Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Recommended Posts

Fala galera, estou tentando ganhar um pouco mais de desempenho neste processador mas estou enfrentando um problema com a placa-mãe.

 

Problema: Quando coloco o FSB em 210 e salvo as alterações a placa-mãe não inicia no boot com a seguinte mensagem: System in safe mod, please reset cpu frequency in cmos. OBS: Quando coloquei o FSB em 205 não aconteceu isso.

 

Lembrando que nunca fiz over nesse processador.

 

Especificações:

 

placa-mãe: Gigabyte GA-M61PME-S2P (rev 1.0)

Fonte: MyMax MPSU/B420-2S3I - 420w reais

Memória: Dual Channel Unganged Ddr2 667Mhz 4Gb Markvision

Placa de Vídeo: Geforce 9500GT Zogis

Processador: Athlon II x2 245 @2,9Ghz C2  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, fazer over trabalhando com FSB é uma tarefa inglória. O melhor seria poder trabalhar no multiplicador de clock.

 

Mas aparentemente o chipset da sua placa-mãe não disponibiliza esta possibilidade para você. Tente subir o FSB para 210 (3045 MHz) e aumentar um pouco, vou repetir, um pouco o vcore, algo em torno de 0,025v. O vcore não deve exceder 1.425v. Se der estabilidade, ok. Pode forçar um pouco mais o FSB, ajustar o vcore, e assim sucessivamente, até chegar num valor que ele rode com estabilidade.

 

Lembrando que você deve ficar de olho na temperatura. Ela não deve exceder 74ºC.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Até disponibiliza, porém, ele já está no máximo (14,5) - Auto. Sobre o Vcore, a minha placa-mãe não me deixa ajustar... já tentei de tudo quanto é tipo, e lembrando... nunca fiz over nenhum neste pc, então é tudo stock, uma coisa que me assusta é o vcore do processador, que chega a bater 1,44v em sua máxima potência. Sobre a temperatura dele, é muito boa... não ultrapassa 37,5 C° no teste do FurMark. OBS: Já troquei a fonte por uma Corsair CX-600w e o estabilizador e a tensão permanece a mesma.

     

    1.jpg

    Editado por Matheus Carreiro

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Bom, sua MOBO não permite alterar o multiplicador de clock nem o vcore do processador, por conta do chipset AMD780V. Então você estará muito limitado nas opções, podendo alterar apenas o FSB. Neste caso, acho que seu limite será os 205 de FSB mesmo, com o processador trabalhando @2975,2 MHz. Se a placa-mãe fosse outra, com um chipset mais adequado ao overclock, tipo um 790X talvez você conseguiria um resultado melhor no over.

    • Obrigado 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Muito obrigado amigo! Só mais uma dúvida, que chipset é esse? procurei nas especificações da placa-mãe e não achei

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    9 minutos atrás, Matheus Carreiro disse:

    Muito obrigado amigo! Só mais uma dúvida, que chipset é esse? procurei nas especificações da placa-mãe e não achei

    É também conhecido como North Bridge. Aqui tem as especificações da sua MOBO. Este nForce 430 é baseado no AMD 780V. Para ser boa de over, a MOBO deveria ter o 790X (nForce 630a) ou superior. Chipsets superiores liberam possibilidade de trabalhar com multiplicador de clock e vcore do processador, bem como possibilitam overclock da RAM.

    Editado por Kleber Peters
    Correção de Concordância Nominal
    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×