Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde conectar os conectores da bomba e da fan do Water Cooler?


Posts recomendados

Oi pessoal,

 

Comprei um Cooler Master Masterliquid Lite 120 pra baixar a temperatura do meu i7 4790, porque aqui no Nordeste o negócio é quente viu!

 

Eu nunca comprei water coolers, então não sei onde conectar os cabos dele. Eu uso uma Asus H97M-E/CSM. Onde eu conecto o conector de 3 pinos da bomba? E o conector de 4 pinos da ventoinha?

 

Aguardo respostas. Fiquem com Deus!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@raulgrangeiro Eu conectaria o de 4 pinos no 4 pinos da placa-mãe (CPU Fan)

                         e o de 3 pinos da bomba num de 3 pinos da placa-mãe ou direto

                         na fonte. Ou seja a bomba girando direto e a ventoinha variando

                         a rotação, para dissipar mais ou menos o calor no radiador.

 

 

adcarvalho

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto a bomba de 3 pinos como o fan de 4 pinos pwm devem ser conectados na placa-mãe. O fan de 4 pinos é no conector CPU fan da placa-mãe.

Segue o link do fabricante, onde poderá baixar o manual de instalação.

http://www.coolermaster.com/cooling/cpu-liquid-cooler/masterliquid-lite-120/

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, raulgrangeiro disse:

Eu nunca comprei water coolers, então não sei onde conectar os cabos dele. Eu uso uma Asus H97M-E/CSM. Onde eu conecto o conector de 3 pinos da bomba? E o conector de 4 pinos da ventoinha?

 

Aguardo respostas. Fiquem com Deus!

O fan dele, você liga no CPU_FAN..

 

A bomba, ligue em um CHA_FAN.. Qualquer um deles.. Assim que ligar o PC, entre na BIOS e desative o controle de rotação, do conector correspondente ao conector da bomba.. A bomba precisa ficar em rotação máxima, o tempo todo.. Desativando o controle de rotação, você obtêm isso..

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, RS Faria disse:

O fan dele, você liga no CPU_FAN..

 

A bomba, ligue em um CHA_FAN.. Qualquer um deles.. Assim que ligar o PC, entre na BIOS e desative o controle de rotação, do conector correspondente ao conector da bomba.. A bomba precisa ficar em rotação máxima, o tempo todo.. Desativando o controle de rotação, você obtêm isso..

A bomba, de 3 pinos, não tem controle de rotação. Somente sensor de rotação. Ela ficará em 100% sempre.

Espero ter ajudado...

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
9 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

A bomba, de 3 pinos, não tem controle de rotação. Somente sensor de rotação. Ela ficará em 100% sempre.

Nem sempre. As placas podem fazer controle pela tensão. A minha aqui é um exemplo. Se não desativar o controle de rotação na BIOS, ela varia, apesar de ter três pinos.

adicionado 2 minutos depois

Os fans originais do meu gabinete também são de três pinos e estão com controle de rotação.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adcarvalho Entendi. Bem, posso fazer isso. Obrigado pela resposta.

@Wagner Ruaro Entendi. Infelizmente o manual desse water cooler é bem fraco, não explica quase nada.

@RS Faria Farei isso, obrigado pela dica.

@Wagner Ruaro A minha mobo faz controle nos conectores de 3 pinos através da tensão. Posso até criar um perfil de rotação das ventoinhas a partir da temperatura do CPU.

@Foxwalt Exato, é possível fazer o controle de rotação. Então vou desativar e deixar no máximo e pronto!

 

Agora entendi como conectar essas cabos. Fiquei com medo de danificar algo ou de queimar a bomba por ter conectado em local inadequado, mas graças a Deus agora entendi.

 

Muito obrigado a todos que responderam! Deus os abençoe! 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Certo, irei fazer isso na primeira vez que o PC ligar com ele: Já abro a BIOS e desligo o controle de rotação do conector onde eu pôr a bomba. Nenhuma fan, a não ser a do CPU, está conectada na minha placa-mãe porque uso um controlador de fans, então desligar esse controle na BIOS não gera nenhum problema pra meu PC. Desligarei de todos os conectores para não correr o risco hehe

 

Obrigado pelas dicas! Fique com Deus!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Siga o manual de instruções do cooler e o da placa-mãe, muitos equipamentos da Corsair não funcionam a contento devido ligações indevidas, sendo que estas dependem do modelo de cada um, no caso do meu, as instruções são bem específicas e não poderia ligar "aleatoriamente" apenas porque os pinos são compatíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, misterjohn disse:

Siga o manual de instruções do cooler e o da placa-mãe, muitos equipamentos da Corsair não funcionam a contento devido ligações indevidas, sendo que estas dependem do modelo de cada um, no caso do meu, as instruções são bem específicas e não poderia ligar "aleatoriamente" apenas porque os pinos são compatíveis.

