Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
muller20

Projeto de som com Bluetooth

Recommended Posts

Boa tarde a todos, estou precisando de uma sugestão quanto a um projeto que eu estava "fazendo gambiarra"
Eu possuo uma caixa de som, dessas portáteis para pendrive/SD/Fm/Aux  porém a mesma não é bluetooth.
Eu também possuo um fone antigo, xing ling, buletooth, o qual é carregado por micro USB e tem uma bateria lipo de 3,7v e 250mah.
Bom, a bateria dessa caixa de som era o defeito, eu a substituí por uma bateria LIPO 18650 e funcionou perfeitamente, porém o sistema de carregamento está danificado. Eu usei o circuito deste fone bluetooth, e nas suas saídas R+ / L+ / GND eu conectei no jack P2 da caixa por dentro, sendo assim, quando ligo o fone bluetoth e pareio ele com o celular, consigo mandar o som pela entrada Aux da caixinha.
O problema é carregar a bateria 18650 sem precisar remover ela do circuito. Eu pensei em utilizar o próprio circuito do fone de ouvido para carregá-la, porém ela tinha uma bateria de 3,7v e 250mah, não sei se ele aguenta carregar uma 18650 de 3,7v com 2500mah. 
É apenas uma dúvida, que eu queria tirar, caso não dê certo vou tentar adicionar um módulo TP 4056 ao projeto, só queria saber se corro um risco tentando carregar uma bateria com capacidade muito maior que o carregador geralmente fazia.
Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ambas forem de LiPo, vai carregar sim. Apenas o tempo de recarga que será muito maior.

 

Se fosse o contrário, isto é, um carregador de LiPo maior para uma bateria menor, era de se preocupar pois as baterias suportam uma taxa de carregamento máxima proporcional a carga da bateria.

 

Nota: Você comentou de usar o TP4056. Ele é para carregar Li-Ion, não sei se carregaria LiPo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, muller20 disse:

uma 18650 de 3,7v com 2500mah. 

...além do + existe uma boa chance desta bateria  ser de ...

13 minutos atrás, muller20 disse:

3,7v e 250mah

...se for de origem de algum país asiático...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Agora eu realmente fiquei em dúvida. Eu consegui carregar a bateria usando um TP 4056, eu retirei ela de uma bateria de notebook, e realmente fiquei em dúvidas se é de LiPo ou Li-Ion.
    Ontem eu descarreguei ela completamente, e depois conectei ela ao fone e liguei no carregador, depois de 15 minutos fiz um teste e consegui quase 30 minutos de uso da bateria no sistema todo.
    Infelizmente, durante a ligação do fone no circuito da caixa de som eu danifiquei algo de um dos canais de saída da caixinha, um lado agora sai um som extremamente baixo em relação ao outro. Mas é o que acontece no mundo das gambiarras...
    valeu pela força.

    adicionado 1 minuto depois
    18 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

    ...além do + existe uma boa chance desta bateria  ser de ...

    ...se for de origem de algum país asiático...

    A caixinha e o fone são sim, a bateria 18650 é uma célula de uma bateria de notebook, não sei dizer a procedencia, era um ITAUTEC de 2008

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    1 hora atrás, muller20 disse:

    de 2008

    pra durar isso tudo pode ser bem boa. Mas já deve estar no "bico do corvo" sendo esta aplicação de baixa corrente um suspiro final bem nobre pra ela.

     

    Lamento pelo fone

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pessoal obrigado pela força, finalizei esse FDS o projeto e parece ter funcionado, consegui reviver o carregador da caixa de som, era um capacitor danificado, e por coincidência eu tinha um idêntico que retirei de uma fonte. O fone acho que consome bastante energia, pois mesmo após carregar por bastante tempo, em duas horas de uso ele começa a avisar bateria fraca, mas se eu desligo e mantenho apenas a caixa de som pelo FM ou pendrive ela ainda segura umas 3hs a mais... Porém utilizando ela conectada ao carregador, tudo funciona perfeitamente. Consegui deixar o som Mono e dupliquei um canal jogando o mesmo canal para os dois falantes.
    Foi boa a experiência de misturar dois aparelhos velhos e sem uso pra torna-los um utilizável.
    O próximo desafio agora é usar duas lentes de lanternas LED velhas pra criar uma lanterna só com 2 olhos hehe.
    valeu a força galera, gambiarra realizada com sucesso.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×