Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei um Notebook Samsung E34 e ta com um mau desempenho


Davi0105

Posts recomendados

baixei um jogo razoavelmente pesado (warface) pra testar o desempenho da máquina que eu já estava estranhando desde quando liguei pela terceira vez (demora um pouco pra iniciar) e pareceu até que meu processador em vez de ser um Core i3 6006U era um Celeron 1,10GHz de tão lento que tava. Como posso resolver esse problema?

a.jpg

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas considerações.

 

1. Esse notebook não traz placa de vídeo, então está jogando com a Intel HD Graphics 520 integrada no i3.

2. Esse i3 não é grande coisa, está no nível de um Celeron. Na verdade, é até um pouco pior em desempenho que um Celeron de 2015 (como o G3900 @ 2.8GHz) ou atual (como o G3950 @ 3.0GHz), embora a diferença seja quase imperceptível. Lembrando que esses Celeron são de desktop, e com certeza têm bem mais desempenho que um celeron fabricado pra notebooks.

3. Seu notebook não tem ssd, então é esperado que demore pra iniciar ou até que fique lento em vários momentos durante o uso (por causa do hd, não do processador).

 

Portanto, não espere que ele vá se sair bem em jogos. É um notebook pra tarefas simples, como realizar trabalhos de escola (office, powerpoint, etc) e navegar na internet. Dito isto, eu preciso saber o que você considera lento. Eu pesquisei no youtube e o i3-6100u (só um pouco melhor que seu i3-6006u) consegue rodar Warface a pouco mais de 20 fps.

 

Agora, possíveis soluções.

1. Conecte o computador na tomada enquanto joga. A maioria (se não todos) os notebooks atuais vão rodar mais devagar quando desconectados da tomada pra aumentar a vida da bateria.

2. Vá nas Opções de energia (botão direito no íconezinho da bateria perto do relógio) e coloque a de Máximo Desempenho (ou seja lá qual for o nome que aparece aí no teu).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, RafaelCLP disse:

Algumas considerações.

 

1. Esse notebook não traz placa de vídeo, então está jogando com a Intel HD Graphics 520 integrada no i3.

2. Esse i3 não é grande coisa, está no nível de um Celeron. Na verdade, é até um pouco pior em desempenho que um Celeron de 2015 (como o G3900 @ 2.8GHz) ou atual (como o G3950 @ 3.0GHz), embora a diferença seja quase imperceptível. Lembrando que esses Celeron são de desktop, e com certeza têm bem mais desempenho que um celeron fabricado pra notebooks.

3. Seu notebook não tem ssd, então é esperado que demore pra iniciar ou até que fique lento em vários momentos durante o uso (por causa do hd, não do processador).

 

Portanto, não espere que ele vá se sair bem em jogos. É um notebook pra tarefas simples, como realizar trabalhos de escola (office, powerpoint, etc) e navegar na internet. Dito isto, eu preciso saber o que você considera lento. Eu pesquisei no youtube e o i3-6100u (só um pouco melhor que seu i3-6006u) consegue rodar Warface a pouco mais de 20 fps.

 

Agora, possíveis soluções.

1. Conecte o computador na tomada enquanto joga. A maioria (se não todos) os notebooks atuais vão rodar mais devagar quando desconectados da tomada pra aumentar a vida da bateria.

2. Vá nas Opções de energia (botão direito no íconezinho da bateria perto do relógio) e coloque a de Máximo Desempenho (ou seja lá qual for o nome que aparece aí no teu).

a placa de video é uma intel graphics 520, o HD é 1TB. O FPS em Warface parece q está abaixo de 20 mesmo. Pô, é um processador da linha Core i, e tem 2.0GHz, superior a um celeron que eu tinha que parecia dos anos 2000, eu esperava mais desempenho em jogos simples como Warface (nao é nenhum Battlefield da vida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente os processadores para notebooks são muito piores que os de desktop. E para piorar, a ideia dessa linha "U" é ser de baixíssimo consumo, não alto desempenho (e realmente sacrifica muito o desempenho pra baixar o consumo). Dentre os Intel Core i das últimas duas gerações, o i3-6006u é possivelmente o pior em desempenho. Mas com míseros 15W eu diria que o i3-6006u cumpre perfeitamente seu objetivo! Quem usa o notebook para editar documentos e acessar a web provavelmente prefere uma vida mais longa da bateria do que alto processamento em jogos...

