Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

7 ou 8 geração intel?


Posts recomendados

Ai galera meu pc ta quase pronto, chegou a hora de comprar o processador e a placa-mãe.

Desde que comecei a montar estava planejando comprar o i5 7400+b250m gaming 3, más agora está chegando a oitava geração, vale a pena esperar os novos i5? Será que que a oitava vai ter desempenho muito superior a sétima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago gomes13 Se vale a pena esperar, eu não sei. O i5 novo vai ter 2 núcleos a mais (falta de núcleos é justamente o motivo de ele não ser  mais viável)

O que eu sei é que, se você não quiser esperar, vale muito mais a pena um ryzen 5. Não sei se a 8 geração vai passar os ryzen em viabilidade e nem quando serão lançados, mas o i5 kaby Lake não é um processador que vale seu preço, se levar a concorrência em conta.

A Intel está louca pela nova concorrência e tentando correr atrás, mas não sei como vai ser a 8 gen. Eu pessoalmente tenho grandes expectativas e os testes estão promissores, mas só vendo mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os i5 atuais estão com péssimo custo benefício!

 

i5 7400 (R$ 730) ou i5 7500 (R$ 870)

R5 1600 (R$ 810)

 

Em poder bruto de processamento:

R5 1600 vs i5 7400 (865 pts vs 390 pts)

R5 1600 vs i5 7500 (865 pts vs 427 pts)

i5 7500 vs i5 7400 vs R5 1600 (8033 vs 7457 vs 12346)

 

Jogos e programas:

R5 1600 vs i5 7500

 

Em jogos você não nota grande ganho do i5 7500 pro R5 1600 (e às vezes até nota algumas pequenas perdas de fps) em jogos GPU bound. O R5, por outro lado, não vai causar gargalo em jogos CPU bound, enquanto o i5 vai (dependendo da sua GPU).

 

Então, ou vá de R5 ou espere pela próxima geração. Na próxima geração os i5 vão vir com 6 cores / 6 threads contra (4C/4T) atuais e devem vencer até os i7 atuais em desempenho. Torcer para a Intel realmente cobrar preço de i5 neles...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Apesar de não acreditar nisto, pois a nova geração deve vir um pouco mais cara, também estou torcendo. Com isto a AMD baixaria os Ryzen.

Acredito que os preços vão ser parecidos sim. Só não acho que ele passe o 7700k, pelo clock e mesmo pelo 4/8.

A grande questão é compatibilidade com as mobos atuais ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Apesar de não acreditar nisto, pois a nova geração deve vir um pouco mais cara, também estou torcendo. Com isto a AMD baixaria os Ryzen.

Eu, por outro lado, estou acreditando que vão sim, mas é bem possível que eu quebre a cara :x. O problema atual da Intel é custo benefício, então se eles estiverem com a intenção de manter o (péssimo) custo benefício atual e simplesmente aumentar o preço de tudo (desde o i3 até o i9) proporcionalmente ao aumento de desempenho, espero que estejam preparados pra continuar apanhando da AMD.

 

5 minutos atrás, TheSnow disse:

Acredito que os preços vão ser parecidos sim. Só não acho que ele passe o 7700k, pelo clock e mesmo pelo 4/8.

A grande questão é compatibilidade com as mobos atuais ou não.

Considerando o desempenho do i3-8350K eu diria que há grandes chances sim dos i5 vencerem os i7 atuais. O i3 tem 4C/4T e alcançou 1982 pontos no benchmark do CPU-Z, então um 6C/6T nas mesmas condições teria como alcançar quase 3000 pontos (contra os 2648 do i7-7700k). Mesmo que tenham que baixar o clock, ainda dá pra ficar um pouco acima. Mas claro que isso é só um benchmark e no uso prático os i7-7700k poderiam continuar na frente (ou não...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, RafaelCLP disse:

Considerando o desempenho do i3-8350K eu diria que há grandes chances sim dos i5 vencerem os i7 atuais. O i3 tem 4C/4T e alcançou 1982 pontos no benchmark do CPU-Z, então um 6C/6T nas mesmas condições teria como alcançar quase 3000 pontos (contra os 2648 do i7-7700k). Mesmo que tenham que baixar o clock, ainda dá pra ficar um pouco acima. Mas claro que isso é só um benchmark e no uso prático os i7-7700k poderiam continuar na frente (ou não...).

