Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
Bommu Perneta

Arduino stand alone ISP Erro

Recommended Posts

Bommu Perneta    334

Bem... to com um erro estranho aqui "Yikes!  Invalid device signature" na IDE do arduino .

Historia: eu tenho dois circuitos com atmega 328pu... um quase o clone do outro, só tirando que um é um medidor de volume de água usando ultrassônico +lcd+bluetooth e, o outro, é um controlador de motor (possível tipo para controlar portão eletrônico).

O primeiro, apesar das dificuldade consegui fazer e esta funcionando aceitando o Arduino ISP como programador.

Já o segundo quando terminei de soldar tudo... e fui passar o programa deu deu erro que citei na primeira linha deste post. Ai eu chateado da vida achando que tinha dado problema ou queimado fiz um teste e troquei o atmega da placa mais antiga pelo mais atual e pronto, problema resolvido, consegui programar passar todo que eu queria. Ou seja, o problema teoricamente não seria o arduino. Testei o antigo e o novo na protoboard com essa configuração de baixo e não reconheceu ambos, e olha que eles funcionam no circuito antigo.

Usei isso aqui...

BreadBoard_Arduino_bb.png

Coisa que notei é que o led na porta digital 13 fica fraco e desliga quando o arduino para de piscar quando inicia o modo ISP dele... e logo apos a tentativa de gravar algum programa, novamente da o erro que falei ai em cima. O estranho que é normalmente esse erro se dá por problema no cristal e capacitores do mesmo... mas já troquei coloquei capacitores diferente ceramicos... e nada. E o que me deixa intrigado é que ele funciona no circuito mais antigo...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Isadora Ferraz    1.607

Não vou te ajudar. Mas como vi isso

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=construa-voce-mesmo-levitador-acustico&id=010170170823#.WZ7TrxeQzQo

e vi arduíno e ultrassom no seu post me deu vontade registrar devido à quase conexão temporal e circuital.

Bemm.... Vou tentar...

-cristal com problema

-protoboard com maus contatos

-tipos diferentes de mc

-vcc's incompatíveis

-falta reset

-compilado no modo debug e não release (não conheço a IDE)

-não estou a ver capacitor de desacoplamento

-etc... aí sim.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Bommu Perneta    334
  • Autor do tópico
  • ^^ ok então huahua

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

-cristal com problema

Eu tenho 3 cristais aqui... dois que posso utilizar e um no circuito antigo, queria evitar de tentar nesse pois já destruí trilhas aqui e ainda não apresentei o projeto antigo... depois disso posso passar destruir ele...

Desses dois que posso usar um é meu e outro de um colega que pedi ajuda e me deu o cristal.

Os dois aparece* o mesmo problema. Agora se os dois estão com o mesmo problema é difícil de dizer pois estou sem test aqui, mas a probabilidade é pequena. Mesmo assim também acredito que seja o cristal +capacitores, mas meus testes não estão ajudando na questão.

Troquei os capacitores como disse por outro, mesmo problema. Usei dois pares de 104 diferentes e mais um aqui cerâmico de 150V que nem sei o nome.

-protoboard com maus contatos

Troquei o lugar do atmega e deu na mesma... agora a pouco coloquei na placa nova... soldei... e nada, mesmo erro.

-tipos diferentes de mc

é o atmega328p pu comprei na mesma loja e os dois funcionam no circuito antigo.

-vcc's incompatíveis

To usando o arduino como força todos os cabos de energia estão desconectados para evitar do bagulho pegar fogo... se me recordo bem se eu usar uma fonte externa e só os cabos do ISP (pinos13 12 11 e 10 do reset) dava problema no circuito antigo... mas usando o vcc e gnd do arduino via de boa.

-compilado no modo debug e não release (não conheço a IDE)

Ele não reconhece... como disse apliquei dos dois modos

-não estou a ver capacitor de desacoplament

Eu vi isso na net também, coloquei dois cerâmicos entre gnd e vcc e nada também...

Com esse ISP teoricamente da para programar e passar o bootloader do arduino nao importando o que esta ligado a ele, mesmo que tenha uma ligação no rx tx.

Já tentei inverter os cabos de programação, mas não rolou.

Eu usei o mesmo circuito (copiei e colei do proteus) a minha placa nova da velha e já tentei esses tutos da net.

Estou uma semana nisso e já deu depressão... estou pensando em usar um arduino mini em vez da placa T_T É um drama...

adicionado 0 minutos depois

ah... esse etc é que mata um :(

adicionado 4 minutos depois

Eu queria "resetar" deletar o bootloader dele (que obriga a ter oscilador externo) e colocar sem cristal, mas não sei como T_T

Editado por Bommu Perneta

Compartilhar este post

Link para o post
    aphawk    2.452

@Bommu Perneta ,

Isso de invalid signature já me aconteceu.