 

Voltando ao seu problema, você fez o que eu sugeri ali em cima? Se fez, verifique também se você está jogando com todas as configurações no mínimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RafaelCLP disse:

Infelizmente os processadores para notebooks são muito piores que os de desktop. E para piorar, a ideia dessa linha "U" é ser de baixíssimo consumo, não alto desempenho (e realmente sacrifica muito o desempenho pra baixar o consumo). Dentre os Intel Core i das últimas duas gerações, o i3-6006u é possivelmente o pior em desempenho. Mas com míseros 15W eu diria que o i3-6006u cumpre perfeitamente seu objetivo! Quem usa o notebook para editar documentos e acessar a web provavelmente prefere uma vida mais longa da bateria do que alto processamento em jogos...

 

Voltando ao seu problema, você fez o que eu sugeri ali em cima? Se fez, verifique também se você está jogando com todas as configurações no mínimo.

Sim, só não achei a opção de aumentar o desempenho nas opções de energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz isto, nao adiantou nada

 

 

 

 

 

image.png

image.png

adicionado 3 minutos depois

ja achei a outra opção, nao adiantou nada também

adicionado 3 minutos depois
3 minutos atrás, Davi0105 disse:

fiz isto, nao adiantou nada

 

 

 

 

 

image.png

image.png

adicionado 3 minutos depois

 

 

adicionado 4 minutos depois

ja achei a outra opção, nao adiantou nada também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Manos tem algo muito errado exatamente nesse modelo 520.... vou falar bem a real para vocês, eu tenho dois notebooks core I3, um 3110M e outro da segunda geração que não me lembro bem agora.... mas é o seguinte, um deles tem a intel 4000 e outro tem a intel 3000, meu warface no intel 4000 + i3 3110 roda a quase 75 no 1366x768 no minimo.... tenho certeza que algo tem de errado com essa linha... não tem nada a ver essa história da intel ser horrível. 

 

Pelo o que da de entender a integradas de 4 anos atrás como a 4000 e 3000 são bem superior a uma de 1 ano como a 520 ???? Confere isso ? Qual o sentido ?

 

Na comparação estou levando em consideração um core i3-3110M + 4000 VS core i3-6100u + 520. Ambos de 4GB de RAM.

 

Outra análise que estou fazendo aqui com um core i3-7100u + intel 620... ele ta rodando superior ao meu intel 4000... na casa dos 30%. estranho apenas a linha 6000 + estar com esses frames baixos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Manos tem algo muito errado exatamente nesse modelo 520.... vou falar bem a real para vocês, eu tenho dois notebooks core I3, um 3110M e outro da segunda geração que não me lembro bem agora.... mas é o seguinte, um deles tem a intel 4000 e outro tem a intel 3000, meu warface no intel 4000 + i3 3110 roda a quase 75 no 1366x768 no minimo.... tenho certeza que algo tem de errado com essa linha... não tem nada a ver essa história da intel ser horrível

 

Pelo o que da de entender a integradas de 4 anos atrás como a 4000 e 3000 são bem superior a uma de 1 ano como a 520 ???? Confere isso ? Qual o sentido ?

 

Na comparação estou levando em consideração um core i3-3110M + 4000 VS core i3-6100u + 520. Ambos de 4GB de RAM.

 

Outra análise que estou fazendo aqui com um core i3-7100u + intel 620... ele ta rodando superior ao meu intel 4000... na casa dos 30%. estranho apenas a linha 6000 + estar com esses frames baixos.

Eu não falei que a Intel é horrível, só que o i3-6006u se compara a um Celeron mesmo, respondendo ao que o autor do tópico disse: "pareceu até que meu processador em vez de ser um Core i3 6006U era um Celeron 1,10GHz de tão lento que tava". Os processadores U não são voltados pra desempenho.

 

Mas voltando, realmente é estranho o desempenho ficar bom no i3-3110M + 4000 e não ficar no i3-6100U + 520. Só que não dá pra eu ficar comentando aqui só no achismo. Vamos a alguns chutes:

- Drivers atualizados?

- Notebook conectado na tomada? Isso é ESSENCIAL!

- Processador rodando na frequência normal? Abra gerenciador de tarefas > Desempenho/Performance > CPU e verifique a frequência.

