Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Pessoal pretendo fazer um investimento bem alto para um computador top para trabalhar com design de interiores, usando 3d max, photoshop, maya, revit.

Quero montar um super top para manter por um boom tempoo...

Pensei nisso:

-Processador: Intel Xeon E5-2620V4 2.10GHz Turboboost 3.0GHz (8 núcleos, 16 threads)
-Memória RAM: Kingston 16GB 2133MHz ECC
-Placa de vídeo: Quadro P2000
-Disco rígido 1: Seagate 1 Terabyte 7200RPM
-Disco rígido 2:Kingston SSD v300 120GB
-placa-mãe Gigabyte X99P-SLI
-Fonte 750W EVGA PFC-A
-Gabinete Corsair 570X

 

QUEM PUDER INDICAR ALGUMA OUTRA CONFIGURAÇÃO NESSE PREÇO ACEITO SUGESTÕES...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Toshihiko Oizume Workflow é uma coisa muito pessoal que impacta a configuração ideal.

 

Caso você trabalhe de forma parecida com o seguinte workflow há alguns ajustes a serem feitos: Programas de 3D abertos + Photoshop + browser com referências e especificações.


RAM

Certos programas usam bastante RAM, e quando o Photoshop está aberto ao mesmo tempo, se for uma cena com muitas partículas, etc nos programas 3D meus 16GB de RAM atuais não são suficientes e começo a ter algum lag.

Eu sacrificaria o ECC por mais RAM, pois o ECC é para quando você trabalha com coisas críticas como operações financeiras. Ele não te trará um desempenho superior à ponto de justificar o gasto, e para o seu uso a correção de erro não é vital. Caso você não queira investir em mais RAM de imediato ao menos tente pegar um pente único de 16GB ao invés de 2x8GB para ter o máximo de slots vagos. Também tenha em mente que a possibilidade de fazer dual ou quad channel provavelmente será mínima ao comprar memória em datas diferentes.

 

Armazenamento

Caso você trabalhe com texturas em alta qualidade o Photoshop engolirá seu espaço em disco num piscar de olhos. Se você quer que o computador dure por alguns anos sugiro pegar um SSD de 240GB para ter amplo espaço para o scratch disk do Photoshop.

 

Se der para aumentar o tamanho desse HDD agora também o faça. Você terá que armazenar assets dos seus projetos, e alguns arquivos serão bem grandes. Dá para começar com um HDD de 1TB, mas você eventualmente precisará de mais armazenamento.

 

CPU e GPU

Infelizmente não tenho muita informação sobre o impacto das Quadro nesse tipo de trabalho. Sei que seriam excelentes para isso, mas desconheço o impacto real e detalhes sobre este modelo.

 

Você está indo por um caminho ótimo com a CPU, mais cores são sempre muito bem vindos. Eu estudaria como possíveis alterações na build afetariam o orçamento para ver se talvez não dê para pegar uma CPU um pouco mais veloz. Só não posso afirmar se esse modelo é o ideal pois sei pouco sobre como esses programas foram otimizados para processadores da AMD.

 

Não se esqueça de pegar um cooler para essa CPU. Ela vem sem!

 

Fonte

Reduza a potência desta fonte. A sua configuração atual consome cerca de 271 watts. Aquela tendência do passado de componentes mais poderosos consumirem mais energia se inverteu nos últimos anos, e agora eles tem se tornado mais eficientes à cada nova geração.

 

Vale à pena dimensionar a fonte com um pouco menos de folga, 100W se quiser se assegurar que o futuro desgaste não interfira no uso futuro, e usar o que gastaria para investir em uma fonte boa ao invés de grande. Se uma fonte de 500W seria muito mais que o suficiente uma de 750 é um exagero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, trabalho com 3d e fiz bastante pesquisa nos ultimos anos.

