Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
George Barbosa Cheung

Circuito elétrico

Recommended Posts

Olá tudo bem pessoal? Preciso de uma ajuda. Quero montar um circuito parecido com o de alarme, que funcione da seguinte forma: caso eu corte algum dos fios, a sirene dispara.

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é possível usando apenas um relé de acordo com a tensão de sua sirene. O relé deve ser de contato Normalmente Fechado.

Quando cortar o fio do relé, o contato de fecha e sua sirene dispara.

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

-você pode enrolar o fio que você quer manter seguro com outro mais fino que tenha isolamento (indo e voltando ao início)... e esse fio você pode ligar uma ponta a uma ddp baixa de uns 5V, por exemplo, e você ligar isso a uma porta inversora e ela para uma relé no normalmente fechado e jogar jogar para teu alarme. Nem precisa ter ida e volta desse fio se no final do percurso você colocar alguma tensão nele para ser medido (usando a própria rede que ele se apoia).

 

http://www.circuitdiagram.org/wire-break-or-burglar-alarm-using-555.html

 

-você pode usar um micro controlador + amperímetro ( SCT-013-030, tem outro que usa um ship e por ai vai ou você pode fazer seu próprio amperímetro) de acordo com a corrente que passa você pode dizer que está ligado ou não. Dai ai pode tanto soar o alarme para corrente 0 ou quando estiver em curto.

-você pode tentar fazer comunicação através da rede elétrica tipo internet (tem aparelhos para isso) Se falhar a verificação toca o alarme.

-você pode colocar algum sistema wireless que quando cai o sinal enviado pelo cabo ele com sua alimentação independente manda o sinal via ar para a central que liga o alarme...

 

-Ou você pode comprar uma solução pronta do mercado X)

adicionado 1 minuto depois

Agora se for um fio de corda... sem transmissão elétrica seria o caso de você fazer um sensor usando tração ou coisa do tipo ^^

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Sérgio Lembo obrigado pela dica, vou fazer.

    adicionado 0 minutos depois

    @Bommu Perneta obrigado, vou fazer.

    adicionado 2 minutos depois

    @Sérgio Lembo esse esquema é para uma bomba de Airsoft, caso a pessoa corte o fio errado, a bomba é ativada.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Já que vai fazer ambas as coisas (!?) veja mais uma pra baixíssimo consumo  - pilhas, baterias ...

    Um R de + de 1M entre Vcc e G e seu fio no sistema n.f. dando curto entre gate e source de um mosfet bloqueando-o. Ao abrir, dispara-o. Não achei desenho disso na net. Hás de forçar a imaginação.

     

    de fato quase achei

    tran57.gif

    é um norte...

     

    Editado por Isadora Ferraz
    quase achei...
    • Obrigado 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olá amigo tudo bem?

     

    Há muito tempo atrás fiz um pequeno projeto de bomba airsoft, que também tem essa função de corte de fio. Tem mais funções do que você precisa.

     

     

    • Obrigado 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×