- Certeza que nenhum dos notebooks tem gpu dedicada? Só um pouco desconfiado porque no vídeo o cara fica entre 25 - 30 fps no 6100u + HD 520 com tudo no baixo e 720p, e você está me dizendo que no i3-3110M + HD 4000 está pegando 75 fps. Mas também pode ser o mapa ou algo errado com o notebook dele.

 

Fora isso, ajudaria também se você rodasse o Afterburner mostrando CPU%, GPU% e fps e verificasse se o problema está no desempenho gráfico ou do processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, como havia comentado venho postar a foto do HP 3110M (i3) + intel 4000 X ASUS 6100U + 520.

 

Segue as fotos do notebook HP.

 

5a2664b488fa7_HP-001.thumb.jpg.d61f2fe88cb97038f326250604beaf89.jpg

5a2664c80a264_HP-002.thumb.jpg.3b25076589014f6a3613b18d10950823.jpg

 

E agora segue a foto do asus

 

5a2664dc27d1c_Asus-001.thumb.jpg.defc7311bf1feeb57e9c533a8bf8c417.jpg

 

5a2664e621e41_Asus-002.thumb.jpg.0fa3fcba205af270577f07d746adc23c.jpg

 

adicionado 2 minutos depois

Como podemos analisar, o notebook antigo está rodando muito melhor, durante o game ele cai para 50 ~ 60, em momentos de açao... enquanto o asus vai lá para 30 40 kkkk

 

Observação: A temperaturas estão dentro do esperado ASUS não passa de 60 graus, já o HP chega a 80.... Drivers todos atualizados do site do fabricante... já tentei várias versões diferentes. Outra questão muito interessante... não importa o mapa que eu use.. mesmo que aqueles personalizado o fps não consegue passar de 62 63.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está estranho que nas imagens que você postou do segundo nem GPU nem CPU estão a 99-100%, não sei o motivo.

 

Agora, as temperaturas não passarem de 60 graus, pra mim é o CPU sendo limitado. O meu i7-4710MQ, quando em High Performance (100% desempenho), passa dos 80ºC jogando Fortnite. Quando eu coloco no plano de energia que criei (70-90% desempenho) mal chega nos 70ºC. Eu ainda acho que tem algo com o plano de energia. Se não tiver, não sei mais o que fazer, só com o notebook em mãos pra poder explorar melhor.

 

Teria como você abrir o gerenciador de tarefas e verificar a frequência do processador?

Olha como o meu fica no plano que criei pra uso normal (5-80%):

5-80.png.f89324ab2a0699951c4eb4fb0529555d.png

Se eu tentar jogar com este plano, vou sofrer quedas bruscas de fps, mesmo sendo um i7 MQ.

 

E agora em High Performance:

highperf.png.3063edebafcd43dae5a3ed561139b268.png

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O notebook que o uso das peças não bate 100%, tem 2,3 GHz. Tambem não sei o motivo de não ficar a 100%, estou a 3 meses testando e testando para tentar descobrir o motivo, aquele segundo notebook um pouco mais velho... tem um processador de 2,4 GHz e mesmo assim atinge boas taxas de FPS, enquanto no novo mesmo que eu deixe ele em "alto desempenho" o hardware não sobe a 100%. Acabei de realizar um teste, formatei e instalei o windows 8.1, estou na margem dos 57 FPS agora... antes ficava 46, últimos drivers instalados e tudo mais, mas acho muito estranho ainda assim.... o computador mais velho rodar melhor que o novo, o problema é que tenho dois desses core i3-6100u com o mesmo problema de desempenho. Em caso de alguma sugestão para melhorar a performance pode postar aqui. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, acho que já sei porque não está batendo 100% de uso, mas é só um chute. Segundo esta thread no reddit CS GO não usa mais do que 3 threads, a não ser que você configure pra ele usar. Teria como liberar o Afterburner pra mostrar o CPU% de cada core pra confirmar isso?

 

Outra coisa que pode estar reduzindo desempenho: alguns processadores (incluindo o i3-6100U) têm a frequência configurável: https://ark.intel.com/products/88180/Intel-Core-i3-6100U-Processor-3M-Cache-2_30-GHz

 

Dá pra o fabricante configurar pra ficar entre 800 MHz até 2.3 GHz. Pode ser que o seu esteja configurado a uma frequência mais baixa que os 2.3 GHz que ele aguenta. Fazem isso 1) pra aumentar vida útil da bateria e/ou 2) porque o notebook não é ventilado o suficiente pra aguentar as temperaturas que frequências mais altas atingiriam.

 

Edit: rode este teste http://www.userbenchmark.com/Software e poste aqui o resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, RafaelCLP disse:

Ok, acho que já sei porque não está batendo 100% de uso, mas é só um chute. Segundo esta thread no reddit CS GO não usa mais do que 3 threads, a não ser que você configure pra ele usar. Teria como liberar o Afterburner pra mostrar o CPU% de cada core pra confirmar isso?

 

Outra coisa que pode estar reduzindo desempenho: alguns processadores (incluindo o i3-6100U) têm a frequência configurável: https://ark.intel.com/products/88180/Intel-Core-i3-6100U-Processor-3M-Cache-2_30-GHz

 

Dá pra o fabricante configurar pra ficar entre 800 MHz até 2.3 GHz. Pode ser que o seu esteja configurado a uma frequência mais baixa que os 2.3 GHz que ele aguenta. Fazem isso 1) pra aumentar vida útil da bateria e/ou 2) porque o notebook não é ventilado o suficiente pra aguentar as temperaturas que frequências mais altas atingiriam.

 

Edit: rode este teste http://www.userbenchmark.com/Software e poste aqui o resultado.

Ok, vou realizar os testes no notebook ASUS, assim que der um tempo vou ligar o MSI com o cores e suas respectivas % e posto os resultados aqui....

 

Eu analisei esse site da intel que voce mandou... existe a questão da frequência como comentou... mas infelizmente não encontrei como alterar isso... poderia me auxiliar, caso eu deixo "alto desempenho" o processador trava em 2,30 Ghz... logo anexo foto.

 

Quanto as testes do site ali, basta apenas eu executar o .exe e ir em copiar "resultados" após a conclusão ??

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue as fotos como solicitado, como podemos ver.. o computador se recusa a trabalhar a 100%.

 

298cb616-1dd8-40b7-99ab-577df75f6552.thumb.jpg.3f8f97f8b599c7acd1089e7a2c74867f.jpg1d35fc75-0f73-41ed-83b9-2eb052812833.thumb.jpg.d2314f256d214647193a69fb3a1b2c17.jpg

 

 

Na máquina antiga isso não acontece na 4000..

 

 

Segue os testes do site.

 

UserBenchmarks: Game 14%, Desk 34%, Work 16%
CPU: Intel Core i3-6100U - 41.6%
GPU: Intel HD 520 (Mobile Skylake) - 6.2%
HDD: Toshiba MQ01ABF050 500GB - 44.9%
RAM: Unknown MS3512NSZ-CA3G1 1x4GB - 31.5%
MBD: Asus Z450UA

 

UserBenchmarks: Game 13%, Desk 33%, Work 20%
CPU: Intel Core i3-3110M - 36.4%
GPU: Intel HD 4000 (Mobile 1.25 GHz) - 3.7%
HDD: Seagate Momentus Thin 5400.9 2.5" 500GB - 43.8%
RAM: Hynix HMT351S6EFR8A-PB 1X4GB - 29.4%
MBD: HP 1000 Notebook PC

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os benchmarks estão okay então está realmente estranho isso. Pode ser uma pergunta *****, mas... você já verificou se os gráficos do jogo estão configurados da mesma forma nos dois notebooks?

 

Fora isso, tente seguir este guia que me parece bem completo: https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=268030869

 

Se nada daí resolver... eu desisto.

 

Edit: para outros que queiram ver, o benchmark dele: http://www.userbenchmark.com/UserRun/6169027

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, RafaelCLP disse:

Os benchmarks estão okay então está realmente estranho isso. Pode ser uma pergunta *****, mas... você já verificou se os gráficos do jogo estão configurados da mesma forma nos dois notebooks?

 

Fora isso, tente seguir este guia que me parece bem completo: https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=268030869

 

Se nada daí resolver... eu desisto.

 

Edit: para outros que queiram ver, o benchmark dele: http://www.userbenchmark.com/UserRun/6169027

Sim, posso rodar até em 1024 x 768 no computador da ASUS, que o HP velho se sai melhor..... detalhe !!! eu tenho um ACER igualzinho esse ASUS  e os dois rodam da mesma forma. Logo chego a conclusão que é esse modelo, porém tive um aumento de 10 FPS tirando o driver do MEI.

 

Se alguém tiver alguma sugestão postem aqui, vou tentar fazer os passos do tutorial... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...