 

Processador

Atualmente a tecnologia de render via GPU (renderização que utiliza o processador da placa de video) esta bem avançada, agora vale muito mais a pena investir em placa de vídeo do que processador, para renderização...em resumo, você tera um custo menor, com maior performance, utilizando o render via GPU

Dito isso, é melhor economizar no processador... precisa de um modelo que seja rápido, nao com muitos núcleos... porque o 3dmax nao explora bem essa tecnologia para viewport (agora na versao 2017 isso foi melhorado)... recomendo o i7 6700k, poucos núcleos e maior velocidade (ghz) e preço menor...por incrivel que pareça se sai muito melhor do que qualquer outro processador para uso no 3dmax

 

Memoria RAM

Caso resolva usar um motor de render hibrido, recomendo colocar 16 a 32gb de memoria...porque utilizam nao só processador e placa de video mas tb memoria ram para renderizar

 

Disco rigido

Recomendaria um disco ssd com tecnologia m.2 ou um ssd de 250gb.. porque se pretende instalar todos esses programas 120 nao da conta... você precisa trabalhar com seus arquivos 3d no hd ssd, e as texturas tb... velocidade de hd é muito importante para uso do 3d... na manipulacao das texturas e na hora de renderizar tb, prq a cada renderizacao ele carrega todas as texturas, isso precisa ser rápido... o hd de disco serviria apenas para backup.

 

Placa de video

 

Atualmente quase todos motores de render utilizam gpu ou sao hibridos... portanto tu precisa da melhor placa de video que puder comprar...

 

As placa de video quadro realmente são excelentes para trabalhar com 3d, cad, etc... porém vamos comparar

 

Valor 2,139.00

Quadro p2000

5gb memoria

cuda 1024

Memory Interface160-bit

Memory Bandwidth140 GB/s

 

valor 1.700,00 (isso para um modelo da GALAX)

GTX1070

8gb de memoria

cuda 1920

Memory Bandwidth 256 GB/s

 

Resumindo, uma gtx 1070 entrega quase o dobro de performance, e custa 439 reais a menos.

A principal diferença da quadro esta no driver, o driver dela é superior ao driver da GTx, q é uma placa pra gamer q usa driver especifico pra rodar jogos...

 

Eu diria que se você tiver muito dinheiro, monte um pc usando quadro... mas dai pra renderizar via gpu com uma quadro você vai gastar uns 8mil só no video... agora se você nao for rico recomendo montar com uma 1070 agora e futuramente inserir mais uma 1070, e quem sabe outras duas... com quatro gtx você consegue renderizar muito bem, mas duas ja da conta de um render rápido... 

 

Sobre a fonte, eu recomendo você calcular direitinho a quantidade de watts que vai utilizar... essa fonte de 750 por exemplo pra essa configuração q você listou, é demais, uma de 500w ja daria conta e sobraria... é muito comum as pessoas comprarem fontes com potencia muito maior, supondo q é melhor... 

 

Agora resumindo... pesquise muito antes de comprar, tanto tecnologia quanto valores... considere comprar equipamentos de segunda mão (peças com 2 3 meses de uso, com nota fiscal e garantia de 1 2 anos...)... meu monitor custava 1700 na dell e paguei 900, com 3 meses de uso e 2 anos de garantia ainda... então vale a pena considerar isso

 

abs

 

 

 

 

adicionado 5 minutos depois

Outra coisa importante é comprar processador e placa-mãe que suportem o uso de varias placas de video... nao se apegue à velocidade do pci express, eu ja vi testes onde a diferenca do 8x para o 16x é de apenas 4% na melhora de velocidade do render... placas mae com todos pci express a 16x custam mais caro que 1x16 e 3x8 e a diferença na performance é infima

adicionado 10 minutos depois

Divirta-se ^^

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/AutoDesk-3ds-Max-2017-GeForce-GPU-Performance-816/

