Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe nao salva informações da bios nem o relogio


Posts recomendados

Bom dia pessoal do Clube do Hardware, sou novo por aqui. Estava montando um pc com pecas que eu tinha no meu armario.

Consegui instalar o windows e estou usando o S.O normalmente.

porém na hora de ligar o computador aparece uma mensagem de erro na CMOS e outra na hora e data. Pressiono F1 e utilizo o sistema normalmente(atualizando sempre a data pelo windows), porém quando tento desligar o computador o S.O finaliza, mas o pc permanece ligado com as fans e leds funcionando. então desligo direto no estabilizador e quando ligo novamente aparece a mensagem de erro de data e CMOS ficando nesse ciclo infinito. Quando vou verificar as configuracoes que fiz na bios elas estão resetadas. O problema seria na pilha da placa-mãe? Inclusive o problema no encerramento e desligamento total do computador que nao acontece?

 

Obs: quando eu apenas reinicio o computador ele funciona normalmente e as informações da bios continuam la. So sao perdidas a data hora e o erro da CMOS aparece quando eu desligo o computador por completo no estabilizador e ligo depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia José,

 

Consegue mandar um print da tela com o erro?

 

Geralmente este problema de perder hora, data , informações da Bios Etc estão relacionadas com a Bateria da placa-mãe, pode ser que a Bateria se desgastou e este seja o motivo, compre uma bateria nova para placa-mãe, você encontra em qualquer loja de eletrônicos ou peças pra computadores no geral e faça a substituição. Por quanto tempo você deixou este PC desligado?

 

1 - Se a bateria não resolver, faça um Clear CMOS - 

 

 

2 - Se não resolver, atualize a BIOS da placa no site do fabricante.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José Osório Primeiramente, JOGA O ESTABILIZADOR NO LIXO!!! Desculpa gritar, mas é a vontade que tenho quando vejo isto. Ele vai danificar a fonte do seu computador.

 

Com relação a não manter data e hora, é provável que seja o problema da pilha mesmo. Em 90% dos casos, é. Tente substituir.

 

Com relação à não encerrar totalmente o hardware no desligamento, pode ser algum problema de SO, que não está finalizando corretamente. Tente fazer uma restauração do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...