Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de som com Bluetooth


muller20

Posts recomendados

Boa tarde a todos, estou precisando de uma sugestão quanto a um projeto que eu estava "fazendo gambiarra"
Eu possuo uma caixa de som, dessas portáteis para pendrive/SD/Fm/Aux  porém a mesma não é bluetooth.
Eu também possuo um fone antigo, xing ling, buletooth, o qual é carregado por micro USB e tem uma bateria lipo de 3,7v e 250mah.
Bom, a bateria dessa caixa de som era o defeito, eu a substituí por uma bateria LIPO 18650 e funcionou perfeitamente, porém o sistema de carregamento está danificado. Eu usei o circuito deste fone bluetooth, e nas suas saídas R+ / L+ / GND eu conectei no jack P2 da caixa por dentro, sendo assim, quando ligo o fone bluetoth e pareio ele com o celular, consigo mandar o som pela entrada Aux da caixinha.
O problema é carregar a bateria 18650 sem precisar remover ela do circuito. Eu pensei em utilizar o próprio circuito do fone de ouvido para carregá-la, porém ela tinha uma bateria de 3,7v e 250mah, não sei se ele aguenta carregar uma 18650 de 3,7v com 2500mah. 
É apenas uma dúvida, que eu queria tirar, caso não dê certo vou tentar adicionar um módulo TP 4056 ao projeto, só queria saber se corro um risco tentando carregar uma bateria com capacidade muito maior que o carregador geralmente fazia.
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ambas forem de LiPo, vai carregar sim. Apenas o tempo de recarga que será muito maior.

 

Se fosse o contrário, isto é, um carregador de LiPo maior para uma bateria menor, era de se preocupar pois as baterias suportam uma taxa de carregamento máxima proporcional a carga da bateria.

 

Nota: Você comentou de usar o TP4056. Ele é para carregar Li-Ion, não sei se carregaria LiPo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu realmente fiquei em dúvida. Eu consegui carregar a bateria usando um TP 4056, eu retirei ela de uma bateria de notebook, e realmente fiquei em dúvidas se é de LiPo ou Li-Ion.
Ontem eu descarreguei ela completamente, e depois conectei ela ao fone e liguei no carregador, depois de 15 minutos fiz um teste e consegui quase 30 minutos de uso da bateria no sistema todo.
Infelizmente, durante a ligação do fone no circuito da caixa de som eu danifiquei algo de um dos canais de saída da caixinha, um lado agora sai um som extremamente baixo em relação ao outro. Mas é o que acontece no mundo das gambiarras...
valeu pela força.

adicionado 1 minuto depois
18 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

...além do + existe uma boa chance desta bateria  ser de ...

...se for de origem de algum país asiático...

A caixinha e o fone são sim, a bateria 18650 é uma célula de uma bateria de notebook, não sei dizer a procedencia, era um ITAUTEC de 2008

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal obrigado pela força, finalizei esse FDS o projeto e parece ter funcionado, consegui reviver o carregador da caixa de som, era um capacitor danificado, e por coincidência eu tinha um idêntico que retirei de uma fonte. O fone acho que consome bastante energia, pois mesmo após carregar por bastante tempo, em duas horas de uso ele começa a avisar bateria fraca, mas se eu desligo e mantenho apenas a caixa de som pelo FM ou pendrive ela ainda segura umas 3hs a mais... Porém utilizando ela conectada ao carregador, tudo funciona perfeitamente. Consegui deixar o som Mono e dupliquei um canal jogando o mesmo canal para os dois falantes.
Foi boa a experiência de misturar dois aparelhos velhos e sem uso pra torna-los um utilizável.
O próximo desafio agora é usar duas lentes de lanternas LED velhas pra criar uma lanterna só com 2 olhos hehe.
valeu a força galera, gambiarra realizada com sucesso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...