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/AutoDesk-3ds-Max-2017-CPU-Performance-823/

https://www.cgdirector.com/best-hardware-for-gpu-rendering-in-octane-redshift-vray/

adicionado 11 minutos depois

Ha eu nao quero de desanimar, mas 8 mil nao é um valor bem alto ^^

adicionado 21 minutos depois

Isso ai Nihal... o workflow é importante pra determinar... mas hj em dia e futuramente, esta sendo cada vez menos, porque é uma tendencia de todos os programas usarem o recurso da GPU, o pacote adobe ja usa...o vray q é um dos melhores e mais populares motores de render (nao só usa a gpu como processador e memoria juntos para renderizar...) então o custo beneficio é muito melhor investindo em placa de video em relação à processador, é possível alcançar um render muito mais rápido gastando menos do que investir em processador com muitos núcleos

adicionado 30 minutos depois

Qual motor de render você tem em mente? ... você ta começando a trabalhar agora ou ja tem pratica?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, trdscg disse:

Ola, trabalho com 3d e fiz bastante pesquisa nos ultimos anos.

 

Processador

Atualmente a tecnologia de render via GPU (renderização que utiliza o processador da placa de video) esta bem avançada, agora vale muito mais a pena investir em placa de vídeo do que processador, para renderização...em resumo, você tera um custo menor, com maior performance, utilizando o render via GPU

Dito isso, é melhor economizar no processador... precisa de um modelo que seja rápido, nao com muitos núcleos... porque o 3dmax nao explora bem essa tecnologia para viewport (agora na versao 2017 isso foi melhorado)... recomendo o i7 6700k, poucos núcleos e maior velocidade (ghz) e preço menor...por incrivel que pareça se sai muito melhor do que qualquer outro processador para uso no 3dmax

 

Memoria RAM

Caso resolva usar um motor de render hibrido, recomendo colocar 16 a 32gb de memoria...porque utilizam nao só processador e placa de video mas tb memoria ram para renderizar

 

Disco rigido

Recomendaria um disco ssd com tecnologia m.2 ou um ssd de 250gb.. porque se pretende instalar todos esses programas 120 nao da conta... você precisa trabalhar com seus arquivos 3d no hd ssd, e as texturas tb... velocidade de hd é muito importante para uso do 3d... na manipulacao das texturas e na hora de renderizar tb, prq a cada renderizacao ele carrega todas as texturas, isso precisa ser rápido... o hd de disco serviria apenas para backup.

 

Placa de video

 

Atualmente quase todos motores de render utilizam gpu ou sao hibridos... portanto tu precisa da melhor placa de video que puder comprar...

 

As placa de video quadro realmente são excelentes para trabalhar com 3d, cad, etc... porém vamos comparar

 

Valor 2,139.00

Quadro p2000

5gb memoria

cuda 1024

Memory Interface160-bit

Memory Bandwidth140 GB/s

 

valor 1.700,00 (isso para um modelo da GALAX)

GTX1070

8gb de memoria

cuda 1920

Memory Bandwidth 256 GB/s

 

Resumindo, uma gtx 1070 entrega quase o dobro de performance, e custa 439 reais a menos.

A principal diferença da quadro esta no driver, o driver dela é superior ao driver da GTx, q é uma placa pra gamer q usa driver especifico pra rodar jogos...

 

Eu diria que se você tiver muito dinheiro, monte um pc usando quadro... mas dai pra renderizar via gpu com uma quadro você vai gastar uns 8mil só no video... agora se você nao for rico recomendo montar com uma 1070 agora e futuramente inserir mais uma 1070, e quem sabe outras duas... com quatro gtx você consegue renderizar muito bem, mas duas ja da conta de um render rápido... 

 

Sobre a fonte, eu recomendo você calcular direitinho a quantidade de watts que vai utilizar... essa fonte de 750 por exemplo pra essa configuração q você listou, é demais, uma de 500w ja daria conta e sobraria... é muito comum as pessoas comprarem fontes com potencia muito maior, supondo q é melhor... 

