Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Air Cooler hyper 212x não serviu na minha placa-mãe


Posts recomendados

Olá pessoal, tenho uma workstation Hewlett-Packard HP Z220 CMT BR e meu computador ultimamente estava trabalhando com a ventoinha do processador em alta, resolvi checar as temperaturas e estavam fora do normal cerca de 80-85ºC, eu utilizo para meu trabalho e costumo jogar também.. nada abusivo (flyff, LOL). Andei pesquisando na Internet e resolvi trocar o cooler/dissipador da cpu original por um air cooler (Cooler Master Hyper 212x) olhei o tipo do Socket da placa para não comprar errado (meu é LGA 1155) compatível com o air cooler que comprei. Pois bem, comprei e hoje fui fazer a troca do cooler porém o mesmo não deu certo na minha placa-mãe, o espaço entre os furos de encaixe da placa-mãe para as presilhas do Hyper 212x são maiores, mesmo as presilhas do novo cooler ter regulagem não deu certo... Alguém já passou por isso? pior que u comprei não usei e não sei se conseguirei devolver na loja... 

Preciso de ajuda para comprar um air cooler que seja compatível com a minha placa-mãe.. esse é o modelo da minha placa-mãe Hewlett-Packard 1790  BRG312FHJG

Por favor se alguém puder ajudar, desde já agradeço!

placa-mãe hp.pdf

Cooler Master Hyper 212X CPU Cooler [RR-212X-20PM-R1] _ PC Case Gear.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Geralmente HP e Dell utilizam furações diferentes para fixação de coolers de processador. Nestes casos somente utilizando os coolers originais que vêm com o PC. Acho que o seu caso é este...

adicionado 1 minuto depois
13 minutos atrás, Adriano Casseta disse:

olhei o tipo do Socket da placa para não comprar errado (meu é LGA 1155) compatível com o air cooler que comprei.

No caso destas fabricantes, foge totalmente do padrão. Mesmo sendo qualquer LGA ou soquete AMD. Pois com suas máquinas AMD é a mesma coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Boa noite. Geralmente HP e Dell utilizam furações diferentes para fixação de coolers de processador. Nestes casos somente utilizando os coolers originais que vêm com o PC. Acho que o seu caso é este...

adicionado 1 minuto depois

No caso destas fabricantes, foge totalmente do padrão. Mesmo sendo qualquer LGA ou soquete AMD. Pois com suas máquinas AMD é a mesma coisa.

Muito obrigado Wagner Ruaru, então infelizmente não irei conseguir trocar o cooler original para melhorar as temperaturas... após eu abrir o processador eu troquei a pasta termica por uma silver melhorou um pouco porém ainda não está legal, com jogos abertos a temperatura está em 70-75ºC, fiz toda a limpeza da CPU por dentro está tudo filé mas ainda não estou contente com essa temperatura, em Idle as temp. estão normais 30-35ºC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solução seria melhorar a ventilação do gabinete. E manter o cooler e dissipador sempre limpos.

adicionado 7 minutos depois

Se o seu cooler for igual a este que mostrarei, experimente fazer uma adaptação nele. Fixando outra ventoinha em cima da original, formando uma torre de 2 coolers. Ou trocando este cooler que está aí por um de maior velocidade e consequentemente maior fluxo de ar.

adicionado 7 minutos depois

cooler HP.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

A solução seria melhorar a ventilação do gabinete. E manter o cooler e dissipador sempre limpos.

adicionado 7 minutos depois

Se o seu cooler for igual a este que mostrarei, experimente fazer uma adaptação nele. Fixando outra ventoinha em cima da original, formando uma torre de 2 coolers. Ou trocando este cooler que está aí por um de maior velocidade e consequentemente maior fluxo de ar.

adicionado 7 minutos depois

cooler HP.jpg

Perfeito Wagner o modelo de placa e gabinete é igual ao meu, estou pesquisando o manual da placa-mãe para achar se tem alguma referencia sobre as furações da placa e consequentemente procurar por um novo cooler, caso eu não encontre nada para adaptar como os air cooler do tipo qual comprei irei tentar adaptar outra cooler sobre o meu para tentar aumentar a refrigeração, outra coisa tambem é que o meu gabinete é totalmente fechado.. irei fazer um teste e deixar sem a tampa lateral, mas estou muito chateado por não conseguir encontrar outro sistema de air cooler ou mesmo water cooler para ele... a maquina é muito boa pena ter essa particularidade nas furações diferente dos demais fabricantes. A parte boa é que se eu conseguir encontrar algum air cooler ou water cooler não irei precisar desmontar a placa-mãe para fixar ele, existe uma chapa por traz da placa-mãe presa ao gabinete onde é feita toda a fixação dos parafusos inclusive a do cooler box, não havendo a necessidade de colocar uma base metalica por baixo da placa para a adaptação de um novo cooler, essa parte achei muito interessante, pois a placa-mãe fica bem fixa não havendo pontos soltos na placa. Desejo mesmo conseguir encontrar um air cooler para essa placa, ela merece!

Obrigado pela sua ajuda e disposição em ler o tópico, vou a procura de uma solução para isso. Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wagner Ruaro disse:

Exatamente. O cooler é fixado na chapa da lateral do gabinete. É Dell e HP que fazem isto. Aí, ficamos presos tanto no cooler como no gabinete. Que por causa disto, nem de gabinete dá para se trocar.

