Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Telas azuis múltiplas e variadas


Posts recomendados

Boa noite, gente. 

 

Venho aqui praticamente implorar por ajuda na minha causa. O tópico é grande, já avisando.

 

Há um ano venho usando um notebook emprestado da minha mãe. Ele é bem básico, foi comprado em 2011 e conta, atualmente, com i3-2310M @2.1 GHz, 1x 4 GB RAM DDR3, um HD de 500 GB, placa de vídeo integrada e Windows 7 x64 Home Basic original.

 

Há uns 4 meses, creio eu, esse notebook começou a apresentar, subitamente, telas azuis com o código KERNEL_DATA_INPAGE_ERROR e STOP 0X0000007A. Eventualmente, a tela do note simplesmente travava e não aparecia tela azul; a única solução era desligar à força o note. Tudo isso poderia ocorrer tanto enquanto o PC estava ocioso como enquanto fazia tarefas leves, como ler documentos de Word, PDF e jogar Tibia, único jogo que roda nesse PC.

 

Isso foi ocorrendo mais frequentemente e, procurando na Internet, encontrei que esse problema é frequentemente atribuído à RAM. Esse PC, originalmente, tinha 3 GB de RAM (1x 2 GB e 1x 1 GB). Há uns 3 meses, peguei o 1x 4GB do meu note antigo (bem fraquinho), troquei pelos 3 GB e formatei o PC. Limpei os contatos com uma borracha branca escolar, como li em alguns sites. Aparentemente as telas azuis tinham melhorado/sido solucionadas, mas, alguns dias depois da formatação, voltaram a ocorrer como antes.

 

Fiz, então, outros procedimentos recomendados. Executei chkdsk /f/r, o software de diagnóstico de memória do Windows e Memtest e, na minha interpretação de leigo, nunca acusaram erros. Me resignei e fui usando o PC como podia, ciente da possibilidade de tela azul a qualquer momento. 

 

Hoje, enquanto editava documentos no Word, tive a tela azul que coloco logo abaixo. 50 minutos depois, aconteceu novamente. 15 minutos depois, novamente. 

 

IMG_20170829_142511965.thumb.jpg.6eeffdf62e7afe51d89f18600870d40b.jpg

 

Com essa sequência rápida de erros, baixei HDtune e tentei rodar. O computador simplesmente travava completamente ao rodar a modalidade de scan por erros. Apenas na forma rápida de scan por erros chegou ao final, não acusando nenhum problema. Alegava temperatura de HD de 42 a 46 ºC. Passei, em seguida, o chkdsk /f/r, com o seguinte log no visualizador de eventos:

 

O CHKDSK está verificando arquivos (estágio 1 de 5)...
Limpando marcas de instância do arquivo 0x2d3b4.
  186368 registros de arquivos processados.                               Verificaçao de arquivos concluída.
  186 registros de arquivos grandes processados.                         0 registros de arquivos inválidos processados.                       0 registros de EA processados.                                       45 registros de novas análises processados.                         CHKDSK está verificando índices (estágio 2 de 5)...
  237452 entradas de índices processadas.                                 Verificaçao de índices concluída.
  0 arquivos nao indexados verificados.                                0 arquivos nao indexados recuperados.                              O CHKDSK está verificando os descritores de segurança (estágio 3 de 5)...
  186368 SDs/SIDs de arquivos processados.                                Limpando 877 entradas de índice nao usadas do índice $SII do arquivo 0x9.
Limpando 877 entradas de índice nao usadas do índice $SDH do arquivo 0x9.
Limpando 877 descritores de segurança nao usados.
Verificaçao de descritores de segurança concluída.
  25543 arquivos de dados processados.                                   O CHKDSK está verificando o diário de USN...
  34174176 bytes USN processados.                                             Verificaçao do diário de USN concluída.
CHKDSK está verificando os dados de arquivos (etapa 4 de 5)...
  186352 arquivos processados.                                                 Verificaçao dos dados do arquivo concluída.
O CHKDSK está verificando o espaço livre (estágio 5 de 5)...
  36086187 clusters livres processados.                                  Verificaçao de espaço livre concluída.
CHKDSK encontrou espaço livre marcado como alocado no
bitmap da tabela mestra de arquivos (MFT).
O Windows fez correçoes no sistema de arquivos.

 187695100 KB de espaço total em disco.
  42970036 KB em 131745 arquivos.
     87196 KB em 25544 índices.
         4 KB em setores defeituosos.
    293116 KB em uso pelo sistema.
     65536 KB ocupados pelo arquivo de log.
 144344748 KB disponíveis em disco.

      4096 bytes em cada unidade de alocaçao.
Total de   46923775 unidades de alocaçao no disco.
  36086187 unidades de alocaçao disponíveis em disco.

Informaçoes internas:
00 d8 02 00 70 66 02 00 e4 6d 04 00 00 00 00 00  ....pf...m......
1a 02 00 00 2d 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00  ....-...........
00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00  ................

 

Abaixo, a sequência gigante de telas azuis de hoje, além de algumas anteriores. Vejam como ocorrem frequentemente.59a5fea0ac368_ScreenShot08-29-17at08_28PM.thumb.PNG.76e631795062c25efd262dff70c31fd2.PNG

 

Abaixo, foto de resultado de Memtest que fiz há alguns dias, aparentemente normal.

