Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
RPX

Backlight do monitor Dell Ultrasharp U2410 24"

Recommended Posts

RPX    1

Olá, amigos!

 

Adquiri recentemente de um conhecido um monitor Dell Ultrasharp IPS U2410 da empresa dele, voltada para trabalhos profissionais. Trabalho com imagens e a amplitude de cores dele é fantástico, sempre desejei este monitor pois trabalho com fotografia. Ele é o modelo antigo, ainda com retroiluminação por lâmpada CCFL.

 

O lcd dele está perfeito, sem manchas ou dead pixels, tudo funciona (apesar de achar que ele esquenta bastante), uma coisa que me incomoda é a temperatura de cor dele, mesmo configurando para frio. O ponto de branco não é 100% como os de Led mais recentes e baratos e isto está me atrapalhando um pouco. Como ele é um modelo de 2011 (nem parece pois está como novo) eu suspeito que a lâmpada CCFL esteja no fim da vida, pois ele demora uns minutos até chegar ao brilho máximo quando é ligado. Não sei mais se isso é normal pois faz tempo que não uso um monitor com CCFL.

 

Minhas dúvidas são:

 

- Vale a pena trocar a lampada CCFL dele para melhorar o branco do backlight? O serviço e o material são muito caros? Indicariam um bom técnico? Estou no rio de Janeiro, capital.

- É possível substituir a lâmpada por fita de Led? Vi alguma coisa a respeito em modelos mais simples, mas nunca em monitor Dell.

 

Este é um monitor caríssimo quando novo e queria tentar resolver isso antes de optar por vende-lo. O modelo atual Ultrasharp 24"com Led custa na faixa de 3500,00, fora de questão...

 

Obrigado

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bcpetronzio    3.723

Antes de condenar as lâmpadas, tem que verificar se não tem capacitores estufados ou gastos na fonte dele..

Cada lâmpada custa em torno de 17 Reais, então mesmo que tenha que trocar todos os capacitores e as duas lâmpadas, compensará fazer o reparo dele sim...

Infelizmente não conheço nenhuma oficina ai no Rio de Janeiro, mas pode ser até uma especializada em televisores, o trabalho de trocar as lâmpadas no monitor é o mesmo de trocar elas em um TV.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
RPX    1
  • Autor do tópico
  • 13 horas atrás, Bcpetronzio disse:

    Antes de condenar as lâmpadas, tem que verificar se não tem capacitores estufados ou gastos na fonte dele..

    Cada lâmpada custa em torno de 17 Reais, então mesmo que tenha que trocar todos os capacitores e as duas lâmpadas, compensará fazer o reparo dele sim...

    Infelizmente não conheço nenhuma oficina ai no Rio de Janeiro, mas pode ser até uma especializada em televisores, o trabalho de trocar as lâmpadas no monitor é o mesmo de trocar elas em um TV.

     

    Olá, creio que resolvi metade do problema.

     

    A questão da demora em atingir o brilho máximo acredito ser mesmo devido a idade dele, já tem 6 anos de uso.

     

    Quanto ao ponto de branco, vi muita gente comentando a diferença frente aos modelos LED e realmente são mais frios e brilhantes, mas no momento não me incomoda tanto pois com a calibrarão que consegui está bom para trabalhar, não cansa minha vista. O problema maior era que o ponto de branco, mesmo configurando o monitor para perfil frio, estava ligeiramente amarelado e as cores mais fortes estouradas. O que eu não havia dito antes é que uso Mac e não Pc e pesquisando mais a fundo descobri que a linha profissional da Dell não é reconhecida como monitor pelo sistema OSX da Apple e sim como tv, com isso, o padrão de cores era sempre configurado para YPbPr e não RGB, o monitor simplesmente não aceitava RGB nas configurações internas. Com isso, nenhum profile ICC funcionava, e o brilho da tela nunca chegava ao máximo. Realmente parecia que as lâmpadas estavam para queimar.

     

    Seguindo este tutorial consegui forçar o Mac a enxergar o Dell como monitor e pronto, lá estavam as cores corretas e o brilho máximo. Este monitor é muito bom apesar da idade, abrange um range de cores extenso além do padrão sRGB, perfeito para edição de fotos e diagramação. É do tempo que faziam bons monitores para uso profissional, pena que os modelos atuais com Led usem apenas o padrão sRGB, para trabalhos gráficos e fotografia faz muita diferença. Inclusive em edição de vídeo, percebo detalhes que normalmente não percebia em monitor Led moderno, pois este Dell tem uma razão de baixo contraste incrível.

     

    Este é o link do tutorial, apenas para quem usa este modelo no Mac. Recomento efetuar backup do hd de sistema antes de realizar este procedimento, por precaução. Funcionou de primeira aqui sem problemas:

     

    http://www.mathewinkson.com/2013/03/force-rgb-mode-in-mac-os-x-to-fix-the-picture-quality-of-an-external-monitor

     

    O script força o Mac a reconhecer o monitor e cria um perfil de cor específico para ele, mas permite finalmente realizar a calibração sem problemas.

     

    Tenho curiosidade de saber se alguém trocou as lâmpadas por fita de Led e se o resultado valeu o trabalho. Como o diferencial deste modelo é justamente precisão e range de cores, fico na dúvida se isso seria bom ou ruim. 

     

    Espero ter ajudado de alguma forma.

     

    SDS's

    Editado por RPX

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Bcpetronzio    3.723

    Bom! Sobre trocar as lâmpadas por LEDs eu ainda não ouvi ninguém dizer nada a respeito, mas não creio que seja simples e fácil de se fazer essa adaptação!...

    Aguarde alguma dica de quem já viu alguma adaptação semelhante....

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×