Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Combinações de cartelas de Bingo no Excel


Ir à solução Resolvido por Nataniel Maturana,

Posts recomendados

Boa Noite amigos!

 

Eu fiquei incumbido de criar as cartelas para o bingo da Igreja que acontecerá no feriado de Setembro/2017.
Como o Corel não gera a numeração das cartelas, decidi pesquisar e criar um arquivo .csv para usar no Corel.

Consegui criar um tabela no Excel para gerar os 24 números de cada cartela, e já criei uma planilha com mais de 1000 combinações,

porém não tenho certeza se cada combinação é única e preciso de um meio que verifique isso.

No caso não tenho noção nenhuma de VBA e já cansei de pesquisar uma forma de fazer isso.
Se for o caso de criarem um gerador de cartelas que não duplique combinações pode ser também.

Fico muito grato a todos que puderem ajudar!

 

Segue em anexo o arquivo em que estou trabalhando.

Cartelas Bingo Igreja.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Wendell Menezes disse:

Segue planilha com macro para confirmar que não há duplicidades.

 

 

Cartelas Bingo Igreja.zip

 Muito Obrigado Wendell, a função q você criou é muito interessante, nos teste que fiz ela funcionou nas combinações duplicadas que não mudaram a ordem dos números, mas repetindo uma combinação e alterando a ordem em que os números aparecem a função não reconhece como duplicado.

E como as combinações são para um bingo, não pode ter cartelas com os mesmo números, se não pode haver 2 ganhadores ao mesmo tempo.
Percebi que a Macro coloca em uma célula adjacente todos os números de cada combinação e verifica se são idênticos, creio eu que funcionaria perfeitamente se ao unir as combinações em uma só célula a Macro também colocasse os números em ordem numérica, assim acho que não teria o problema.

 

Como falei no meu primeiro post não tenho noção de como fazer isso em VBA, tentei fazer com formulas mas o sistema fica muito pesado e nem tinha feito com toda a combinação.

 

Te agradeço muito pela atenção e por ter disponibilizado o seu tempo me ajudando, Muito Obrigado Mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrs não tinha percebido a alteração!

 

Amigo, agora sua macro está funcionando perfeitamente, mas gostaria de fazer uma pergunta.

 

Ela funciona somente com aquele numero de combinações ou posso gerar mais números que ela vai continuar verificando?

 

Eu acabei percebendo que houve um erro nas minhas fórmulas, várias combinações tem números repetidos, mas vou tentar corrigir isso!

 

Fico muito grato pela sua ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wendell Menezes

 

poxa, você me ajudou muito, espero poder contribuir com você também no futuro.

 

Sobre o erro nas fórmulas do gerador que tinha falado, eu tinha esquecido de alterar a 2ª e 3ª linha do 5 bloco do gerador e ele estava repetindo os mesmos números do 4 bloco, mas consegui resolver.

 

Obrigado mesmo pela ajuda!

 

Lhe desejo tudo de bom!

Grande Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 26/08/2017 às 11:49, Wendell Menezes disse:

@Nataniel Maturana

 

Anexei o arquivo o errado, agora deve estar OK.

 

Em 26/08/2017 às 12:34, Nataniel Maturana disse:

@Wendell Menezes

 

poxa, você me ajudou muito, espero poder contribuir com você também no futuro.

 

Sobre o erro nas fórmulas do gerador que tinha falado, eu tinha esquecido de alterar a 2ª e 3ª linha do 5 bloco do gerador e ele estava repetindo os mesmos números do 4 bloco, mas consegui resolver.

 

Obrigado mesmo pela ajuda!

 

Lhe desejo tudo de bom!

Grande Abraço!

boa tarde, tem como você me enviar esse modelo seu pra teste deu certo funcionou??

obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/08/2017 às 12:34, Nataniel Maturana disse:

@Wendell Menezes

 

poxa, você me ajudou muito, espero poder contribuir com você também no futuro.

 

Sobre o erro nas fórmulas do gerador que tinha falado, eu tinha esquecido de alterar a 2ª e 3ª linha do 5 bloco do gerador e ele estava repetindo os mesmos números do 4 bloco, mas consegui resolver.

 

Obrigado mesmo pela ajuda!

 

Lhe desejo tudo de bom!

Grande Abraço!

BOA NOITE TUDO BEM @Wendell MenezesDESCULPA A PERGUNTA MAS PEGUEI SUAS VARIAVEIS E VOU APLICAR NUM ARQUIVO QUE TENHO NO INDESIGN E SO PRA SABER A SEQUENCIA HORIZONTAL DELA COMO FICARIA NA ALOCACAO DAS PALAVRAS B I N G O
OBRIGADO ABRAÇO 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, junior andrades disse:

boa noite tudo bem @wendell menezesdesculpa a pergunta mas peguei suas variaveis e vou aplicar num arquivo que tenho no indesign e so pra saber a sequencia horizontal dela como ficaria na alocacao das palavras b i n g o
obrigado abraço 

boa noite!

pelo q entendi da sua pergunta, a sequência vertical terá números aleatórios, para cada letra (coluna), há uma tabela com 15 números ou seja: b (1-15), i (16-30), n (31-45), g (46-60), o (61-75). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

cara ,eu não vi nada certo nessa sua macro não;;;;mesmo que haja numeros repetidos na linha ele diz que é unico mesmo assim...se for apenas para verificar se tem outra cartela igual  ,mesmo assim esse erro seria critico..imagina você com uma cartela que tenha 2 ou mais numeros iguais dento da cartela...rsrsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 07/11/2018 às 16:54, Paulo Cezar Do Nascimento disse:

cara ,eu não vi nada certo nessa sua macro não;;;;mesmo que haja numeros repetidos na linha ele diz que é unico mesmo assim...se for apenas para verificar se tem outra cartela igual  ,mesmo assim esse erro seria critico..imagina você com uma cartela que tenha 2 ou mais numeros iguais dento da cartela...rsrsrs

 

Obrigado pela observação, mas creio que a geração da numeração já garante que não tenha números iguais na mesma combinação, por isso a macro do amigo só verifica se existe combinações iguais.