 

Agora resumindo... pesquise muito antes de comprar, tanto tecnologia quanto valores... considere comprar equipamentos de segunda mão (peças com 2 3 meses de uso, com nota fiscal e garantia de 1 2 anos...)... meu monitor custava 1700 na dell e paguei 900, com 3 meses de uso e 2 anos de garantia ainda... então vale a pena considerar isso

 

abs

 

 

 

 

adicionado 5 minutos depois

Outra coisa importante é comprar processador e placa-mãe que suportem o uso de varias placas de video... nao se apegue à velocidade do pci express, eu ja vi testes onde a diferenca do 8x para o 16x é de apenas 4% na melhora de velocidade do render... placas mae com todos pci express a 16x custam mais caro que 1x16 e 3x8 e a diferença na performance é infima

adicionado 10 minutos depois

Divirta-se ^^

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/AutoDesk-3ds-Max-2017-GeForce-GPU-Performance-816/

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/AutoDesk-3ds-Max-2017-CPU-Performance-823/

https://www.cgdirector.com/best-hardware-for-gpu-rendering-in-octane-redshift-vray/

adicionado 11 minutos depois

Ha eu nao quero de desanimar, mas 8 mil nao é um valor bem alto ^^

adicionado 21 minutos depois

Isso ai Nihal... o workflow é importante pra determinar... mas hj em dia e futuramente, esta sendo cada vez menos, porque é uma tendencia de todos os programas usarem o recurso da GPU, o pacote adobe ja usa...o vray q é um dos melhores e mais populares motores de render (nao só usa a gpu como processador e memoria juntos para renderizar...) então o custo beneficio é muito melhor investindo em placa de video em relação à processador, é possível alcançar um render muito mais rápido gastando menos do que investir em processador com muitos núcleos

adicionado 30 minutos depois

Qual motor de render você tem em mente? ... você ta começando a trabalhar agora ou ja tem pratica?

 

Já trabalho na area, porém quero dar um UP porque hoje o computador que uso nao esta mais suportando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara com este orçamento a quadro não é boa opção... porque você vai ter um ótimo desempenho na viewport com ela, mas não vai conseguir renderizar (via gpu)...

Processador mais potente e placa de video quadro faria sentido se fosse trabalho de engenharia, com quantidades absurdas de polígonos e complexidade dos arquivos... porque dai exigiria processador para rodar o programa saca... o 3dsmax roda muito bem com um i7 7700k.

 

...dai você precisa pensar em velocidade de render... o melhor custo beneficio sem a menor sombra de duvidas seria uma 1070, com a perspectiva de colocar outra 1070 em sli mais pra frente... 

 

Existem também outras opções, 1080ti, Titan X ***** ultra blaster...  mas a relação custo beneficio x velocidade de render não compensa..melhor usar 2 ou 3 1070 do que uma ou duas 1080, titan, etc

 

O lance do processador melhor tb tem a ver com o numero de pci lanes, o i7 7700k só vai suportar duas placas de video rodando a 8x, o 6800k 3 e o 6850k 5 (rodar a 8x nao é uma problema, nao muda nada pra render( 

 

Dai é uma escolha que precisa fazer conforme o desempenho que espera... você pode montar o 7700k com duas 1070 por exemplo, vai conseguir um tempo de render legal...ou pode montar o 6800k ou 6850k e ter a possibilidade de usar 3, 4 ou 5 placas de video no futuro, o lance é que esses processadores custam mais caro e a placa-mãe pra recebe los (socket 2011v3) tambem...

 

Eu montaria um 6800k, pra ter a possibilidade de trabalhar com 3 placas no futuro... eu acredito que com 8k você monta, ele custa 1600, uma placa-mãe pra ele vai custar uns 1700, memoria você pode começar com 16gb, hd um ssd ou um mssd (250gb), fonte tu precisa calcular (http://www.coolermaster.com/power-supply-calculator/), gabinete tb nao vale a pena gastar com firula, escolhe um fulltower e pesquisa bem sobre fluxo de ar no gabinete... e placa de video a 1070.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, trdscg disse:

Cara com este orçamento a quadro não é boa opção... porque você vai ter um ótimo desempenho na viewport com ela, mas não vai conseguir renderizar (via gpu)...

Processador mais potente e placa de video quadro faria sentido se fosse trabalho de engenharia, com quantidades absurdas de polígonos e complexidade dos arquivos... porque dai exigiria processador para rodar o programa saca... o 3dsmax roda muito bem com um i7 7700k.