Sim, mas são apenas benchmarks sintéticos. No final das contas, o que mais vende é pro público dos jogos. Nesse aspecto, quem tiver single thread e clock maior vence. E esses testes não mudam quase nada nisso.

O 7700k pode ser apenas 4/8, mas tem praticamente o single thread mais forte que já vi. E 4,5ghz stock. Bater essa cpu nesse aspecto não é fácil não, ainda mais com 6 cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, TheSnow disse:

Sim, mas são apenas benchmarks sintéticos. No final das contas, o que mais vende é pro público dos jogos. Nesse aspecto, quem tiver single thread e clock maior vence. E esses testes não mudam quase nada nisso.

O 7700k pode ser apenas 4/8, mas tem praticamente o single thread mais forte que já vi. E 4,5ghz stock. Bater essa cpu nesse aspecto não é fácil não, ainda mais com 6 cores.

Não cara, pra jogos é que single thread se torna menos relevante ainda (exceto pra jogos antigos). E em single thread cada geração seguinte vence a anterior. O i7-7700k @ 4.2GHz perdendo pra um i3-8350K @ 4.0GHz em single thread já mostra que houve algum ganho em IPC. É a mesma arquitetura, apenas com pequenas otimizações (Kaby Lake vs Kaby Lake "refresh"). Se single thread fosse tão importante pra jogos os Ryzen não teriam tanto valor assim, seria melhor pegar um i3 ou i5 desbloqueado e fazer overclock mesmo. Os processadores da Intel ainda têm o melhor IPC se comparados aos da AMD. Hyperthreading e SMT trazem um aumento de 30 a 50% de desempenho, comparado a quase 100% de ter mais um núcleo real, então 4/8 seria comparável (em multithreading) a algo entre 5/5 a 6/6. Os novos i5 só não vão bater o i7-7700k se o clock estiver muito mais baixo, mas mesmo nesse caso devem ficar bem próximos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelCLP Sim, me expressei errado. Os núcleos físicos dão mais desempenho, concordo. E poucos jogos usam tão bem assim o HT. Sendo assim, ele até pode ter desempenho superior por esse fato, mas o clock vai vir consideravelmente inferior a 4,5 pelo que me lembro de ter visto. Muitos threads não influenciam tanto em fps, tanto que o i5 ainda tem frames maiores que os r5, apesar de ter frametime bem pior. Mas sei lá, vai que a intel consegue né... O problema vai ser superaquecimento também, o TDP deles está bem alto, ainda em 14nm e com mais cores. Vamos ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, TheSnow disse:

@RafaelCLP Sim, me expressei errado. Os núcleos físicos dão mais desempenho, concordo. E poucos jogos usam tão bem assim o HT. Sendo assim, ele até pode ter desempenho superior por esse fato, mas o clock vai vir consideravelmente inferior a 4,5 pelo que me lembro de ter visto. Muitos threads não influenciam tanto em fps, tanto que o i5 ainda tem frames maiores que os r5, apesar de ter frametime bem pior. Mas sei lá, vai que a intel consegue né... O problema vai ser superaquecimento também, o TDP deles está bem alto, ainda em 14nm e com mais cores. Vamos ver

Tenho minhas dúvidas quanto a isso. Será que o problema não é a arquitetura em si, em vez da quantidade de threads? O i7 é basicamente um i5 com HT e se sai bem melhor que um i5 (em fps)... mas de fato devem vir com clock bem menor. Só estou torcendo pra que não seja TÃO menor assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...