Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD com problema sem apresentar bad blocks , é possível?


Posts recomendados

Olá,

 

Há um certo tempo, deixei meu notebook cair... infelizmente.

 

E desde então ele está travando MUITO, em tudo.

 

Sendo assim, apresenta muita lentidão/travamento , para abrir e utilziar os navegadores (Chrome, Mozilla, PaleMoon, Midori, etc...)

 

Pastas, principalmente nas imagens ele parece não carregar e, quando carrega os arquivos não aparecem (ou demoram para aparecer), todos ficam com aquela imagem de "folha branca" (desculpe, não sei o nome rsrs)

 

Ao tentar ver as propriedades de qualquer pasta, a janela demora uma eternidade para abrir.

 

Tentar utilizar a lupa de busca do Windows geralmente trava e não consigo pesquisar.

 

Pesquisar algo dentro de alguma pasta ele demora bastante.

 

Atualmente não tenho quase nada no notebook, pois uso mais o desktop.

 

Está no Win 8 e o HD é um Toshiba 750GB, porém possui dualboot com o Linux, o qual não tem basicamente nada instalado ainda.

 

Realizei diversos tutoriais, Scandisk, verifiquei se o cabo estava solto ou mesmo o HD, teste de memória do Windows e nada.

 

Utilizei o HD Tune também para verificar e, o mesmo aponta que tudo está certo.

 

Estou ciente que o HD é muito sensível, por isso acredito que devido a queda, ele deve ter sido danificado, mas como nada aparece, como posso ter certeza se é ele?

 

Agradeço desde já.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelos sintomas descritos, tem tudo pra ser o hd.. principalmente se ele tivesse funcionando na hora da queda!

 

bad blocks indicam problemas fisicos no disco propriamente dito, mas há outros itens q podem dar problemas sem que aparecam eles.. um nao está diretamente ligado ao outro.. o fato de nao ter bad blocks nao impede do hd pifar da noite pro dia, por exemplo, mesmo sem ter levado nenhuma queda ou coisa do tipo

 

ainda hj depois de tantas decadas sao dispositivos um tanto imprevisíveis.. o que dá pra você fazer agora é verificar os paramentros S.M.A.R.T.  e ver se há algum com valores ruins

 

se nao sabe do que se trata, é isso:

 

Screenshot_1.png.70a6b8319da39a945c30f66516f5a531.png

 

observe se algum desses tem uma exclamacao em amarelo ou um X em vermelho.. eles dao uma ideia de como vai a saude atual do hd e outros dispositivos q contem com esse monitoramento

 

o programa usado é o aida64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira

4 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

pelos sintomas descritos, tem tudo pra ser o hd.. principalmente se ele tivesse funcionando na hora da queda!

 

bad blocks indicam problemas fisicos no disco propriamente dito, mas há outros itens q podem dar problemas sem que aparecam eles.. um nao está diretamente ligado ao outro.. o fato de nao ter bad blocks nao impede do hd pifar da noite pro dia, por exemplo, mesmo sem ter levado nenhuma queda ou coisa do tipo

 

ainda hj depois de tantas decadas sao dispositivos um tanto imprevisíveis.. o que dá pra você fazer agora é verificar os paramentros S.M.A.R.T.  e ver se há algum com valores ruins

 

se nao sabe do que se trata, é isso:

 

Screenshot_1.png.70a6b8319da39a945c30f66516f5a531.png

 

observe se algum desses tem uma exclamacao em amarelo ou um X em vermelho.. eles dao uma ideia de como vai a saude atual do hd e outros dispositivos q contem com esse monitoramento

 

o programa usado é o aida64



Acredito que seja isto aqui, correto?

Se for parece estar tudo certo.

 

2.png

1.png

adicionado 2 minutos depois

@Wagner Ruaro

4 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

 

Obtive este resultado.

 

Parece estar tudo ok também.

 

 

3.png

4.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro

54 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Aparentemente, está tudo OK com ele. Em funcionamento você ouve algum ruído ou "agulhada" vindo do HD? Se não, salve seus arquivos que estão nele e formate-o. Exclua todas as partições que ele tem e instale o sistema operacional novamente.

 

Então... não sei exatamente se vem do HD, mas quando ligo o note ele faz um barulho, parece riscar algo e puxar, não sei como definir o som...

