Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte EVGA 500W White não segurando Ryzen 5 1600 e GTX 1060?


Posts recomendados

Boa Noite!

Tive um problema com minha maquina recém montada , essa semana . 

Quando eu ligava o computador , o motinor nao acendia e o mesmo nao reconhecia o teclado nem o mouse ( eles deveriam acender ) . As luzes da placa-mãe acendem , os fans giram , a luz da VGA acende , mas nao aparece nada na tela . Tentei trocar os cabos e as entradas usb , NADA ! .

Cheguei na conclusao que poderia ser a fonte , pois troquei a placa de video (1060 6g DUAL ASUS) pela minha antiga placa (R7 360 OC GIGABYTE), ai funcionou !

 

 

Ele ligava normal antes , mas do nada começou a dar isso , uma vez ele ligou , ai desliguei ele , e no dia seguinte nao consegui ligar de novo . 

 

A config é a seguinte 

Ryzen 1600

hd 500g

8 ram hyperx

placa-mãe - MSI A320m Gaming pro

vga - Asus 1060 DUAL .

fonte -https://www.kabum.com.br/produto/48575/fonte-evga-500w-80-plus-white-100-w1-0500-kr/?origem=52&gclid=Cj0KCQjwz_TMBRD0ARIsADfk7hTgc-U85iNNimXIy1oUL6uYX0F63epzqzUsgZUw6J-1mxWURnnSF20aAnM5EALw_wcB

 

Posso trocar com certeza essa fonte que o problema sera resolvido ? , 

se nao , consigo ligar duas fontes no mesmo computador só pra eu conseguir usar a placa de video nova ?, tenho uma xigmatek 400w aqui em casa...

Obrigado desde já !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Igor Henrique dos Santos disse:

Olá boa noite amigo eu estava com um problema parecido,os fans ligavam mas o mouse,teclado e a tela não dava nem sinal foi aí que testei a fonte e era a mesma estava com mal contato.

Bom, relativo, pois já tive exatamente o mesmo problema que esse. Todos os Fans e Leds ligavam, mas teclado e mouse não acendiam e não dava vídeo.

Nesse caso, troquei a placa-mãe e funcionou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom , realizei alguns testes e vou passar os resultados :

1- Liguei a placa de vídeo na minha antiga placa-mãe , junto com a fonte 500w , Tudo funcionou perfeitamente. O que me faz ter a certeza que nem a placa de vídeo nem a fonte estão com problema (Ou o tdp desse sistema antigo que eu liguei é mais baixo e faz com que a fonte suporte a placa de video junto com os outros componentes , é uma  mATX M5A78L-M LX/BR com um fx-6300 e 8g de ram . )

2- Tirando a dúvida se poderia ser a vga com defeito , fui para os cabos e monitores . Com o setup atual (Ryzen , ddr4 , 1060 6g ) Troquei o monitor , o mouse e o teclado , alem de remontar e montar tudo novamente , checando se estaria faltando algum cabou ou algo mal colocado . O problema continuou .

3- Liguei tudo com minha fonte antiga Xigmatek 400w , como eu ja esperava , o problema continuou o mesmo (pois a fonte nao suportaria essa configuração por causa do tdp mais elevado , certo ?) 

4 - Focando na EVGA , liguei todos os componentes nela , e deixei apenas a placa de vídeo ligada pela Xigmatek (poderia até ter causado algum dano , fiz sem ter estudado a maneira certa de ligar duas fontes num PC ) , o mouse e o teclado ligaram , tudo funcionou , menos o monitor , provavelmente por que nao estavam sincronizados na mesma fonte (a vga e os outros componentes ) Mas me mostrou que realmente a EVGA 500w nao consegue fazer a placa de video e todo o resto do sistema funcionarem juntos . (foi essa a conclusao que eu tirei ) .

