Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em Alienware (desktop)


Posts recomendados

E aí galera, beleza?

 

  • Gabinete Alienware R2 Aurora
  • Processador Intel Core i7 2.93 GHz
  • Memória DDR3 16GB (Dual Channel)
  • Mobo Alienware 0RV30W (!!!)
  • VGA NVIDIA GeForce GTX 550 Ti 1GB (GDDR5)
  • HD Seagate Barracuda 750GB
  • Gravador e Leitor DVD
  • Cooler original (liquid cooling system)
  • Fonte 750w Corsair

 

Esta é a configuração atual do meu PC e eu quero fazer um upgrade na VGA dele, porém estou com muitas dúvidas, já que as opções pra isso atualmente são infindáveis.

 

O foco é pegar uma VGA da NVIDIA de 6GB de memória, porém, seguem as dúvidas:

 

  • Interface 128, 192 ou 256 bits? (eu percebi que isso afeta muito o valor, mas também notei que nem sempre a 256 bits é melhor que a 128 bits, por exemplo)
    • Qual a grande diferença deste valor na hora de operar a placa nos jogos?
  • Barramento 3.0 ou 2.0? (PCi Express)
    • Minha placa-mãe possui apenas 2 barramentos PCIe 2.0 (16x), vou ter problema se pegar uma VGA 3.0?
  • Instalando uma VGA de 6GB nessa minha configuração atual, vai rodar legal tudo?
  • Tenho que me preocupar com alguma potencial incompatibilidade, queda de desempenho, super aquecimento ou investimentos adicionais?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, minoso disse:

Interface 128, 192 ou 256 bits?

Tudo isso depende do clock da memória... Não adianta ter alta memória de banda se a velocidade de tráfego não acompanha.

7 minutos atrás, minoso disse:

Qual a grande diferença deste valor na hora de operar a placa nos jogos?

É principalmente na carga de transmissão da memória de banda com o processador gráfico, shaders e afins... Mais ou menos parecido com o Windows: uma interface 32 bits faz tráfego de informações com outras partes do hardware menor do que com uma interface de 64 bits. 

10 minutos atrás, minoso disse:

Barramento 3.0 ou 2.0?

Neste caso, realmente não possuo conhecimentos suficientes  para dizer em relação. 

11 minutos atrás, minoso disse:

Instalando uma VGA de 6GB nessa minha configuração atual, vai rodar legal tudo?

Até onde eu saiba, este I7 é potente o suficiente para tal...

12 minutos atrás, minoso disse:

Tenho que me preocupar com alguma potencial incompatibilidade, queda de desempenho, super aquecimento ou investimentos adicionais?

No máximo uma incompatibilidade do chipset da placa-mãe com a placa de vídeo. Afinal, a terceira geração já está sofrendo do mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ian Rossi Obrigado pelo tempo em tirar minhas dúvidas (ou a maioria delas). Ainda assim, fiquei boiando na sua explicação referente aos bits... Na prática, qual a diferença? Eu jogando um jogo atual (seja qual for), entre 128, 192 ou 256, o que é perceptível entre elas?

 

No mais, valeu mais uma vez! Já ajudou pra caramba!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ian Rossi disse:
15 minutos atrás, minoso disse:

Barramento 3.0 ou 2.0?

Neste caso, realmente não possuo conhecimentos suficientes  para dizer em relação. 

A VGA vai funcionar, limitando seu barramento à 2.0, mas que na prática não tem diferença.

 

16 minutos atrás, minoso disse:

O foco é pegar uma VGA da NVIDIA de 6GB de memória, porém, seguem as dúvidas:

Nvidia com 6Gb de memória seria uma GTX 1060. Então sua dúvida já está respondida com relação ao barramento, já que esta é 192 bits. A 1070 são 8Gb e 256 bits e a 1050Ti é 4 Gb e 126 bits.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, minoso disse:

Na prática, qual a diferença? Eu jogando um jogo atual (seja qual for), entre 128, 192 ou 256, o que é perceptível entre elas?

Enquanto a memória de uma GTX 1050Ti (por exemplo) vai transmitir informações de 128 em 128 bits, A GTX 1060 vai transmitir informações de 192 em 192 bits. Porém, como disse, isso tudo depende do clock da memória, e tem jogos que não utilizam muito mais largura de banda do que 256 bits... A exemplo das memórias HBM, que possuem mais clock e muito mais largura de banda. 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa muito boa e acho ela linda. Pode comprar sem medo de ser feliz.

 

14 minutos atrás, minoso disse:

Lembrando, meu medo é a minha motherboard ser PCi 2.0 e a placa ser PCi 3.0

 

Como disse, a placa vai trabalhar como se fosse uma 2.0. Mas na verdade, na prática, não tem diferença.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...