 

Eu olhei o manual desse que comprei online, e o manual é extremamente simplista, contendo apenas fotos, sem explicar nada, por isso resolvi vir aqui perguntar como conectar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, raulgrangeiro disse:

 

Eu olhei o manual desse que comprei online, e o manual é extremamente simplista, contendo apenas fotos, sem explicar nada, por isso resolvi vir aqui perguntar como conectar...

Claro, voce está certo, o fórum existe para isso, eu disse apenas para antes de mais nada consultar o manual, ou o site do fabricante, claro que opiniões aqui serão úteis, mas desde que a pessoa tenha o mesmo equipamento e a mesma placa que você, te dizer como liguei o meu, de outra marca e com outra placa não adianta....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, misterjohn disse:

Claro, voce está certo, o fórum existe para isso, eu disse apenas para antes de mais nada consultar o manual, ou o site do fabricante, claro que opiniões aqui serão úteis, mas desde que a pessoa tenha o mesmo equipamento e a mesma placa que você, te dizer como liguei o meu, de outra marca e com outra placa não adianta....

 

Você tem razão. É sempre bom ter cuidado com essas coisas. Pode ser que venha a causar algum problema inesperado. De qualquer forma vou tentar falar com a Cooler Master Brasil no facebook para evitar algum problema na instalação, já que o manual não explica bem como fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, misterjohn disse:

Procure tutorial no youtube, o meu é um Corsair H115i, mas eu vi um tutorial no youtube de um modelo abaixo do meu, segui as instruções já que apesar de modelos diferentes, o meio de ligar é igual, agora de um "look" para ver como tem pecurialidades:

 

 

 

Vou ver o vídeo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
4 horas atrás, misterjohn disse:

...claro que opiniões aqui serão úteis, mas desde que a pessoa tenha o mesmo equipamento e a mesma placa que você, te dizer como liguei o meu, de outra marca e com outra placa não adianta....

Esse water cooler dele não tem nada de especial. Não há a mínima necessidade de ter o mesmo cooler e a mesma placa para dizer como ligar. Ele segue as regras básicas de instalação: bomba a 12V, fan com controle.

adicionado 0 minutos depois

E mangueiras para baixo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Foxwalt disse:

Esse water cooler dele não tem nada de especial. Não há a mínima necessidade de ter o mesmo cooler e a mesma placa para dizer como ligar. Ele segue as regras básicas de instalação: bomba a 12V, fan com controle.

adicionado 0 minutos depois

E mangueiras para baixo.

 

Só mais uma dúvida: porque mangueiras para baixo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@raulgrangeiro Para evitar a entrada de bolhas de ar na bomba.

 

22 horas atrás, misterjohn disse:

Se esse é simples, melhor para ele...

Sim, esse water cooler aí, assim como Maelstrom 120T, H45 e outros, é bem simples. Não exige nenhum tratamento especial, apenas detalhes básicos de montagem de qualquer water cooler.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema já vem pressurizado, como pode criar bolhas? Na moto ou em carro, quando entra ar durante qualquer operação, seja limpeza ou troca de pastilha, tem-se que sangrar o sistema, isso consiste em bombar o pedal ou manete da moto, de vez em quando manter pressionado e abrir o sangrador para o ar sair junto com um pouco de óleo hidráulico, repetir a operação até sentir resistência no acionador (pedal ou manete).

Sendo um sistema fechado como pode entrar e ser feita a eliminação do ar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
17 horas atrás, raulgrangeiro disse:

@Foxwalt mas se as bolhas já estiverem dentro do bloco, usar dessa forma não fará com que as bolhas fiquem continuamente dentro da bomba?

Não. Elas saem, assim como se estivesse instalado do outro jeito. Mas a chance de entrarem quase inexiste. Se você colocar com as mangueiras para cima, é bem mais fácil ocorrer. Instalar com as mangueiras para cima não é errado, mas também não é o ideal. O @Contiusa descreve isso no tópico dele.

 

2 horas atrás, misterjohn disse:

O sistema já vem pressurizado, como pode criar bolhas? Sendo um sistema fechado como pode entrar e ser feita a eliminação do ar?

Water cooler nenhum é pressurizado. E boa parte sequer é cheia até o limite e já vem naturalmente com ar lá dentro.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...