 

E as vezes quando vou abrir alguma coisa ele também faz esse barulho, é bem rápido, mas não é cosntante

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, pelo s.m.a.r.t parece estar tudo ok

 

mas 2 coisas comuns em hd's de notebook tb contribuem para um desempenho ruim q pode piorar com o tempo

 

ser 5400rpm, seu caso

 

e ter apenas 8mb de cache tb seu caso

 

 

ja usei e sei como é.. hds nao sao rapidos, mas até esses mais recentes conseguem entregar um desempenho melhor q esses nessas circunstancias.. esse meu da assinatura usei por 1 mes até meu ssd chegar e so pelo fato de ser 7200rpm e ter 64mb de cache senti diferenca.. nao se compara jamais a um ssd, por exemplo.. mas sao coisas q dao uma melhorada no fim

 

ainda temos a questao da desfragmentacao no hd q tb pode melhorar o desempenho e quase ninguem lembra de fazer

 

 

mas pro teu caso ai e pelos sintomas q você relata principalmente no tocante aos barulhos q ele anda fazendo, pode ser q algo dentro tenha sido de fato, danificado.. ai como foi dito, so trocando

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro

17 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

Última verificação. Com a gavetinha do cd rom aberta, preste atenção se estes sons aparecem. Se sim é do HD que vem os ruídos. Sendo assim o HD deverá ser trocado. Pego muitos Toshiba e Hitachi que após sofrerem batidas ficam deste jeito. Só trocando...

 

Acabei de fazer o teste e, ele faz um barulho extremamente baixo.

 

Mas assim bem baixo mesmo, só se você ficar bem perto, com a orelha ali que você consegue escutar.

 

@rodrigo.dcvieira

16 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

é, pelo s.m.a.r.t parece estar tudo ok

 

mas 2 coisas comuns em hd's de notebook tb contribuem para um desempenho ruim q pode piorar com o tempo

 

ser 5400rpm, seu caso

 

e ter apenas 8mb de cache tb seu caso

 

 

ja usei e sei como é.. hds nao sao rapidos, mas até esses mais recentes conseguem entregar um desempenho melhor q esses nessas circunstancias.. esse meu da assinatura usei por 1 mes até meu ssd chegar e so pelo fato de ser 7200rpm e ter 64mb de cache senti diferenca.. nao se compara jamais a um ssd, por exemplo.. mas sao coisas q dao uma melhorada no fim

 

ainda temos a questao da desfragmentacao no hd q tb pode melhorar o desempenho e quase ninguem lembra de fazer

 

 

mas pro teu caso ai e pelos sintomas q você relata principalmente no tocante aos barulhos q ele anda fazendo, pode ser q algo dentro tenha sido de fato, danificado.. ai como foi dito, so trocando

 

Pois bem, já cogitei em trocar o HD por um de 7200rpm e com cache de 128mb (não sei se esse valor está correto, é muito alto rsrs)...porém vi muitos comentários e reviews onde o pessoal fala que a vida útil diminui e,o Note passa ter a necessidade de ficar direto na tomada, pois na bateria consome muito... é verdade?

 

Mas realmente não fazia ideia que essa característica poderia se tornar algo ruim :tw_cold_sweat:

 

Eu quero muito comprar um SSD de 240gb/250gb, mas estou esperando uma Black Friday da vida, ou uma promoção bem legal pra comprar, porque o valor dele realmente é muito alto rsrs.

 

E trocar o HD era tudo o que eu menos queria, pois vi uns relatos de quem tem dualboot, que muitas vezes acontece erros durante a cópia dos arquivos... no caso eu iria clonar, p/ não precisar instalar o S.O. de novo.

 

Clonei apenas uma vez, mas era apenas o Windows, deu tudo certo.... mas com dualboot tenho um pouco de receio.

 

Em relação a desfragmentação, na realidade eu fazia com frequência, principalmente antes da queda... no mês passado estava fazendo uma limpeza geral nele, e análise mostrou que estava 0% fragmentado, então não havia nada para desfragmentar...

 

:tw_bawling:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Agnes Otsuka disse:

Pois bem, já cogitei em trocar o HD por um de 7200rpm e com cache de 128mb (não sei se esse valor está correto, é muito alto rsrs)...porém vi muitos comentários e reviews onde o pessoal fala que a vida útil diminui e,o Note passa ter a necessidade de ficar direto na tomada, pois na bateria consome muito... é verdade?

 

sinceramente, desconheco.. e nao faria o menor sentido, como é que a atualizacao de uma caracteristica primordial do hd poderia trazer diminuicao da vida util dele? 

 

agora com relação a bateria, os de 7200 vão consumir mais do que os de 5400, massss nos windows recentes como o 10 por exemplo, ja se vem no plano de energia padrão a reducao da atividade do hd depois de certos minutos inativo.. isso tudo é possivel de configuração, problema com certeza nao vai ser..