Comprei 3 Atmegas 328P novinhos .... e quando tentava gravar dava exatamente esse erro !

Perdí um dia inteiro e nada.... aí eu lí em algum lugar que muitas vezes as pessoas tentam gravar um Atmega328 como se fosse um Atmega168 e depende do gravador ele "mela" o ID identificar do Atmega328 !

A unica maneira é resetar totalmente o Atmega328 com um programador do tipo HV, que consegue fazer o processo.

Como não achei isso pra comprar, achei em um site um projeto de um cara , que é um apagador universal para Attiny e Atmegas, e ele vendia a PCB no Ebay !

Comprei o PCB, e montei o projeto do cara , e funcionou !!!!

Depis disso já me aconteceu a mesma coisa com alguns Attiny85, e a placa resolveu também.

Sugiro voce trocar esses seus Atmega328 pois alguém já havia tentado programar antes de te venderem kkkk !

Ou, então, montar isto aqui, que é o que eu fiz ... :

http://www.instructables.com/id/How-to-fix-dead-atmega-and-attiny-avr-chips/

Ou comprar este aqui :

http://www.microcontrollerprog.com/fuseprog.html

Paulo 

Editado por aphawk

Compartilhar este post

Link para o post
    Bommu Perneta    334
  • Autor do tópico
  • 1 hora atrás, aphawk disse:

Comprei

Minha depressão aumentou huauhauhahua

Vou dar uma olhada... valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
    Bommu Perneta    334
  • Autor do tópico
  • Estou desconfiando 1000% dos cristais pegos na mesma loja... Estou conseguindo programar, como disse, os dois atmegas na pcb antiga, usei até o mesmo circuito na protoboard (eu já consegui programar o atmega na protoboard, o primeiro deles, e agora não quer programar)... Só vou tirar a duvida depois apresentação do primeiro trabalho e de eu desmontar e usar o cristal... ou arranjar o cristal em outro lugar, mas aqui na minha cidade não tem...  ligue para uma loja aqui e os caras nem sabe o que é lol

Enfim... volto da qui a alguns dias com a resposta T_T

Compartilhar este post

Link para o post
    Isadora Ferraz    1.607

Agora que continuo achando mesmo que é:

-protoboard com maucontato/oxidado

-vcc sujo: falta cap de desacopl.

-posição do cristal/capacitores: fios muito longos

-falta de circuito de reset: RC

-entre o o etc está incluso: peça que fica entre a cadeira e o teclado, BIOS, e mais etc

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    Bommu Perneta    334
  • Autor do tópico
  • mas o vcc vem do arduino ele já tem capacitores e tal, smd, mas tem X) já meti capacitor em paralelo e nada. As peças são novas até a protoboard ^^ Eu tenho outra mais velha do grupo ^^

Estou com dois arduinos e dois atmegas aqui.

Circuito de reset = resistor no vcc lol, botão desnecessário... quem vai fazer isso é o cabo do programador.

Os fios estão curtos, do tamanho das pernas dos capacitores ^^ e os outros são bem pequenos e são aqueles que vem no kits de arduino com bom contato. Mudei os fios também no processo.

Acredite, eu já fiz esse circuito (um parecido... se não o mesmo já que na net ligar um atmega até que é comum) antes e já funcionou ^^ Agora "ta de miserinha".

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

-entre o o etc está incluso: peça que fica entre a cadeira e o teclado, BIOS, e mais etc

Tem que ser mais especifico quando fala. Tem que falar o nome da peça auhahuuahuhauhhuauhauha

Pode ser tanto uma peça com um suco de laranja... como pode ser "AN IDIOT" do modelo LM Alguma coisa  X) Só não sou pai de família.

Piada estranha... mas fica ai X) 

adicionado 7 minutos depois

Eu coloquei também um capacitor no reset, mas no reset do arduino para evitar do programador resetar X), mas de novo no circuito antigo não é necessário

Compartilhar este post

Link para o post
    Bommu Perneta    334
  • Autor do tópico
  • Já que fiquei perturbado com isso resolvi retirar a o terceiro cristal e testar...

Bem... não funcionou... lol

Tive um trabalho do karamba para colocar o cristal de volta pois no primeiro circuito as trilhas são muito uma perto das outras... acabou escorrendo solda e tive que ficar resolvendo curtos...

Nessa experiência estranha consegui o mesmo erro que estou tendo na protoboard e no circuito... Um curto entre o terra e cristal deu esse erro de reconhecimento na placa antiga que estava funcionando... Depois de ficar retirando curto consegui fazer voltar voltar a funcionar...

Mas, porém... onde está o curto no circuito do protoboard ou no meu circuito mais novo... ambos o GND passa longe do do cristal...

