Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito com chaves e voltímetro corrente AC


Posts recomendados

tenho uma chaveadora com 12 tomadas que modifiquei pra um filtro de linha com toda proteção que m filtro de linha pode e deve ter.

mas o detalhe é que o voltímetro/  amperímetro fica o tempo todo ligado . o que quero e que quando não tiver nenhuma das chaves ligada ele desligue também, e quando houver alguma chave ligada ( 1, 2 , 3 ou todas ) o voltímetro fique ligado também

 tem alguma forma, componente, circuito, que possa fazer o que quero?

 

montei o circuito rapidamente no Paint pra vocês terem uma ideia.

na primeira foto como ele esta Agora

e na segunda foto como quero que fique.

circuito chaves e voltimetro.png

circuito chaves e voltimetro 2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse corrente contínua, com um diodo em cada chave resolveria o problema.

Da forma que está, em CA a única maneira possível é se seus interruptores tivessem dois contatos, um para a tomada e outro para o voltímetro.

 

Agora tem uma coisa que não entendi:

Se tem 12 tomadas, e separou duas para o modem e a antena. Porque não deixa essas duas passando somente pelo filtro de linha e liga a geral nas outras 10 alimentando também o voltímetro?

 

Agora se gosta de desafios, pode montar a geringonça abaixo. Que fique claro que eu não testei, mas deve funcionar:

20170825_214353.thumb.jpg.7050dc19cb822d53fe5092d0610ff539.jpg

 

Que tipo de voltímetro é esse? Eu estou pensando que é daqueles simples, de ponteiro.

Se for digital, com fonte nem precisa da geringonça acima. Basta pegar uma fonte chaveada e ligar direto nos diodos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva Mesmo sendo eletrônico não funciona em DC, pois usa fonte capacitiva, tipo essa que eu desenhei acima.

Se você não quiser colocar um interruptor a mais, só mesmo montando esse circuito aí.

Agora se você tiver um relé com bobina 110 ou 220V (de acordo com sua rede), pode usar esse mais simples:

20170825_220640.thumb.jpg.528e4c5023d13e825f4fc739fb81ba1f.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Ok. Vou montar pra testar e te digo, 

Única dúvida onde tem os diodos retificadores 1, 2 ,3 é a entrada vinda dos interruptores , então eu posso usar um pra cada das 10 tomadas , e transitores qualquer Npn de uso geral? 548,337 tenho muitos

 

Sim, é isso mesmo. Não tinha porque ficar desenhando os 10 diodos, afinal deu pra entender.

Qualquer transistor desses aí serve, o relé pode ser aqueles de 12V quadradinhos de 5 pinos.

Se você for ligar somente em 110/127V pode usar capacitores de 250V no lugar desses de 400V.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 esqueci de mencionar, com o reistor de 100r em série com o zener tava dando só 3,3v , dai troquei por 330 e deu 11,98...usei todos resitores de 1W...

 

 

Edit...

Com o relé ligado ao circuito a tensão caiu mais ainda , pra conseguir acionar o relé tive q colocar resistor de 4.7k. ..

 

Ta certo isso???

 

Edit 2: acabei colocando o resistor d 8k de 1w (o de 4,7 era 1/2w )

O de 4,7 k me dava 9.7 de tensão o de 8k me deu os 11,8 v

 

Edit 3: posso usar assim ou devo mexer no capacitor e baixar a capacitancia dele? porque da forma q esta o relé recebe 11,8v, mas sem ele a tensão sobe para 55v

 

Edit 4 : com o diodo em paralelo com a bobina do relé ele desarma mais rápido. ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva Não, está errado. 

O Zener serve pra não explodir o capacitor de 470uF quando o relê é desligado. O resistor em serie com ele serve apenas pra limitar a corrente dele.

Coloca de volta o resistor de 100R e aumenta o capacitor de 470nF para 1uF, se tiver 9V no relé já está bom, o importante é ele fechar o contato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, 1uF = 105

Tem coisa errada aí, aumentou o capacitor e baixou a tensão, não entendo. 

Está ligando em 110 ou 220v? 

Que tipo de relé está usando? 

 

Meio difícil a Protoboard limitar a corrente, já que a tensão é alta. 