 

agora se a questao é baixo consumo e maior agilidade, so resolveria com ssd pois reune a melhor das 2 caracteristicas... é infinitamente mais rápido q um hd e consome praticamente nada, entretanto pra quem precisa de espaco, acima de 1tb, é uma escolha equivocada.. a nao ser q você possa desembolsar cifras de 4 digitos pra cima pra ter um ssd de 1tb ou mais.. mas ai é da necessidade de cada um

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clonar não tem problema algum, mesmo havendo dual boot. Mas se houver erros nos sistemas, também serão clonados. Formate tudo. É bem melhor. Garantia 100%. Faça backup e refaça do zero.

Com relação ao notebook, a recomendação dos fabricantes é, utilizar o notebook sempre conectado na energia. O uso de bateria se faz somente em casos de emergência onde não existe uma fonte de energia para ligar a fonte/carregador. Por isso é que se chama fonte. Ela é quem deve suprir a energia necessária para o note e consequentemente carregará a bateria em casos em que ela está com nível baixo.

Criou-se o mito de viciar a bateria pois antigamente isto acontecia realmente.

Mas hoje existem vários circuitos que fazem com que ao utilizar o carregador ele deixe de estar mandando energia para a bateria e só abasteça o notebook. Tenho três notebooks e um net book. As baterias estão 100% após mais de 6 anos de uso. Utilizando desta forma.:D:thumbsup:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Agnes Otsuka disse:

Eu quero muito comprar um SSD de 240gb/250gb, mas estou esperando uma Black Friday da vida, ou uma promoção bem legal pra comprar, porque o valor dele realmente é muito alto rsrs.

 

 

olha, tem umas ofertas interessantes no ML por exemplo... há lojas ofertando precos ate interessantes em ssd's de 240/250, basta dar uma pesquisada.. ou esperar novembro com as black friday (ou fraudey)

adicionado 0 minutos depois
18 minutos atrás, Agnes Otsuka disse:

Em relação a desfragmentação, na realidade eu fazia com frequência, principalmente antes da queda... no mês passado estava fazendo uma limpeza geral nele, e análise mostrou que estava 0% fragmentado, então não havia nada para desfragmentar...

 

é, então você fazia o correto desde sempre

adicionado 2 minutos depois
3 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Formate tudo. É bem melhor. Garantia 100%. Faça backup e refaça do zero.

 

tb concordo em genero, numero e grau!

 

nada melhor q um sistema instalado zero, limpo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desfragmentar não causa mal algum ao HD. Na verdade deixa ele em um funcionamento mais suave esquentando menos pois trabalhará também menos ao buscar dados que estão encaixados em seu devidos lugares. Por isto que se chama desfragmentação. Pois com o passar do tempo ao instalar e desinstalar informações no HD ele se torna fragmentado. As informações se fragmentam e fica espalhadas no HD. Exigindo que agulha trabalhe mais para achar estas informações.

adicionado 2 minutos depois

Resumindo, por desencargo de sua consciência . Quem danificou seu HD foi a queda. Eles morrem com qualquer batidinha. É normal.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro @rodrigo.dcvieira

 

Muito obrigada por toda a ajuda :)

 

Então estarei comprando um novo HD , vou deixar o SSD um pouco mais p/ frente já que a grana está curta.

 

Farei o backup certinho.

 

Agora só preciso aprender a instalar o S.O. do zero, já estou dando uma olhada nos tutoriais da vida.

 

A única coisa complicada de entender é essa questão do CD que falam que vem junto e tudo mais, pois na instalação do sistema ele pede uma chave...

 

Enfim, só espero não piorar as coisas :eek:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure no Google o seguinte:

Como formatar do zero o notebook ...................................

Aí coloque a marca e modelo de seu notebook.

Poste o nome do seu note. Se achar algum tutorial bom te passo aqui. Ou eu mesmo digo como fazer.

Mas em tutorial será melhor para você.

Mas é da mesma forma que no PC. Não tem segredos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro

45 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Procure no Google o seguinte:

Como formatar do zero o notebook ...................................

Aí coloque a marca e modelo de seu notebook.

Poste o nome do seu note. Se achar algum tutorial bom te passo aqui. Ou eu mesmo digo como fazer.

Mas em tutorial será melhor para você.

Mas é da mesma forma que no PC. Não tem segredos.

 

Certo, vou continuar pesquisando então.

 

Meu modelo é um ASUS VivoBook S451LA.

 

Agradeço desde já, caso encontre algo.

 

:thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...