 

IMG_20170726_153053047.thumb.jpg.d01d67284984c32bbe0797e3143e3d08.jpg

 

Ainda sobre as telas azuis, eventualmente ocorrem algumas um pouco diferentes dessa que coloquei no post. Tenho as imagens, mas, para não poluir, prefiro descrever as outras:

  1. IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL com STOP: 0X0000000A
  2. KERNEL_DATA_INPAGE_ERROR com STOP: 0X0000007A e kdcom.dll - Address FFFFFF80000BC7000 abaixo do STOP
  3. KERNEL_DATA_INPAGE_ERROR com STOP: 0X0000007A e Ntfs.sys - Address FFFFFF88001335648 abaixo do STOP

 

A história é basicamente essa. Já rodei scans de AVG e Malwarebytes nesse meio tempo e nada diferente foi achado. Inicialmente eu achava que o problema seria em RAM, mas as telas azuis ocorrem tanto com os 3 GB originais quanto com os 4 GB que coloquei no lugar, além dos testes serem normais. Minha suspeita agora recai sobre o HD, ainda que os testes que fiz pareçam normais, também.

 

Dito tudo isso, gostaria muito de ouvir a opinião de alguém que entende disso. Dentro do meu mínimo conhecimento eu fiz o que podia e, agora, estou precisando muito da ajuda de vocês. Já agradeço de antemão qualquer ajuda. Se mais informações forem necessárias, complemento aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha pode ser aquecimeto do processado a limpesa do notebook ta em dia o meu pc tava igaula o seu um pouco pior era muita poeira que tinho quando abri ele olhe isso que pod ser ou tambem memora ram pode esta ruim abra ele e limpe que pode resolver o caso um amigo meu tava com esse poble no not de quando eu abri tatu limpo mas quando ligava dava a tela azul quando eu abra i ligei ara o colle r que tava travando eu bote olio de moto ligei e paro e veja i o seu caso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Math.Pi disse:

Bom dia. O Windows está atualizado?

KB402212 e KB4012215 estão instaladas?

 

Opa, boa noite.

 

O Windows está com praticamente todas as atualizações do Windows Update feitas, faltam apenas 9 obrigatórias e 3 opcionais, as quais não sei o motivo de não terem sido instaladas junto com as demais. Contudo, nenhuma delas é uma dessas duas que você indicou. Não sei ver quais já foram instaladas, mas creio que essas aí devem ter sido.

 

Alguma luz?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/08/2017 às 01:37, Math.Pi disse:

Tente instalar...

@Math.Pi Entrei na janela de atualizações instaladas, pesquisei e não encontrei nenhuma dessas duas. Porém, realizei diversas atualizações nos últimos dias e o Windows Update não encontra novas atualizações mais quando eu mando pesquisar.

Essas que você me mandou instalar eu vou ter de baixar de alguma outra forma, na Internet, por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 01/09/2017 às 14:48, ThiagoOH disse:

@Math.Pi Entrei na janela de atualizações instaladas, pesquisei e não encontrei nenhuma dessas duas. Porém, realizei diversas atualizações nos últimos dias e o Windows Update não encontra novas atualizações mais quando eu mando pesquisar.

Essas que você me mandou instalar eu vou ter de baixar de alguma outra forma, na Internet, por exemplo?

 

Baixe e instale, de acordo com a versão do seu SO.

http://www.catalog.update.microsoft.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos. Desculpem a ausência, estive ocupado nos últimos dias. 

 

Seguinte, realizei todos os Windows Updates pendentes na semana passada, notei uma melhora na estabilidade do PC e fiquei sem problemas até agora mesmo, há 20 min. 

 

Enquanto abria um PDF o notebook simplesmente congelou, apenas o mouse mexia. Ouvi dois barulhinhos ("click"), aparentemente saindo de perto do botão Esc, e o computador travou por inteiro. Desliguei no botão e liguei de novo. A partir de então não consegui mais iniciar o Windows. O máximo em que ele chega é na tela com o logotipo do Windows. Estou escrevendo num tablet. 

 

Agora tenho quase certeza de que o HD quer pifar, isso se já não pifou completamente. Seria isso mesmo? E alguém consegue me ajudar pelo menos a realizar alguma medida heroica pra entrar no Windows e tentar pegar salvar mais alguns arquivos importantes que tenho? 

 

@Ricardov. No dia em que criei esse tópico eu havia passado o HDTune convencional (gratuito, acho que de 2008), mas o computador travava ao tentar. Marquei a caixinha "smart" ou algo assim e, num scan bem rápido lá, não tinha erros na aba Error scan. Na health eu não me lembro. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi desculpe pela lerdeza, sou leigo e entendo pouco do assunto. 

Tirei o HD desse note que teve o problema, tirei o HD do meu note antigo e troquei um com o outro.

O HD do note antigo carregou no note mais novo, mas o contrario não aconteceu. O HD do note mais novo teve o mesmo no outro note, também travando na tela inicial do Windows. Quando entro no modo de reparo a tela fica completamente preta. 

Esse HD estragou mesmo? Se ele realmente estiver inviável, há algo que eu poderia fazer para tentar salvar alguns arquivos? Os mais essenciais eu já tinha salvado, por sorte, mas mais alguns poderiam me ajudar...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez. Mas não é legal trocar HD assim de um para o outro como master. Você deveria subir 2 HDs, sendo que o HD defeituoso ficaria como uma HD secundário, não subindo o sistema operacional. Nesse caso teria que usar um pc, que possui portas Sata suficientes para essa operação (exceto casos de notebook com caddy).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...