Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Edilson Ribeiro

Ligar led 10w em fonte 36v 2700mA

Recommended Posts

Boa noite pessoal,estou montando uma luminária com 10 led de 10w cada e tenho uma fonte de 36v e 2700mA,como eu devo ligar ,em serie ou paralelo ,presciso usar algum resistor emtre os leds,obrigado .

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bommu Perneta    342

3 em 3 em série

LED LED LED  R

> > > R

> > > R

vai sobrar 1 Led.

Se o led fosse de 12V ficaria 12*3 = 36 V e não precisaria de resistor, mas como esses leds já funcionam com 9V ficaria... 9*3=27; 36-27=9V de sobra... para respeitar os limites de 900mA ficaria R=U/i ; R=9/0,9 ; R=10ohm. Calculando a potencia dissipada no resistor P=U²/R ; P=9*9/10; P=8.1W logo você vai precisar de um resistência de 10ohm e mais de 10W... o ideal seria um de 16W  ^^

Se for colocar cada um deles sozinho em série o resistor teria que ter um potencia bem grande e seria desperdício de energia. Com regulador de 12 V também teria um desperdício gigante em dissipação também (uns 70W), fora que você precisaria de um regulador com 3A.

Seria muito melhor você compra um fonte de 12V com adequada e colocar um resistor de 3.3ohm e 3W ou mais de dissipação. Fora, isto é claro, colocar dissipadores nos teus leds de 10W.

adicionado 0 minutos depois

Neste ultimo caso daria para você usar todos os teus leds em paralelo.

adicionado 7 minutos depois

ah... você poderia tentar usar um step down DC DC de 36 para 12V que vendem no mercado... e usar as resistência de 3,3 3W

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
Isadora Ferraz    1.609

Se seus leds de 10W são alimentados com 12V (tenho alguns que são) então.... Se você tem 10 leds, ligue 3x em paralelo  de 3 em série. O que sobra.. dá pra mim! Faço coleção.

Bem.. eu colocaria resistor em série sim pois o led usa ter a característica de diodo zener.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Sérgio Lembo    287

Já vi alguns desses Leds de 10W trabalharem com pouco mais de 10V. Se for o caso do seu vai precisar de resistor sim, fazendo a ligação já sugerida

Em 01/09/2017 às 08:23, Bommu Perneta disse:

3 em 3 em série

LED LED LED  R

Como já foi dito, vai sobrar 1. Definir o valor sem o datasheet do led comprado é tiro no escuro e led no lixo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Bommu Perneta    342
58 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Definir o valor sem o datasheet do led comprado é tiro no escuro e led no lixo.

Verdade, porém é difícil achar datasheet desses produtos, ainda mais Chineses... os vendedores nomalmente só colocam 12V , a corrente e pronto...

Mas, como o dono do tópico nao reclamou dizendo que são de 5V, por exemplo , ai teria um problema grave... se fosse de mais de 12V nem acenderia ... Então digamos que estamos em uma zona mais ou menos segura. A não ser que o led expoda em em 0,900mA ou menos* heheh

Editado por Bommu Perneta
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Edilson Ribeiro    0
  • Autor do tópico
  • 2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Verdade, porém é difícil achar datasheet desses produtos, ainda mais Chineses... os vendedores nomalmente só colocam 12V , a corrente e pronto...

Mas, como o dono do tópico nao reclamou dizendo que são de 5V, por exemplo , ai teria um problema grave... se fosse de mais de 12V nem acenderia ... Então digamos que estamos em uma zona mais ou menos segura. A não ser que o led expoda em em 0,900mA ou menos* heheh

obrigado pessoal foi muito útil, a explicação de você, porém só tenho mais uma duvida , eu tenho tbem uma fonte chaveada de 12v/10a, ai sera que eu poderia usa-la  e colocar os 10led em paralelo ai eu teria que colocar qual resistor, ou ligaria direto.

desde ja agradeço a atenção de todos.segue as fonte que tenho ,muito obrigado,tenho estas duas fontes qual seria melhor usar .59aafd1e42464_20170831_2113311.thumb.jpg.50f49be690df758ac8051fc0767dcc85.jpg59aafd35610ee_20170831_2111321.thumb.jpg.5758d69877e6c38ac56052f6648dad96.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
    Bommu Perneta    342

É um led Driver esse de 12V ou é uma fonte comum? Se for uma fonte comum 3.3ohm e 3W já serve.

Se for um led driver eles são feitos para você ligar direto em paralelo o led de 10W(ou modelo que eles querem alimentar que pode ser de + W mais ou menos tensão) alguns dão até para escolher a tensão e corrente que vão passar, no caso 11V e 600mA dá para o gasto. Neste último caso você não precisaria de resistor, por ele ser regulável, se o driver não for regulável e não aparecer limite de corrente/tensão vai queimar ^^ < ou seja tem que colocar resistor.

Editado por Bommu Perneta
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    Sérgio Lembo    287

Vai ficar sobrando 1 led

Sem título.png

adicionado 1 minuto depois

com essa fonte da foto o resistor é dispensável.  Ela regula a corrente para você.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais