Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mosfet como chave!


Asteka

Posts recomendados

Fala galera, beleza?

Eu tenho um equipamento pronto que usa um sensor fotocelula para acionar um motor. O sensor envia o sinal de 12V que vai para um módulo, com diversas outras funções, acionando o motor.

O que eu preciso é adicionar um sensor infravermelho para também acionar o motor, porém existe uma lógica que deve ser feita através de um micro. Para testes estou usando um arduino.

Então pensei na seguinte solução: usar um mosfet como chave. A fonte que tenho para alimentar o mosfet é de 12V 0.5A.

Minha dúvida é como fazer a ligação. Segue um esquema representando.

À esquerda é o circuito com mosfet. À direita é o esquema elétrico mostrado no módulo.

Para entender um pouco melhor, a lógica no arduino é: se A acontecer primeiro que B e o sensor IV estiver ativo ligar o Motor.Esquema.thumb.jpg.2ff17735023adaf5f7b55939f152fa37.jpg

Eu sei que para fechar o contato no Pino 4 fazendo com que o motor ligue eu preciso de um sinal de 12V. A questão é, onde devo ligar o Pino 4? No Pino A ou no Pino B?

Fico com esta duvida pois se ligar o Pino A no Pino 4, ao ativar o Mosfet, os 12V terá um caminho livre até o GND e fico com receio de que isso faça com que o Mosfet puxe mais que 0.5A da minha fonte. Visto que não possuo nenhum resistor ligado para que não haja queda de tensão nos mesmos, diminuindo meu sinal de 12V no Pino 4.

 

Obs: Tenho um post parecido com esse, porém existe muita informação lá que ainda não me responderam, portanto criei um novo post para organizar melhor.

Obrigado

 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se bem entendi, o que você deseja é ter 2 formas de acionar o motor:

- pela lógica já existente e

- pela lógica que vai implementar.

Também estendo que ao invés de  de utilizar o drive existente que já aciona o motor, vai implementar outro em paralelo.

Fazer um drive em paralelo para não ter que modificar o atual é até possível, mas é necessário conhecer o atual para que o  paralelo não gere conflito (e curto) no sistema.

Questões:

1 - esse motor tem giro unidirecional ou bidirecional?

2 - supondo que seja unidirecional, provavelmente um dos polos do motor está ligado direto na fonte (Vcc ou GND) e o outro polo sendo chaveado por um transistor. Qual o polo que está ligado direto na fonte?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato, tem alguém confuso por aqui e, claro, pode ser eu.

 

obviamente do jeito que desenhaste está 100% errado pois sim...

29 minutos atrás, Asteka disse:

ao ativar o Mosfet, os 12V terá um caminho livre até o GND e fico com receio de que isso faça com que o Mosfet puxe mais que 0.5A da minha fonte

... vai puxar tudo que a fonte consegue fornecer e o mais legal: vai dar um belo curto

Veja isso

m1.jpg

+5 em B.3 = liga o motor. Que o motor não consuma mais do que a fonte consegue hein...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo É isso mesmo, irei acionar o motor de 2 formas diferentes.

Infelizmente o módulo é lacrado e com diversas funções e o motor é ligado através de conectores. Portanto não sei como está sendo ligado o motor no módulo.

O motor é bidirecional, usado para abrir e fechar uma porta deslizante.

Tudo o que sei é que quando o sensor fotocelula é ativado ele envia um sinal 12V para o Pino 4, acionando o comando de abrir a porta (motor ativado).
Por isso eu pensei em adicionar outro sinal de 12V no Pino 4, porém este sinal é enviado pelo arduino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é bidirecional, temos uma ponte H no módulo lacrado e  uma possível situação: um módulo mandando rodar a direita e o outro a esquerda. É curto certo. Vamos ter que isolar os 2 sistemas (nada que um relé não resolva).

Mais uma pergunta: esse sistema extra que vai implementar pretende girar o motor em apenas um sentido ou em ambos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Como eu tenho que mandar o sinal no pino 4 eu não tenho como ligar do modo como desenhaste. Seguindo seu desenho eu devo ter um terminal do motor ligado no Vcc e o outro no dreno. Porém o caminho que o Pino 4 faz, está dentro do módulo.

Seria possível então eu ligar o Pino 4 no Vcc e o pino 8 no dreno? Fechando assim o circuito? Só que neste caso eu não estária sempre com o sinal de 12V no Pino 4?

adicionado 3 minutos depois
3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

esse sistema extra que vai implementar pretende girar o motor em apenas um sentido ou em ambos?

@Sérgio Lembo O sistema já instalado controla tudo isso. No momento que a porta está totalmente aberta e não mais nenhum sinal no Pino 4 a porta fecha automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Asteka disse:

estária sempre com o sinal de 12V no Pino 4?

Não se fizeres como mencionei: contatos n.f. e n.a. dum relé que "intercepta" o sinal de controle. Isso é pra que os 12V não voltem ao controlador o que pode danificar. Pensando melhor... dá até pra fazer com diodos: uma porta OR evita o retorno do sinal e.... penso que é melhor analisar melhor teu sistema e circuitos... pois como disse.. tem alguém confuso kk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PinoA

PinoB

Pino4

Pino8

Sem saber o que está por traz desses pinos, raciocinar em cima de uma caixa preta vira loteria. Tanto pode dar certo como também torrar o modulo.

Com o uso de um rele de 2 polos 2 posições dá para implementar uma segunda lógica no portão sem torrar o modulo existente.

adicionado 3 minutos depois

Com o uso de 2 reles 2 polos 2 posições dá para fazer o acionamento do portão pelas 2 lógicas sem perigo de que um torre o outro. Mosfet é legal, mas os relés não sairam de moda e são baratos nessa corrente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem título.png

adicionado 17 minutos depois

Para aumentar a vida útil dos contatos, pode colocar em paralelo com o motor um RC série, por exemplo 100 Ohms + 100nF. Vai funcionar como supressor de arco da carga indutiva (motor). Isso reduzirá o faiscamento (e degradação) nos contatos. Use capacitor de poliester, eletrolítico nem pensar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...