 

Pois é. nisso você tem razão.. mas no meu caso nem procuro trocar de gabinete, se tratando de uma otima torre, varias baias e espaço interno muito bom, só não pra ventilação pois é todo fechado.. é claro que não foi feito para gamers... é uma workstation mas mesmo assim impossível trabalhar e não se distrair em alguns jogos.. tive uma ideia meio louca a pouco..irei retirar a tampa lateral mas não irei deixar sem nada, pensei em colocar uma tela mosquiteiro na lateral para diminuir a entrada de pó/sujeira *vou bolar algo para ficar bem bacana, vamos ver se vai prestar isso rsss, querendo ou não ela suja bem com pó aqui... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, EuVimBarganhar disse:

@Adriano Casseta  tira o cooler original, mede a distância das furações e procure ou entre em contato com a cooler master e veja se eles tem um base do hyper 212x nessas medidas. Ou vá a algum torneiro e veja se o mesmo fabrique um para você.

Também é válido. Impossível não é. Na época dos Soquetes 370 Intel e 462 AMD, ou mesmo antes com os Slot1. Os overclockers do mundo faziam super engenhocas para refrigerarem seu processadores overclocados. Criavam e modificavam coolers e furações de placas mãe...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

Também é válido. Impossível não é. Na época dos Soquetes 370 Intel e 462 AMD, ou mesmo antes com os Slot1. Os overclockers do mundo faziam super engenhocas para refrigerarem seu processadores overclocados. Criavam e modificavam coolers e furações de placas mãe...

Olá galera! Eu entrei em contato com a cooler master pelo facebook e expliquei o que aconteceu comigo, que a distancia entre furos da minha placa era maior do que o adaptador que vem junto com o air cooler deles e se porventura eles teriam algum outro modelo que atendesse a minha placa... enviei fotos da placa e tudo mas infelizmente eles nao tem... e achei super fraco o atendimento deles... poderiam pelo menos dar alguma ajuda sei lá apenas disseram que preciso ter uma placa compativel com o air cooler deles... pensei mas não seria o contrario? eles que fabricassem algo que seja compativel com as placas do mercado?... Tambem tentei a troca no site da kabum onde eu comprei explicando o ocorrido mas uma vez que abri a caixa eles não aceitam devolução... 

talvez esses air coolers e water coolers já deveriam vir em OBS os tipo de placa que sirvam e nao o somente o tipo para qual processador servem... estou pensando em fazer algum tipo de adaptador por conta propria sei la... Segue conversa via facebook com a cooler master

 

image.png

adicionado 5 minutos depois

Também pensei em tentar comprar outra aranha como a que vem para prender o air cooler na placa para serrar e soldar na outra para aumentar a distancia entre furos, agora preciso ver se encontro somente essa aranha pra vender e tentar fazer essa adaptação

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Adriano Casseta disse:

Olá galera! Eu entrei em contato com a cooler master pelo facebook e expliquei o que aconteceu comigo, que a distancia entre furos da minha placa era maior do que o adaptador que vem junto com o air cooler deles e se porventura eles teriam algum outro modelo que atendesse a minha placa... enviei fotos da placa e tudo mas infelizmente eles nao tem... e achei super fraco o atendimento deles... poderiam pelo menos dar alguma ajuda sei lá apenas disseram que preciso ter uma placa compativel com o air cooler deles... pensei mas não seria o contrario? eles que fabricassem algo que seja compativel com as placas do mercado?... Tambem tentei a troca no site da kabum onde eu comprei explicando o ocorrido mas uma vez que abri a caixa eles não aceitam devolução... 

talvez esses air coolers e water coolers já deveriam vir em OBS os tipo de placa que sirvam e nao o somente o tipo para qual processador servem... estou pensando em fazer algum tipo de adaptador por conta propria sei la... Segue conversa via facebook com a cooler master

 

image.png

Sim, mas sem querer puxar a sardinha para o lado deles, eles fabricam seus coolers para a maioria das placas padrão do mercado. E visando sempre o mercado Gamer.

Mas a questão é: a HP e a DELL é que fazem placas fora do padrão. E não são placas Gamer...

Então, os fabricantes de coolers não podem criar e comercializar algo que teóricamente não vão vender só por causa da HP e da DELL que são as únicas que ainda fazem isto de comercializarem placas exclusivas delas que nem cooler e nem gabinete podem ser trocados sem que se façam adaptações...

Se existem culpados nestes casos são as fabricantes dos PCs e não dos coolers.

adicionado 1 minuto depois

Mas mentalize bem a ideia da adaptação. Creio que achará uma solução.

Busque idéias no google e youtube. Creio que achará algo que poderá te dar uma direção para criar algo que lhe será útil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o que eu irei tentar fazer, tambem entrei em contato com a DeepCool para saber se eles teriam algum air cooler que atendessem a essa placa.. eles tambem não tem... ou seja não irei achar air cooler para essa placa... sobra apenas a opção de fazer um adaptador para isso... Andei pesquisando bastante sobre diversos tipos de air cooler e notavelmente o hyper 212x sai disparado em comparações a outros, tirando o fato de não servir na minha placa ainda nao me arrependi de te-lo comprado... como mencionei, preciso ver se consigo comprar outra aranha que prende o dissipador ai farei essa engenhoca rsss

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...