 

...dai você precisa pensar em velocidade de render... o melhor custo beneficio sem a menor sombra de duvidas seria uma 1070, com a perspectiva de colocar outra 1070 em sli mais pra frente... 

 

Existem também outras opções, 1080ti, Titan X ***** ultra blaster...  mas a relação custo beneficio x velocidade de render não compensa..melhor usar 2 ou 3 1070 do que uma ou duas 1080, titan, etc

 

O lance do processador melhor tb tem a ver com o numero de pci lanes, o i7 7700k só vai suportar duas placas de video rodando a 8x, o 6800k 3 e o 6850k 5 (rodar a 8x nao é uma problema, nao muda nada pra render( 

 

Dai é uma escolha que precisa fazer conforme o desempenho que espera... você pode montar o 7700k com duas 1070 por exemplo, vai conseguir um tempo de render legal...ou pode montar o 6800k ou 6850k e ter a possibilidade de usar 3, 4 ou 5 placas de video no futuro, o lance é que esses processadores custam mais caro e a placa-mãe pra recebe los (socket 2011v3) tambem...

 

Eu montaria um 6800k, pra ter a possibilidade de trabalhar com 3 placas no futuro... eu acredito que com 8k você monta, ele custa 1600, uma placa-mãe pra ele vai custar uns 1700, memoria você pode começar com 16gb, hd um ssd ou um mssd (250gb), fonte tu precisa calcular (http://www.coolermaster.com/power-supply-calculator/), gabinete tb nao vale a pena gastar com firula, escolhe um fulltower e pesquisa bem sobre fluxo de ar no gabinete... e placa de video a 1070.

 

 

 

Então eu vou comprar no Paraguai, tem a necessidade de pegar a linha de processadores "K" que são para overclock? Eu acredito que vai demorar um pouco para eu colocar a segunda placa de video.

Mas então o que voce acha dessa config;

 

x99a godlike gaming + i7 6800K + GTX 1070 8GB + 32gb(4x8gb) + Gabinete Corsair SPEC-03 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

x99 eu pegaria a pro, essa gaming deve ser mais cara por causa das firulas e de maior expansao em overclock...

 

esse gabinete parece ser um mid tower, se for possivel monta em um full, principalmente se pretende por outra placa de video

 

 

adicionado 1 minuto depois

da uma olhada em placa-mãe da gigabyte ou msi tb cara, a asus costuma ser mais cara... tenho uma msi a 6 anos, e gigabyte aqui no trabalho a 5 ja, nunca deram problema e funcionam bem... costumam ser mais baratas, a asus tem mais nome

adicionado 2 minutos depois

você é de onde? podia trazer uma 1070 pra mim tb ne?? ^^

adicionado 2 minutos depois

depois de toda acessoria aqui gratuita, rs

adicionado 6 minutos depois

Acho q com 8 mil você monta algo muito bom no paraguai... tenta o mssd, é umas 4x mais rápido q ssd normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, trdscg disse:

x99 eu pegaria a pro, essa gaming deve ser mais cara por causa das firulas e de maior expansao em overclock...

 

esse gabinete parece ser um mid tower, se for possivel monta em um full, principalmente se pretende por outra placa de video

 

 

adicionado 1 minuto depois

da uma olhada em placa-mãe da gigabyte ou msi tb cara, a asus costuma ser mais cara... tenho uma msi a 6 anos, e gigabyte aqui no trabalho a 5 ja, nunca deram problema e funcionam bem... costumam ser mais baratas, a asus tem mais nome

adicionado 2 minutos depois

você é de onde? podia trazer uma 1070 pra mim tb ne?? ^^

adicionado 2 minutos depois

depois de toda acessoria aqui gratuita, rs

adicionado 6 minutos depois

Acho q com 8 mil você monta algo muito bom no paraguai... tenta o mssd, é umas 4x mais rápido q ssd normal...

Vou refazer a conf. então eu moro no interior do paraná, em Guaira-PR sauhuhsauhasuhasuhas

Qual placa-mãe aceita M-SSD?

