Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Athlon II x2 245


Posts recomendados

Fala galera, estou tentando ganhar um pouco mais de desempenho neste processador mas estou enfrentando um problema com a placa-mãe.

 

Problema: Quando coloco o FSB em 210 e salvo as alterações a placa-mãe não inicia no boot com a seguinte mensagem: System in safe mod, please reset cpu frequency in cmos. OBS: Quando coloquei o FSB em 205 não aconteceu isso.

 

Lembrando que nunca fiz over nesse processador.

 

Especificações:

 

placa-mãe: Gigabyte GA-M61PME-S2P (rev 1.0)

Fonte: MyMax MPSU/B420-2S3I - 420w reais

Memória: Dual Channel Unganged Ddr2 667Mhz 4Gb Markvision

Placa de Vídeo: Geforce 9500GT Zogis

Processador: Athlon II x2 245 @2,9Ghz C2  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fazer over trabalhando com FSB é uma tarefa inglória. O melhor seria poder trabalhar no multiplicador de clock.

 

Mas aparentemente o chipset da sua placa-mãe não disponibiliza esta possibilidade para você. Tente subir o FSB para 210 (3045 MHz) e aumentar um pouco, vou repetir, um pouco o vcore, algo em torno de 0,025v. O vcore não deve exceder 1.425v. Se der estabilidade, ok. Pode forçar um pouco mais o FSB, ajustar o vcore, e assim sucessivamente, até chegar num valor que ele rode com estabilidade.

 

Lembrando que você deve ficar de olho na temperatura. Ela não deve exceder 74ºC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até disponibiliza, porém, ele já está no máximo (14,5) - Auto. Sobre o Vcore, a minha placa-mãe não me deixa ajustar... já tentei de tudo quanto é tipo, e lembrando... nunca fiz over nenhum neste pc, então é tudo stock, uma coisa que me assusta é o vcore do processador, que chega a bater 1,44v em sua máxima potência. Sobre a temperatura dele, é muito boa... não ultrapassa 37,5 C° no teste do FurMark. OBS: Já troquei a fonte por uma Corsair CX-600w e o estabilizador e a tensão permanece a mesma.

 

1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sua MOBO não permite alterar o multiplicador de clock nem o vcore do processador, por conta do chipset AMD780V. Então você estará muito limitado nas opções, podendo alterar apenas o FSB. Neste caso, acho que seu limite será os 205 de FSB mesmo, com o processador trabalhando @2975,2 MHz. Se a placa-mãe fosse outra, com um chipset mais adequado ao overclock, tipo um 790X talvez você conseguiria um resultado melhor no over.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Matheus Carreiro disse:

Muito obrigado amigo! Só mais uma dúvida, que chipset é esse? procurei nas especificações da placa-mãe e não achei

É também conhecido como North Bridge. Aqui tem as especificações da sua MOBO. Este nForce 430 é baseado no AMD 780V. Para ser boa de over, a MOBO deveria ter o 790X (nForce 630a) ou superior. Chipsets superiores liberam possibilidade de trabalhar com multiplicador de clock e vcore do processador, bem como possibilitam overclock da RAM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...