Tira aquele resistor de 470k em paralelo com o capacitor, aumenta pra 1Mohm.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 rele 12v de uso geral 5 pinos 

Tensão de 220v fiz a alteração e nada vou desmontar tudo e começar do zero então

 

Desmontei e montei permanece mesma coisa , chega a 8,29 v mas quando ligo o relé cai pra 1,8v, so consigoos 12 v alterando o resistor de 100r em série com o zener.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom @Mestre88 fiz 2 testes vamos lá. ..

Tinha outros diodos zener então subistitui e eis os resultados...

 

Capacitor 1uf  zener 6v8  deu 13,63 v e com relé cai p/11.6 acionando o relé

Capacitor 470nf  zener 6v8  deu 10,1 v e com relé cai p/8.5 acionando o relé

 

Capacitor 1uf  zener 12v deuu 7,43 v e com relé cai p/5.68 cai acionando o relé

Capacitor 470nf  zener 12v  deu 3.55 v e com relé cai p/2.90 não acionado o relé

 

Capacitor 1uf  zener 13v  deu 19,97v e com relé cai p/ 16,07 acionando o relé

Capacitor 470nf zener 13v deu 15,77v e com relé cai p/ 11,69 acionando o relé

 

Fiz teste com essa fonte da foto e com o zener de 12v não deu tensão...com os outros 2 deu a tensão correspondente. 

 

Penso que o zener de 12v ta f***do

images (8).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Monta a opção abaixo, dessa forma funcionou da maneira que deve funcionar:

1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Capacitor 470nf zener 13v deu 15,77v e com relé cai p/ 11,69 acionando o relé

 

 

1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Fiz teste com essa fonte da foto e com o zener de 12v não deu tensão...com os outros 2 deu a tensão correspondente. 

 

Penso que o zener de 12v ta f***do

Mede o zener na escala de diodo do multímetro, de um lado não dá nada do outro lado um valor alto. Se aparecer um numero menor que 200 tá ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pronto, montado em placa e funcionando como deveria...

 

@Mestre88 são 12 tomadas com uma chave cada uma, mas uso 7 delas direto as outras vez em quando...

 

Teria uma forma/circuito de desernegizar estas tomadas restante e energiza-las quando a oitava fosse usada assim liberando as demais. ..

 

Tinha pensado em usar um triac, mas não saberia como fazer o disparo do triac...

 

Seria pegar sinal do interuptodr da tomada 7 pro disparo do triac?

 

Obrigado mais uma vez. ....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem jeito sim, mas é algo meio complicado. E não entendi em que isso é útil, veja:

Se as tomadas estão lá sem energia, colocamos algo e ela liga, passa a funcionar o aparelho. Pra mim é a mesma coisa de ela já ter energia e conectar o aparelho para funcionar. 

Só vejo diferença se colocar um interruptor nesta tomada, assim o aparelho pode ser desligado mesmo com o plugue na tomada. 

Circuitos com triac não é uma boa para aparelhos com fonte chaveada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, isso aí funciona. Mas os diodos limitam a corrente da carga e tem o problema de que toda vez que for usar algo terá sempre que por na 1ª tomada, somente se tiver uma segunda carga poderá por nas outras.

Isso é útil quando temos um aparelho que tenha controle remoto e temos outros que não tem. Então colocamos o aparelho com controle e os outros nas demais. Claro que faremos isso se não tiver como adaptar um relé neste aparelho.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, isso aí funciona. Mas os diodos limitam a corrente da carga 

 

Sim.. da descrição do circuito fala sobre isso....

 

"Lista de Componentes da barra de tomadas eletrônica

R1, R2 – Resistor  100 Ohm 1/2 Watt
C1 Capacitor 100nF poliéster x 630 Volts
D1 a D6 Diodos 1N5408 – 1000Volts x  3 Amperes
D7  TRIAC IC225M  – 600Volts  x 8Amperes

Os tipos de diodos sugeridos na lista de peças para D1 a D6 permitirá uma potencia de 500W. Use BY550-800 diodos para até 800 – 1000W.

Para aparelhos menos exigentes, 1N4007 diodos que permite até 200W de potência"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Mais uma dúvida

 

Com uma chave teste (digital não de neom) tocando na carcaça da chaveadora nos ( nos furos dos parafuso não na parte pintada) marca uma tensão de 110v

 

Mas com multimetro nada aparece entre a carcaça e  neutro e carcaça e fase...

 

Tem uma placa indicadora de fusível aberta esta está encostada na carcaça mas foi isolada com fita isolante líquida

Entre os componentes da placa e a carcaça não da continuidade. ..nem carcaça e fase nem carcaça e neutro 

 

Devo me preucupar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...