Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD só reconhece depois de remover e recolocar


LeCobain

Posts recomendados

Bom dia galera, 

estou com um problema nesses últimos dias, tentei várias coisas e como nada deu certo meu último recurso foi pedir a ajuda de vocês.

 

Eu tenho um SSD de 120Gb da Sandisk e um de 240Gb da Kingston. Até então eu usava o de 120Gb para o SO (Windows 10) e o de 240Gb para alguns poucos jogos.

Porém, o PC começou a as vezes não ligar e aparecer a mensagem "Reboot and select proper boot device or insert boot midia in selected boot device and press a key." Aí eu tinha que reiniciar o PC (Depois de desligar a chave da fonte) pro PC ligar. Aí funcionava normal. Esse problema começou a se tornar mais frequente e depois de uns 2 dias o problema piorou, o Windows começou a congelar, só a seta do mouse se movia mas nada abria ou fechava. Eu reiniciava a máquina e novamente aparecia a mensagem citada acima. Se eu reiniciava apenas o SSD não aparecia no boot, nem na BIOS, ele só voltava a aparecer desligando a fonte. Depois de um tempo além das congeladas também começou a dar tela azul.

 

Para resolver o problema eu já zerei a BIOS, troquei a BIOS pela chavinha traseira da placa-mãe, troquei o cabo da fonte, troquei a porta sata, troquei o cabo sata e o problema se manteve. Fiz teste de memória e tudo estava OK.

Aí cansado de fazer testes eu peguei e clonei o SSD que tinha o windows no SSD de jogos, já que o mesmo estava vazio. Estou usando há dois dias e tudo está OK. Conclusão: O problema não era de software (Windows).

Agora eu formatei o SSD de 120Gb e deixei para jogos, porém o problema se mantém com ele. Toda vez que ligo o PC esse SSD não aparece no "Meu Computador" e nem no gerenciamento de disco. Aí eu removo ele da X-Dock do meu gabinete e recoloco e ele reconhece na hora.

 

Concluindo, minha dúvida é: Vou perder meu SSD? Tem como solucionar esse problema?

 

Valeu galera!

 

--

Leandro Barbosa

Analista de Tecnologia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Leandro,

 

Realmente é bem estranho estes problemas, algumas pessoas que tiveram o mesmo problema resolveram atualizando o firmware do SSD, sugiro você acessar as ferramentas da ScanDisk oficiais para verificar se existe algum problema com o SSD https://kb-pt.sandisk.com/app/answers/detail/a_id/15108/, quando você conseguir fazer ele ser reconhecido no sistema. Tente verificar nas ferramentas próprias de SSD. Em segunda alternativa tente instalar o SSD em outro PC, acredito que vai dar na mesma principalmente se for problema de hardware, mas em todo caso tente as ferramentas de análise e correção.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou usando a ferramenta da própria Sandisk. O teste rápido de S.M.A.R.T. deu OK, mas o teste avançado, que demora mais, ao finalizar o SSD sumiu.. acho que nem da pra contar mais com o SSD :/

 

Add: Eu refiz o teste estendido e o S.M.A.R.T. deu que teve êxito. Vai entender..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não tiver outro computador pra testar, também pode tentar trocar os cabos SATA entre os dois SSD (desconecte o cabo SATA do primeiro e conecte no segundo e vice-versa) e ver se começa a falhar o de 240GB em vez de o de 120GB :p. É um teste menos definitivo do que testar em outro computador, mas pode valer a pena tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...