TENSO.

Compartilhar este post

Link para o post
    Isadora Ferraz    1.607
    10 horas atrás, Bommu Perneta disse:

onde está o curto no circuito do protoboard ou no meu circuito mais novo

Puts... você está conseguindo o mais difícil que é não achar tal curto. Fala sério... fala sério? Fala sério..

Compartilhar este post

Link para o post
    Bommu Perneta    334
  • Autor do tópico
  • Resolvi o problema...

Retirei os dois capacitores e reduzi o circuito... O bagulho está funcionado!

Se eu colocar os dois capacitores 104 para o terra ligando as duas pernas do cristal o led fica com baixa tensão piscando um centelha muito baixa...

Agora vou retirar o outro cristal e testar aqui lol. Mas que ********** lol

adicionado 8 minutos depois

Pronto, testado ... uma semana me batendo aqui, montando maiores teorias doidas e eram os porcarias dos capacitores.... *************

fuizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

adicionado 9 minutos depois
    17 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Puts... você está conseguindo o mais difícil que é não achar tal curto. Fala sério... fala sério? Fala sério..

Putz mesmo... usei meu multimetro baratinho e n'ao achei nada de arrado T_T

Mas j[a que resolvi... Vamos ver se consigo colocar capacitores aqui melhores... ou vou sem.

Compartilhar este post

Link para o post
    Isadora Ferraz    1.607

Puts 2... capacitor 104 = 100nF e não combina com cristal pow. Tem que ser na casa do pF. Se tivesse dado uma olhadelinha no ds do seu mc...

Mas normal... pelo seu 'tom de voz' penso que estás no começo de carreira.

Abraço & sucessos

Compartilhar este post

Link para o post
    Bommu Perneta    334
  • Autor do tópico
  • Nem carreira eu tenho lol ahuauhahuahuahuahuauhahuaahuahuahuauhahuahuahuahu

Ainda nem saída faculdade, apesar de velho já ^^

adicionado 2 minutos depois

Ta descobri que tenho capacitores de 22 lol

adicionado 30 minutos depois

@Isadora Ferraz

Mesmo com o capacitor de 22 ele para de funcionar!

Uma perna ligada no terra e outra em uma perna do oscilador...

Se eu colocar qualquer coisa na protoboard nos mesmo pinos do cristal ele não inicia a programação...

Compartilhar este post

Link para o post
    Bommu Perneta    334
  • Autor do tópico
  • 1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

momento coragem: publicar fotos do seu monstrinho

Acabei de soldar s[o o cristal na placa e tirar os capacitores e foi... ta ligando o lcd e parecendo os caracteres... consigo agora programar livremente... leds e coisa do tipo. ^^

Ok, vou postar a desgraça dos dois uhahuauhaahu Não se assustem ^^

adicionado 38 minutos depois

ta ai... a maioria dos fios "Flutuantes" e jumpers são do programador ou botões externos. Quase destruí as placas devido a ficar soldando componente e tirando... TENSO... na placa parte do desenho está torto pois fiz à mão (não saiu bem pelo processo de transferência térmica).

Não passei verniz ou coisa do tipo... As placas estão destinadas a serem desmontadas depois de apresentadas X)

Mas está uma desgraça mesmo, mas como não tenho aquelas máquinas de confecção de placas por retificadora, ou Algum material foto sensível, está bastante trabalho de iniciante huahuauhauh

Ah não tem marcações de posições das peças... por motivo já citado.

Esqueci de fazer melhora da foto pelo aplicativo... mas está aí...

WIN_20170826_17_51_15_Pro.thumb.jpg.0313b1971656c0690146487acd4cef5b.jpgWIN_20170826_17_51_23_Pro.thumb.jpg.c9288bcf12cc46809f3c2a076428305e.jpgWIN_20170826_17_51_52_Pro.thumb.jpg.48eee3c5a25fbaaf27a6c259e8d85232.jpgWIN_20170826_17_52_01_Pro.thumb.jpg.ba663cd66cdd9df981149204f4a749cb.jpgWIN_20170826_17_52_10_Pro.thumb.jpg.142579a4bbd090ebfbcddca2ca0d2c34.jpgWIN_20170826_17_53_24_Pro.thumb.jpg.42c0e965ae48a5421b4ce6cfc1f26c4c.jpgWIN_20170826_17_53_32_Pro.thumb.jpg.8334c0f4bcb81d0be92a8b72ed2746b8.jpgWIN_20170826_17_53_43_Pro.thumb.jpg.87a88c5fb8b65b98d24e8eb31a0172e7.jpgWIN_20170826_17_53_49_Pro.thumb.jpg.c7d0f6132d3782afc8edd913a428cee7.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais