Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC para arquitetura (Sketch + Vray + Autocad) até R$5000


Posts recomendados

Amigos,

 

Fiquei um bom tempo sem acompanhar as novidades de hardware e agora minha namorada me pediu para ajudá-la na configuração de uma máquina para trabalhar basicamente com Sketch + Vray + Autocad. Ela ainda não tem domínio total dos programas, principalmente na questão de render, mas quer uma máquina que dê conta do recado por um bom tempo conforme ela for se aperfeiçoando.

 

Sendo assim e sabendo que Sketch depende muito de GPU na visualização em tempo real e CPU para os renders (pelo menos foi o que li), montei a seguinte configuração pra ela e gostaria da opinião de vocês.

 

Processador Intel Core i7 7700K 4.2GHz 8MB BX80677I77700K 7ª Geração Kaby Lake LGA 1151

R$ 1.559,00

placa-mãe Gigabyte GA-H270M-Gaming 3 DDR4 USB 3.1 LGA 1151

R$ 499,00

Watercooler Corsair Hydro Series H60 - CW-9060007-WW Compatível com AM4 Ryzen

R$ 309,00

2x Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport LT White BLS8G4D240FSC 8GB 2400MHz

R$ 369,00 cada  

Placa de Video MSI GeForce GTX 1060 GAMING X 6GB GDDR5 PCI-EXP

R$ 1.479,00  

HDD Seagate Híbrido SSHD ST1000DX001 1TB 7200RPM 64MB SATA III

R$ 439,00

Fonte Corsair CX600 600W CP-9020048-WW ATX 2.3 PFC Ativo

R$ 329,00

Gabinete Aerocool Aero 500 Mid Tower

R$ 239,00

 

Fiz numa loja online que envia ele montado já. Deu R$5550 em 12x sem juros.

A ideia é que o orçamento ficasse no máximo na casa dos R$5000, parcelado.

 

Que sugestões vocês me fariam pra ajustar o valor, sem comprometer de forma drástica o desempenho? E no mais, considerando o quanto estou defasado hehe, errei em alguma coisa?

 

Algumas dúvidas que fiquei:

 

1) consigo economizar uns R$150 tirando o watercooler e colocando um air cooler razoável (não será feito overclock). Vale a pena?

 

2) não prevendo overclock, faria mais sentido então comprar o I7 7700? Diferença de uns R$100 apenas.

 

3) se baixar pro I5 7600, a economia é de quase R$500. A diferença é muito gritante?

 

4) se pegar um modelo como o I7700 que vem com cooler box, o cooler original aguentaria o tranco?

 

5) na placa de vídeo, consigo economizar uns R$130 se trocar a MSI por uma Zotac GTX 1060 6gb mini.

 

6) na placa-mãe, dá pra tirar mais uns R$135 se for para um modelo como a Gigabyte GA-H110M-H.

 

Aguardo as considerações dos amigos.

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, qualquer I5 dá conta destas tarefas.
agora placa de vídeo é um negócio complicado para engenharia. Sugiro placas de uso profissional, de preferência a linha quadro da nvidia.
você pode tentar usar a placa de vídeo mais cara do mundo, se ela for voltada a games o desempenho não vai mudar muito em relação ao vídeo onboard nesses programas CAD - por isso tem que ser a profissional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiagors  Muito bom dia!

 

Segue minhas sugestões e atente-se às observações:

 

  • Processador AMD Ryzen 5 1400 c/ Wraith Stealth YD1400BBAEBOX                             R$ 682,24
  • Placa-Mãe MSI p/ AMD AM4 ATX B350 GAMING PLUS DDR4                                           R$ 705,76
  • Memória G.SKill Aegis 8GB 2800MHz DDR4 CL 17                                                           R$ 388,12
  • SSD Kingston 2.5´ 240GB A400 SATA III - SA400S37/240G                                               R$ 552,82
  • HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB 7200RPM 64MB Cache                                        R$ 270,47
  • Fonte ATX Thermaltake 500W Smart Series 80 Plus, PFC Ativo                                        R$ 250,47
  • Placa de Vídeo VGA NVIDIA PNY Quadro P2000 RETAIL PNY VCQP2000                        R$ 2.927,54

       TOTAL                                                                                                                                     R$ 5.777,42

 

Observações

 

1 - A série Ryzen da AMD tem muito potencial ao trabalhar com vários núcleos e certamente para as necessidades especificadas será utilizado e consequentemente bem aproveitado.

2 - Você consegue abaixar o custo escolhendo uma placa-mãe mais barata, porém essa possui características interessantes como USB tipo C, 4 slots para RAM etc, sendo assim, para atender a longo prazo é a mais indicada referente à custo x benefício;

3 - O valor cotado é para somente um módulo de 8GB de RAM, futuramente adquira outro módulo (mesmo que de 4GB);

4 - Você consegue economizar bastante também substituindo minha sugestão de SSD e HDD pela escolha que você mesmo fez, colocando um SSHD;

5 - Para o tipo de trabalho específico, você deve adquirir uma placa de vídeo específica e uma das melhores placas nesse segmento é a Quadro P2000.

6 - Todas as peças foram cotadas no Kabum com os respectivos valores para pagamento à prazo.

7 - Não consta o valor do gabinete pois acho que isso varia do gosto individual.

 

Qualquer dúvida, sugestão ou críticas são muito bem vindas!!

Espero ter ajudado.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro ler estes tópicos:

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1241707-computador-para-engenharia/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1249684-desktop-para-modelagem-e-renderização-arquitetura/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1246030-desktop-para-arquitetura/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1246642-arquitetura-recomendação-de-pc-para-trabalho/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1242337-pc-para-render3d-até-r-500000/

 

Montei um PC para uma amiga arquiteta que trabalha com os programas que você mencionou e a configuração foi mais ou menos igual a tua mas sem watercooler, com uma fonte de 430w, placa de vídeo menor, 16gb de ram e SSD de 240. Ela está muito satisfeita, e segundo ela nos renders mais pesados o PC quase que usa todos os 16gb de RAM e a VGA de +- R$ 700,00 dá conta.

Não pesquisei (só trabalho com autocad e arcgis), mas segundo ela os programas de render utilizam mais processador e memória do que placa de vídeo. Portando invista em processador forte e no mínimo 16 gb de RAM. 

Quanto a VGA, os profissionais trabalham com a linha Quadro, não tenho conhecimento sobre o real desempenho delas. 

Hoje eu montaria um AMD Ryzen 7.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, muito obrigado pelo (rápido) feedback. Não é a toa que essa comunidade existe há tanto tempo.

 

Também li que o SketchUP é single thread, pois no início até cogitei o Ryzen por ter mais núcleos mas desisti da ideia.

@cltctba já havia lido alguns destes tópicos, mas vou lê-los novamente. Obrigado pela indicação. Você poderia colar aqui a configuração final do computador que montou para sua amiga? 

 

Em tempo: o cooler box do I7700 aguenta o tranco sozinho? Já daria pra economizar uns R$200 sem um air cooler adicional e uns R$350 sem water cooler. 

 

Alguém sabe dizer se o I7700K pode ser resfriado por um air cooler convencional, tipo esse?

http://www.terabyteshop.com.br/produto/7579/cooler-thermaltake-riing-silent-12-blue-cl-p022-al12bu-a

 

Sobre as Quadros, vou dar uma pesquisada. Sei que elas são voltadas para esse uso mais profissional, mas acredito que pelo preço e pelo uso que ela faria, não compensaria. Meu irmão tem um escritório de engenharia e ao invés de Quadro, compraram uma GTX 1080 8gb que deu conta do recado, inclusive nos programas mais pesados de cálculos de estrutura.

 

Obrigado novamente.

 

 

 

 

 

 

 

adicionado 34 minutos depois

Li todos os tópicos e a partir dos relatos, montei essa outra opção com plataforma AMD e deu R$ 4.856,00 parcelado.

 

CRBch2M.png

 

O que acham? A placa de vídeo da Galax é mais em conta que a da MSI.

 

Por mais R$400, consigo trocar o HD híbrido por um HD normal de 1tb 7200 RPM e adicionar um SSD PATRIOT SPARK 256GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, cltctba disse:

" mas segundo ela os programas de render utilizam mais processador e memória do que placa de vídeo"

Isso ocorre porque ela não está usando uma placa de vídeo profissional. Sem todas as funções disponíveis na placa de vídeo o programa joga a renderização para o processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que pode pegar uma fonte menor. Faça uma simulação aqui https://outervision.com/power-supply-calculator?utm_source=blog&utm_campaign=rc_blogpost

 

Melhor um HD normal para guardar os dados e um SSD para o sistema.

 

Sobre a configuração da minha amiga, não lembro todos os itens, mas foram basicamente:

Processador I7-6700k (abri mão da geração 7 por relatos de aquecimento) e na época a AMD ainda estava lançando os Ryzen

VGA: GTX 1050 - 2 GB

16 gb de RAM

Fonte de 500w

SSD de 240 gb

Air Cooler

Ela gastou +- R$ 4.300,00 comprando na Kabum e Pichau, sem monitor.

 

adicionado 8 minutos depois
2 minutos atrás, T1000_2015 disse:

Isso ocorre porque ela não está usando uma placa de vídeo profissional.

 

Pois é. Para minha próxima máquina , tentarei investir numa Quadro quero ver a real eficiência dela, pois a maioria dos reviews que vejo dizem que o ganho não compensa o investimento em caso de projetos básicos/intermediários em engenharia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, cltctba disse:

Pois é. Para minha próxima máquina , tentarei investir numa Quadro quero ver a real eficiência dela, pois a maioria dos reviews que vejo dizem que o ganho não compensa o investimento em caso de projetos básicos/intermediários em engenharia.

 

Depende do valor da quadro, e você pode pegar um i5 ao invés de um i7, que ele segura a onda tranquilamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li no próprio fórum do Sketchup que ele roda em single-core, então descartei o Ryzen já que o que vai contar é a eficiência single-core. E partindo desse raciocínio, analisei os seguintes benchmarks:

 

Passmark Single Thread Rating:

 

• Intel Core i7-7700K @ 4.20GHz : 2.581 points

• Intel Core i5-7600K @ 3.80GHz 2403 points

• AMD Ryzen 7 1700 : 1.750 points

 

Diferença de performance do 7600k pro 7700k é pequena e a diferença de preço é de quase R$500, então troquei.

 

Na placa de vídeo, vi que esse modelo da MSI GTX 1060 6gb tá entre as melhores 1060. Além disso, a 1060 tem um desempenho muito superior à qualquer 1050, enquanto que as 1070/1080 já tão em outro patamar também, inclusive no preço.

 

Por fim, tentei economizar na placa-mãe mas a diferença é pequena e os modelos mais baratos não tem tecnologias novas, como USB C e outras. Além de também não darem suporte à memória 2400mhz.

 

Nas fontes, a diferença da CX500 pra CX600 é de apenas R$40 então acho preferível sobrar potência.

 

Com a economia da CPU, encaixei um SSD junto com o HD, ao invés de contar com o SSHD híbrido. Apesar de não ser o SSD mais top, creio que dará conta do recado e será superior à solução SSHD.

 

Sendo assim, essa ficou minha configuração final com o preço de R$5131 à prazo. Fecharia nos R$5000 se fosse com o SSHD, mas a diferença vai valer a pena.

 

O que acham?

6Cb50zA.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...