Caso eu esteja enganado, favor avisar pois já usei este método em 3 bingos diferentes, rsrs

Vou deixar anexado a planilha final que tenho usado para gerar as combinações.

 

Cartelas Bingo Igreja V2.rar

adicionado 18 minutos depois
Em 10/07/2018 às 01:13, Lucas Agustinho disse:

@Nataniel Maturana

@Wendell Menezes

@Junior Andrades

Boa noite.

Obrigado por compartilhar essa panilha! Agora como faço para tornar em cartelas de bingo, colocando conforme suas letras B (1-15), i (16-30), n (31-45), g (46-60), o (61-75)?

 

Olá Lucas!
Então, as combinações já estão separadas dessa forma e possuem 24 números, eu salvei as combinações como csv que é um arquivo que o corel reconhece e criei uma estrutura de bingo (vou deixar anexado como exemplo), no meu caso o bingo era de 5 prêmios então já aproveitei para arrumar 5 "cartelas" em uma folha e a cada vencedor as pessoas pulavam pra outra cartela na mesma folha (você vai entender melhor no exemplo). Havia brindes pra quem conseguisse fazer a primeira fileira horizontal e vertical, mas os prêmios eram só pra quem fechasse a cartela, então desse modo ficou um bingo muito divertido e fácil de marcar, visto que era uma folha A4.

Os números que você vai ver no exemplo são de referencia para o corel e só servem para que o corel saiba onde colocar cada número da combinação.
 

Em 22/09/2018 às 11:29, Mgsm disse:

Nataniel, gostei do post, quero fazer um bingo beneficente pra mil cartelas para imprimir no corel como faço e se podes me enviar o material que tu tens e quanto eu pagaria pelo teu trabalho?


Mgsm, você pode usar a tabela em anexo, o pagamento já é a transferência de conhecimento.
para usar no corel é só salvar a planilha de combinações em csv e jogar pro corel. 

Cartelas Bingo Igreja V2.rar

Cartela Bingo Paixão de Cristo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, waltermuniz disse:

Boa Noite!

 

Estou fazendo um bingo de palavras(270), aonde adiciono elas e como você edita para as cartelas.

Bom dia Amigo!
Não sei se entendi corretamente sua pergunta, mas vou explicar o que entendi!

Para te dar uma resposta correta precisaria saber quantas palavras você quer no total e quantas palavras por cartela.

No caso de um bingo de ser um bingo como este que estamos usando no post, ele tem 75 números no total e 24 números por combinação, formando aquele bingo padrão de 5 colunas sendo a do meio com 4 números.

Sé for fazer este tipo de bingo, basta você mudar os números por palavras na planilha variável (vai ver que tem 3 abas em baixo, no caso é a primeira).

Você estará usando 75 palavras e terá cartelas com 24 palavras.
 

Para fazer diferente terá que alterar as fórmulas, isso fará com que todas as planilhas tenham que ser alteradas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Entendi, mas não consegui....

copiei =ALEATÓRIO() e criei 13 colunas com 15 palavras até da as 270 palavras

mas na hora de gerar os bingos não aparece tudo somente as 5 que você criou e na verificação de  duplicidade da erro no depurador...

 

da uma olhada onde errei, este bingo é para a escola da minha mãe!

Um trabalho cultural!

 

 

Cópia de Cartelas Bingo 1.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/11/2018 às 16:37, waltermuniz disse:

Bom dia!

 

Entendi, mas não consegui....

copiei =ALEATÓRIO() e criei 13 colunas com 15 palavras até da as 270 palavras

mas na hora de gerar os bingos não aparece tudo somente as 5 que você criou e na verificação de  duplicidade da erro no depurador...

 

da uma olhada onde errei, este bingo é para a escola da minha mãe!

Um trabalho cultural!

 

 

Cópia de Cartelas Bingo 1.xls

Mas como seria a cartela desse bingo?
Quantas casas, linhas e colunas teria cada cartela?

 

preciso saber isso para montar a planilha de geração das combinações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, waltermuniz disse:

Boa Tarde!

pode ser igual a sua somente acrescente as 270 palavras ( acho que nas variáveis)...

vou pegar as combinações de nomes e montar em uma folha A4 , bem parecida com a que você postou anteriormente!

 

Boa Noite Walter,

Bem acho que agora ficou como você quer!

 

Ela gera 10 combinações por clique no botão, porém a função que verifica a duplicidade das combinações não está funcionando, eu não sei nada de VBA e na época que pedi ajuda aqui no fórum, quem fez esta função foi o Wendell Menezes.

Mas eu fui na outra planilha (a que gera números), criei 1000 novas combinações e verifiquei. Nenhuma foi repetida, e creio que na planilha nova (de palavras) também não deve se repetir nada, visto que a quantidade subiu de 75 para 270 ou seja diminuiu mais ainda a probabilidade de duplicidade nas combinações.

Enfim, caso tenha algum problema ou dúvida pode voltar aqui no fórum.

Grande abraço!

Cartelas Bingo Igreja V3(PALAVRAS).rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...