Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de nível de luminosidade com ldr e temporizador 555


Posts recomendados

Estou fazendo um projeto que tem como objetivo acionar leds para indicar a luminosidade do ambiente. O circuito acionara um led para alta luminosidade, dois leds para luminosidade moderada, três para luminosidade baixa e quatro leds para falta de luminosidade. O problema é que esses leds a partir do momento que são acionados precisão permanecer nesse estado por no minimo 5 segundos independente se a luminosidade sobre o ldr mudou ou não. Para isso eu teria que usar um CI555, mas não estou conseguindo configura-lo corretamente, alguém poderia me ajudar?

projeto eletronica-modulo2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kátia Johandra A coisa é mais simples do que parece, não precisa do 555 pra fazer isso. 

Eu ia falar sobre histerese nos amplificadores operacionais, mas como tem 4 ali tudo junto pode ser que um Led atrapalhe o outro e aí não dá certo. 

A solução mais simples penso que pode colocar um temporizador simples na saída do Ampop, algo como um capacitor, um resistor e um transistor de uso geral antes do led. De maneira que o Amplificador carregue o capacitor deixando um tempo aceso através do transistor. 

 

Mas uma coisa me intriga:

Em um tópico não tão longe, alguém tentando fazer a mesma coisa:

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Katia,

 

Poderia fazer algo como colocar os LDRs em comparadores, como você fez, e os comparadores acionam o 555 de 5 segundos. Depois do 555, coloque uma AND com as entradas sendo o 555 e um comparador, e em cada saída da AND com um led do nível de luminosidade.

 

Não sei se ficou suficientemente claro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88

 

 

O circuito poderia efetuar as temporizações RC com tiristores SCR em vez de transistores NPN. Assim, durante os 5 segundos de descarga as luminosidades dos LEDs não decairiam F5Rua4D.gif.

 

 

 

Um SCR comercial apropriado seria o BT169. O mesmo, como o transistor BC548, é um dispositivo para aplicações de baixa potência.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88

 

 

TldmY0F.png

 

 

Rodei no Simulink um circuito não-linear semelhante ao que você postou, com tensão de 9V de alimentação e de valor inicial do capacitor. A resistência de carga é diferente, mas também está na faixa de 100Ω a 1kΩ, além do transistor genérico ter um ganho igual a 100 F5Rua4D.gif.

 

 

 

m7kJJme.png

 

 

 

Nota-se que a corrente de coletor, em verde, mantém uma forma quase idêntica à da corrente de base, em azul. Se a carga fosse um LED, ele ficaria sujeito a uma corrente com esse gráfico, teoricamente variando a luminosidade conforme o decaimento deste.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...