fonte antiga Xigmatek 400w , como eu ja esperava , o problema continuou o mesmo (pois a fonte nao suportaria essa configuração por causa do tdp mais elevado , certo ?) 

Errado. Apesar de ser uma péssima fonte.  A EVGA é mediana.  Provavelmente há um problema com o power good da fonte, mas em tal caso com a outra deveria ter funcionado.

ryzen.png

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 6 horas atrás, Murilo Preccaro disse:

Liguei a placa de vídeo na minha antiga placa-mãe , junto com a fonte 500w , Tudo funcionou perfeitamente. O que me faz ter a certeza que nem a placa de vídeo nem a fonte estão com problema (Ou o tdp desse sistema antigo que eu liguei é mais baixo e faz com que a fonte suporte a placa de video junto com os outros componentes , é uma  mATX M5A78L-M LX/BR com um fx-6300 e 8g de ram . )

@Tonho Espeschit se fosse o power good nao deveria `` nao `` funcionar tambem com minha placa-mãe antiga ?

Compartilhar este post

Link para o post

Quem sabe o problema surgiu depois? Você mesmo escreveu: "Ele ligava normal antes , mas do nada começou a dar isso , uma vez ele ligou , ai desliguei ele , e no dia seguinte nao consegui ligar de novo".  Mas, por outro lado,  como eu disse, em tal coisa deveria ter funcionado com a Xigmatek.  E você diz que não funcionou. Conclusão: verificar tudo, testar tudo, inclusive com uma terceira fonte. E fazer revisão em toda a montagem da máquina.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 2 minutos atrás, Tonho Espeschit disse:

E fazer revisão em toda a montagem da máquina.

Alem de checar os cabos e os conectores , onde mais eu deveria procurar o problema  ? 

Retirar os parafusos e as pecas deixando o gabinete limpo e montando tudo novamente tambem seria um dos requisitos ?

Nao tentei formatar o Windows , seria uma boa ideia ? @Tonho Espeschit

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faria uma montagem fora do gabinete e testaria.  Já para descartar problema com o Windows, pouco provável, eu usaria um live CD do Linux.  O Linux Mint é perfeito para isso.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bom , Montei e remontei e nada funcionou .

O que me parece estranho é que a fonte funcionou quando eu liguei-a no antigo setup . Sera que nao poderia ser um problema de compatibilidade da placa-mãe com a VGA  ?

Compartilhar este post

Link para o post

Incompatibilidade entre fonte e placa-mãe até existe sim em alguns casos raros. Teste uma terceira fonte e, se funcionar, dê o problema como resolvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais