Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows congela, mas mouse continua funcionando


Posts recomendados

Olá amigos do CDH

 

Eu estou com um problema muito bizarro MESMO e que me atormenta a um bom tempo, vou contar de forma resumida e torcer para encontrar uma luz no fim desse túnel

 

A alguns meses atrás eu terminei de montar meu PC atual (i5 6500, 8gb ddr4 hyperx, rx 480 strix, gigabyte h170m d3h, xfx xt500, ssd radeon 120gb), coloquei o Windows 10 nele, e comecei a ter problemas estranhos do sistema congelar, não jogando, mas usando a internet, por exemplo eu abro uma aba nova do navegador, ela simplesmente para de responder, não carrega como se tivesse caindo a internet, só que...o erro vai se alastrando pra tudo que eu abro, se eu abro uma pasta do explorer, ela congela, os programas que já estão abertos, como a steam por exemplo, basta trazer o programa para primeiro plano pra ele congelar, a barra de explorer não clica em nada, mas o mouse continua funcionando

 

Depois desse primeiro caso de congelamento, que eram mais constantes, eu formatei o PC novamente com o Windows 10, e o problema simplesmente PAROU, por quase 2 meses não tive nenhum problema de travamento como acontecia, o problema, é que fui obrigado a formatar o pc, e depois de reinstalar o windows 10, voltou o maldito congelamento

 

Tirei o Windows 10, e voltei para o 8.1 o qual uso agora, fiquei quase 1 mes e meio sem problemas de congelar, afinal acreditei que era um problema relacionado ao windows 10, mas aconteceu no 8.1 TAMBÉM, passou mais ou menos 5 dias e hoje aconteceu novamente, enquanto navegava na internet normalmente, abri uma aba nova e pronto, começou a congelar tudo

 

Já fiz N testes que recomendam na internet, meu sistema é praticamente cru, só tem navegador (estou atualmente com o chrome), steam,e  o internet download manager abrindo junto com o windows. Sfc /scannow não detectou erros, temperatura está ok

Unica coisa que fiz foi retirar a memória virtual do SSD e mudei para um dos hds que uso os documentos (1tb mas tem mais de 500gb livre ainda)

 

Realmente é algo bem bizarro, e não entendo porque passou meses sem acontecer mas voltou do nada

 

Alguma luz para o problema ?? =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Luis Gustavo da Luz , já verificou se o Windows está criando os arquivos "temporários" necessários? Geralmente isso acontece logo após a formatação e ocupa boa parte da leitura e escrita do HDD, fazendo que a leitura de programas e similares sejam lentas o suficiente para "parecer congelado". Esse "problema" se resolve após 2 à 3 semanas (quando o processo termina) e afeta tanto o Windows 8, 8.1 e 10. Ás vezes o serviço dessa tarefa trava ou tem alguma falha resultando no famigerado "Bug do HD em 100%".

Antes de tudo:

  • Verifique o recurso/programa mais utilizado no Gerenciador de Tarefas.
  • Abra o Gerenciador de Dispositivos, faça a varredura com "Alteração de Hardware" e veja se algo está com problema.

Se não houver resultados, poste aqui a sua resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nenhum bug de 100% do HD aqui, eu tenho 3 hds (o ssd de 120gb com o sistema, o de 1tb com documentos diversos (downloads, fotos), um de 500gb só com games instalados da Steam, e plugado no pc fica um WD My Passport de 1tb com filmes e seriados, cogitei até ser um problema dele, já que deixo ele sempre conectado ao pc). Em todos eles o uso fica normal, normalmente bate em 60% de uso quando estou transferindo algo muito grande do HD de downloads para o externo, mas nada fora disso

 

Em idle com o chrome e uma aba aberta, uma pasta e a Steam, o recurso q mais utiliza CPU é o Serviço de Plataforma de proteção de Software, mas mesmo assim ele tem picos de uso indo de 0% a 20% e volta ao normal, depois dele é o proprio Chrome, o consumo de memória mais alto é do proprio Chrome tb e do disco fica em 0 ou 3% de uso

 

No Gerenciador de Dispositivos tudo está instalado corretamente, baixei todos os drivers direto do site da Gigabyte, a unica coisa que não instalei de lá foi o Intel management Engine, já que eu realmente não uso ele

 

Eu passeio sfc/ scannow novamente assim como o Dism / RestoreHealth e deu que alguns erros foram corrigidos, além disso passei o Ccleaner tb para limpar o registro de erros, apesar que normalmente eu uso o CCleaner a cada 15 dias e ele quase sempre nunca encontra nada estranho já que eu raramente instalo programas a mais do que eu uso mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Hoje o windows voltou a congelar, já não sei mais o que fazer, estava usando normalmente e do nada parou de carregar as paginas da internet, passando alguns segundos, se alastrou pra tudo, ficava só rodando o ponteiro, como se estivesse carregando algo, e nada mais respondia :tw_dissapointed_relieved:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...