 

O que me deixa confuso é saber que ele estava funcionando normalmente semana passada , joguei até alguns Titulos AAA sem problemas de aquecimento ou algo parecido , LISO COMO MANTEIGA ! . 

Do dia para a noite isso começou a acontecer . 

 

Espero ter feito todos os testes que eu pude . O que me restou foi atualizar a BIOS para uma versao mais antiga, pois poderia ser apenas uma incompatibilidade  pelo sistema Ryzen ser muito novo . Vou testar agora trocar as VGA'S novamente ( A R7 360 pela 1060 ) . @gustavodbg @Igor Henrique dos Santos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Murilo Preccaro sua config com Ryzen e 1600 deve puxar uns 250w em full load. O problema não é a falta de potência da fonte.

 

Eu não havia reparado que seu PC funcionava normal antes.

 

Tem como você ligar seu Ryzen + 1600 em outro monitor? Ou em uma TV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso Sim @gustavodbg , tenho uma tv aqui em casa .

 

Fiz o teste e continuou como se estivesse com o monitor , nem chega  na tela da bios, ou meus perifericos ligam . 

 

adicionado 5 minutos depois

Liguei nas lojas de eletronica locais aqui da cidade , encontrei 2 modelos de fontes que estou cogitando pegar , mas nao sei se seriam boas fontes ...

 

 

Uma seria a Thermaltake 600W Smart Series , e a outra uma  Corsair CX 600w...

Desperdicio de dinheiro gastar dinheiro mais uma vez com isso ? >.<

 

Quando montei essa maquina , perto de um mes atras , jurei que era uma boa fonte e que duraria uma vida ... Acho que foi uma ma compra .

Isso por que estou assumindo que com certeza e a fonte o problema ... minha unica duvida fica em por que o setup de -mATX M5A78L-M LX/BR com um fx-6300 e 8g de ram ( que é o meu antigo pc ) + 1060 funcionou na EVGA ...

Como se nada estivesse acontecendo .

Mas aqui (ryzen ), eu nao consigo , nao mais .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Murilo Preccaro disse:

 

3- Liguei tudo com minha fonte antiga Xigmatek 400w , como eu ja esperava , o problema continuou o mesmo (pois a fonte nao suportaria essa configuração por causa do tdp mais elevado , certo ?) 

 

 

Errado. Apesar de ser uma péssima fonte.  A EVGA é mediana.  Provavelmente há um problema com o power good da fonte, mas em tal caso com a outra deveria ter funcionado.

 

 

 

 

ryzen.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Murilo Preccaro disse:

Liguei a placa de vídeo na minha antiga placa-mãe , junto com a fonte 500w , Tudo funcionou perfeitamente. O que me faz ter a certeza que nem a placa de vídeo nem a fonte estão com problema (Ou o tdp desse sistema antigo que eu liguei é mais baixo e faz com que a fonte suporte a placa de video junto com os outros componentes , é uma  mATX M5A78L-M LX/BR com um fx-6300 e 8g de ram . )

@Tonho Espeschit se fosse o power good nao deveria `` nao `` funcionar tambem com minha placa-mãe antiga ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sabe o problema surgiu depois? Você mesmo escreveu: "Ele ligava normal antes , mas do nada começou a dar isso , uma vez ele ligou , ai desliguei ele , e no dia seguinte nao consegui ligar de novo".  Mas, por outro lado,  como eu disse, em tal coisa deveria ter funcionado com a Xigmatek.  E você diz que não funcionou. Conclusão: verificar tudo, testar tudo, inclusive com uma terceira fonte. E fazer revisão em toda a montagem da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Tonho Espeschit disse:

E fazer revisão em toda a montagem da máquina.

Alem de checar os cabos e os conectores , onde mais eu deveria procurar o problema  ? 

Retirar os parafusos e as pecas deixando o gabinete limpo e montando tudo novamente tambem seria um dos requisitos ?

Nao tentei formatar o Windows , seria uma boa ideia ? @Tonho Espeschit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...