 

o que voce acha dessa: Placa-Mãe MSI p/ Intel LGA 1151 ATX Z270 TOMAHAWK DDR4

Gabinete: Gabinete Game Thermaltake Versa N21 CA-1D9-00M6WN-00 White

adicionado 7 minutos depois

Fiz essa outra configuração:

 

Gabinete Cristal Corsair 570x
2- Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1080 Ti HOF 11GB
3- placa-mãe LGA2011-v3 - Asus ROG Strix X99 Gaming
4- Core i7-6800K 
5- Fonte Corsair Ax860i Series 80 Plus Platinum Full Modular 
6- 32 GB Memoria G.skill Ddr4 3400 Mhz 4x8
7- Water Cooler Corsair H115i
8- Hd Ssd Samsung 850 Evo 500 GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Massa carinha... olha daqui pra frente é contigo rsrs... eu particularmente nao gastaria 700 reais em um gabinete ou compraria uma 1080 de 11gb (como te falei é preferivel duas 1070 do que uma unica super mega blaster), ou um placa-mãe gaming, ou uma fonte plus i super ultra, ou um cooler corsair i alguma coisa... procure entender os recursos de cada peça, se o recurso for dispensável, dispense, procure peças nas sua serie mais simples, porque muito dos recursos são firulas, puro marketing q na pratica nao vai mudar nada... de prioridade para um mssd, uma fonte da serie mais simples cx alguma coisa, um watercooler de uma marca mais barata, ou mesmo corsair de um modelo mais simples...

 

O negocio é que o que você economizar com peças mais simples, você pode investir em um mssd, duas 1070, ou ainda que nao consiga, guarde o dinheiro e compre a 1070 depois...

 

Verifique se essa placa aceita o m2ssd, caso aceite eu entendo q essa configuração vai te atender bem.. o proximo passo é utilizar um render via gpu, caso contrario nao vai fazer sentido a 1070, dai vai de quadro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cltctba Não recomendei por não estar familiarizada com essa linha ou com a performance da AMD nesses programas. Os programas que uso (Marvelous Designer etc) são diferentes, e os requisitos variam bastante entre eles.

 

A desvantagem básica dos Ryzen é a falta de cooler e iGPU. Só que os K da Intel também não têm nenhum dos dois, então só depende dos programas mesmo. O trdscg tem experiência com eles, então eu super ouviria o que ele diz, haha.

 

@Thiago Toshihiko Oizume Quanto à coolers/watercoolers dê uma lida neste tópico fantástico do Contiusa:

 

Só me preocupa não ver o espaço de armazenamento adicional (HDD) para guardar o que produzir. Você invariavelmente produzirá uma boa biblioteca de texturas, objetos, shaders, etc, básicos para não reinventar a roda à cada novo projeto, e isso consome bastante espaço, fora os assets dos projetos em si quando já finalizados.

 

E não sei se você notou o link do pcpartpicker no meu primeiro post. Use-o para calcular quanta potência sua build usará. Jogue os dados dos upgrades futuros para ter certeza de que é o suficiente. Mas evite pegar fontes super dimensionadas, você está jogando fora um dinheiro que podia investir em coisas mais importantes. Se certifique de que a fonte é boa o suficiente, não que é grande. Uma build como a de 2 GPUs usaria uns 470W.

 

Outra observação: Uma fonte modular não te ajuda em nada. Toda conexão extra traz um risco de montar um pouco frouxo e ficar com mal contato, surgir oxidação, todo tipo de problema. Fontes modulares são úteis para quem está montando um mITX e têm restrição de espaço dentro do gabinete. São úteis para quem não usará a maioria dos cabos, e esses cabos extras só ocupariam espaço e atrapalhariam o fluxo de ar. Não é o seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, cltctba disse:

Gostei de todas a explicações que deram ao Thiago.

Pergunto: porque não recomendaram AMD Ryzen? 

 

Thiago, consegue produtos de qualidade em Salto Del Guaira? Como é a fiscalização nessa região? 

Sim nunca tive problemas com produtos de lá. porém a fiscalização é meio complicado porque a cota é $300. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...